Data/Hora: 29 abr 2026 19:05

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 34 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Problema no disco traseiro 
Autor Mensagem
AquAmAn

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagem Problema no disco traseiro
Na 6ª feira passada, fui a Setubal ao stand por causa do disco traseiro que oscilava muito. Bom, quando o vendedor viu que oscilava muito disse que como estava na garantia que se trocava mas foi chamar o mecanico. Quando este chegou ao pé da mota, mexeu no disco, viu o estado das pastilhas (já com desgaste) e perguntou se eu usava a mota fora de estrada e eu respondi que sim, depois perguntou se eu andava com o pé em cima do travão quando conduzia de pé porque não achava normal as pastilhas terem tão pouco tempo e estarem naquele estado e eu respondi que não… e ele disse que aquilo provalvelmente se devia ao excesso de uso.
Nota: a mota têm um pouco mais de 5000km
Foi então que ele disse que as peças que seguram o disco (não sei o nome) tinha de ser prensadas (apertadas), eu deixava lá a mota e eles faziam isso e também trocavam de pastilhas (o que eu já ia fazer…)
O que me está a deixar com duvidas é prensar as peças que seguram o disco???
Excesso de uso do travão traseiro??? Eu acho que não ando lá com o pé…

Anteriormente já tinha falado com o Miguel da Migtec sobre este assunto e de confimou que o disco oscilava demais para a quilometragem que a mota têm.

O que acham disto???

28 mar 2011 12:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagem Re: Problema no disco traseiro
Viva Miguel

Passeios como o que fizemos no Oeste com muita água e lama, destroiem as pastilhas todas e por vezes os discos,

O facto de o disco abanar mais que o normal, é porque ganhou folga nos rebites que o fixam ao centro que aperta no Cubo, mas nunca ouvi falar em prensar para reparar o problema.

Laranjinha 990 :-)

28 mar 2011 12:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
AquAmAn

JaimeX Escreveu:
Viva Miguel

Passeios como o que fizemos no Oeste com muita água e lama, destroiem as pastilhas todas e por vezes os discos,

O facto de o disco abanar mais que o normal, é porque ganhou folga nos rebites que o fixam ao centro que aperta no Cubo, mas nunca ouvi falar em prensar para reparar o problema.

Sim, o desgaste das pastilhas eu entendo.

Prensar foi a palavra utilizada...

28 mar 2011 13:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 08 set 2009 15:11
JaimeX Escreveu:
Viva Miguel

São discos flutuantes...nao funciona nem com parafusos nem rebites.
O que o Miguel quer dizer são aquelas "rodas/anilhas" (não sei o nome técnico, que vão do disco propriamente dito a zona que o suporta/fixa.

Eu ja disse e mantenho que não acho normal. O desgaste das pastilhas nao tem nada a ver com fora de estrada. Se fores p um autodromo se calhar usas até mais...isso é desculpa e das piorzinhas q tenho ouvido.
Nunca um disco com 5000 kms pode estar no estado que o teu está. Aquilo ja tem folga para ai de 2mm...o disco abana muito! Acho perigoso até!
É garantia e mais nada!
Agora estas é se calhar com o problemazito de representação neste momento... :(

28 mar 2011 13:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
AquAmAn

Nuno_Dias Escreveu:

Eu sei :crybaby:
E será por causa do problema de representante que o mecânico falou em "prensar"???

28 mar 2011 13:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
MacGyver

Registado: 01 out 2010 07:48
boas já vi uma pessoa que se intitulava como "mecanico "prensar um disco e não aconcelho, pois como aqui já foi referido o disco é flutuante e ao prensar os casquilhos de fixação do disco vão perder éssa flutuablidade, quando assim é a unica solução mais fiavel passa pela sua subtituição, diz lá a esse senhor que te deu essa informação para ele ler o manual de reparação e confirmar os valores preconizados pelo fabricante para éssa folga .
outra è o andar com o pé em cima do pedal, o que geralmente provoca é um descaste acentuado nas pastilhas ou um sobreaquecimento do disco e possivel empeno .
:thumbsup:

TRAIL=Anda-se lentamente mas vive-se intensamente...

28 mar 2011 14:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
AquAmAn

PauloBig Escreveu:
outra è o andar com o pé em cima do pedal, o que geralmente provoca é um descaste acentuado nas pastilhas ou um sobreaquecimento do disco e possivel empeno .

Quem já rolou atrás de mim que diga se a luz do stop anda sempre acesa :rolleyes:
Eu acho que não...

PauloBig Escreveu:
boas já vi uma pessoa que se intitulava como "mecanico "prensar um disco e não aconcelho, pois como aqui já foi referido o disco é flutuante e ao prensar os casquilhos de fixação do disco vão perder éssa flutuablidade, quando assim é a unica solução mais fiavel passa pela sua subtituição, diz lá a esse senhor que te deu essa informação para ele ler o manual de reparação e confirmar os valores preconizados pelo fabricante para éssa folga .

Grato pela informação :okkk:

28 mar 2011 14:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 10 ago 2005 09:22
Nuno_Dias Escreveu:

Pois eu acho que o problema é mesmo esse ........ e depois querem desenrascar a coisa assim dessa maneira . :angry:

Eles que peçam a garantia do disco e a KTM Austria que decida .

28 mar 2011 15:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 19 out 2009 08:08
Nuno_Dias Escreveu:
JaimeX Escreveu:
Viva Miguel

São discos flutuantes...nao funciona nem com parafusos nem rebites.
O que o Miguel quer dizer são aquelas "rodas/anilhas" (não sei o nome técnico, que vão do disco propriamente dito a zona que o suporta/fixa.

Eu ja disse e mantenho que não acho normal. O desgaste das pastilhas nao tem nada a ver com fora de estrada. Se fores p um autodromo se calhar usas até mais...isso é desculpa e das piorzinhas q tenho ouvido.
Nunca um disco com 5000 kms pode estar no estado que o teu está. Aquilo ja tem folga para ai de 2mm...o disco abana muito! Acho perigoso até!
É garantia e mais nada!

Viva Nuno

eu chamei rebites aquilo porque não sei que nome se dá aquilo.

Quanto às pastilhas, posso dizer-te que já gastei pastilhas em muito menos km's que os 5000km's do Miguel, e deveu-se ao material da pastilha juntamente com o andar em Lama e água.

Quanto ao disco concordo que não é normal o abanar tanto, excepto se fosse um disco flutuante igual ao das motos de estrada, daqueles XPTO

quando muito podiam tirar os "Rivets" que lá estão e montar destes

Imagem

que fecham com estes

Imagem

e dá para afinar a deslocação lateral com estas anilhas que também fazem de mola

Imagem

Laranjinha 990 :-)

Editado pela última vez por JaimeX em 28 mar 2011 15:26, num total de 1 vez.

28 mar 2011 15:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Tem uma folga assim ?

28 mar 2011 15:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Lança, no passado fds vi o disco e acho que estava com mais folga do que esse, que julgo que era o teu antigo correcto?
Aliás, não quis estragar o dia ao Miguel, mas quando vi apetecu-me dizer-lhe...Eu nao andava com a mota assim....
Verdade que disse para evitar travar com o traseiro, mas julgo q a folga era maior do que a do video, quanto a ser ou não perigoso...não sei!

28 mar 2011 16:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Correcto , era o disco da minha primeira Adventure , e tinha cerca de 25 ou 30 mil kms quando fiz este filme .
Entretanto não fiz reclamação , comprei um novo e montei .

Na minha nova R , por incrível que pareça , isto já aconteceu ......... reclamei , claro , e deram-me um novo .

Isto não acontece por ter o pé em cima do travão , o máximo que poderia acontecer , seria as pastilhas queimarem e começarem a deitar fumo e faíscas para o chão ( como já vi acontecer ) , se fosse o caso de andar muitos kms seguidos em contacto com o disco .....

Mesmo assim seria difícil , porque no caso da Adventure , a fricção ao fim de uns minutos , fazia com que o calor passasse para o liquido de travão , que originaria bolhas por estar a "ferver" e deixaria de travar ........ coisa que na primeira travagem depois de isso acontecer , nos apercebíamos que "na pas de brake" .

28 mar 2011 16:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 18 set 2009 10:21
Lança Escreveu:
Isto não acontece por ter o pé em cima do travão

Ok, então qual será a razão? Defeito de fabrico? De qual peça?

Desculpem, é que eu sou leigo e já agora aprender não custa.

28 mar 2011 16:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Pedro BC Escreveu:
Lança Escreveu:
Isto não acontece por ter o pé em cima do travão

Ok, então qual será a razão? Defeito de fabrico? De qual peça?

Desculpem, é que eu sou leigo e já agora aprender não custa.

Na minha opinião , é a condução off-road e tudo o que ela acarreta com uma mota de 20o e tal kgs .
O disco por si só já tem uma pequena folga de origem , é flutuante .
As travagens em estrada , são mais suaves e normalmente não há bloqueio da roda .
Já em off-road , comigo não é bem assim , e se o Miguel tiver um estilo de condução semelhante ao meu , bloqueia bastante a roda traseira . Esses "impactos" nas pequenas peças que suportam o disco , originam maior desgaste e folga .

28 mar 2011 18:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 02 jan 2010 21:36
Não quero ser má lingua, mas o dito stand de "oficina" tem pouco.. Pode ter de stand (e/ou) vendedor mas oficina deixa muito a desejar.. Just my opinion.. Mal acabe a garantia deixa isso com o Miguel só e apenas.. [wink]

28 mar 2011 18:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Se a questão se está no periodo da garantia, eu idependentemente do que foi dito ou que possa vir a ser dito, sou fã da cais motor.

Aliás tenho neste momento por lá a moto a ser revista de fio a pavio para poder ir (mais) descansado para Marrocos.

@ P Lança, a explicação faz todo o sentido, mas as ditas pequenas peças que suportam o disco e que podem originam um maior desgaste e folga não podem ou deviam ser reforçadas?

O sistema da SE (moto claramente de TT) é semelhante? Não dá para adaptar?

28 mar 2011 18:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Pedro BC Escreveu:
@ P Lança, a explicação faz todo o sentido, mas as ditas pequenas peças que suportam o disco e que podem originam um maior desgaste e folga não podem ou deviam ser reforçadas?

Deviam ser bem mais fortes , mas para 98% dos utilizadores de uma Adventure está bom , não devem haver reclamações suficientes para que os Eng. da KTM revejam esta situação .

Pedro BC Escreveu:
O sistema da SE (moto claramente de TT) é semelhante? Não dá para adaptar?

Este sistema só existe nas 990 . As 950 assim como as SE são de disco directo ao cubo , convencional .

28 mar 2011 19:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
AquAmAn

Nuno_Dias Escreveu:
Lança, no passado fds vi o disco e acho que estava com mais folga do que esse, que julgo que era o teu antigo correcto?
Aliás, não quis estragar o dia ao Miguel, mas quando vi apetecu-me dizer-lhe...Eu nao andava com a mota assim....
Verdade que disse para evitar travar com o traseiro, mas julgo q a folga era maior do que a do video, quanto a ser ou não perigoso...não sei!

Sim a mim também me parece ter mais :crybaby:
Obrigado Nuno :okkk:

Lança Escreveu:

Na minha opinião , é a condução off-road e tudo o que ela acarreta com uma mota de 20o e tal kgs .
O disco por si só já tem uma pequena folga de origem , é flutuante .
As travagens em estrada , são mais suaves e normalmente não há bloqueio da roda .
Já em off-road , comigo não é bem assim , e se o Miguel tiver um estilo de condução semelhante ao meu , bloqueia bastante a roda traseira . Esses "impactos" nas pequenas peças que suportam o disco , originam maior desgaste e folga .

Acho que não tenho... apesar de fazer umas derrapagens pequenas mas não faço sempre isso.

Miguel Castro Escreveu:
Não quero ser má lingua, mas o dito stand de "oficina" tem pouco.. Pode ter de stand (e/ou) vendedor mas oficina deixa muito a desejar.. Just my opinion.. Mal acabe a garantia deixa isso com o Miguel só e apenas.. [wink]

Eu não preciso de deixar de acabar a garantia...

Amanhã vou ter mais uma opinião...
Que f%&$

28 mar 2011 19:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 02 jan 2010 21:36
Ou então compra uma tenere :unibrow: :unibrow:

(esta é só uma piadinha, já que o Nico já não manda bocas)

Mas agora um pouco mais a serio leva a mota a outro sitio.. Tu até estas a 10 minutos da Caismotor..

28 mar 2011 19:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 29 dez 2009 16:12
Quanto a mim isso deve se unicamente a ter rodado durante algum tempo com lama e depois a moto possivelmente ficar parada o suficiente para criar ferrugem lá dentro, ao voltar a andar essa ferrugem salta e naturalmente a folga aumenta. :grrr:

O caso de prensar.... Só quando o cliente não quer gastar € e a moto não estiver na garantia. De qq das formas acho que não terá problemas por rodar assim até que se resolva o problema de importador, que segundo parece já está resolvido, mas claro que levará o seu tempo até ficar a trabalhar normalmente. :okkk:

28 mar 2011 19:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Óbviamente o que vou escrever não é solução, mas são os meus 5 centimos

Porque não comprar uma segunda roda completa, de uma 950, onde pelo que entendi este problema não acontece, desta forma com dois pares de rodas pode-se utilizar pneus de estrada nas jantes de origem e de TT nas jantes compradas, a mudança de rodas faz-se em minutos e o problema dos discos resolve-se.

Um par de rodas completas no ebay, na altura que comprei as minhas, andava por 700 euros, aconselho se assi for comprar as jantes da SE porque segundo me disseram são bem melhores.

28 mar 2011 20:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 03 mar 2010 10:56
A minha XR também tem disco flutuante a frente, neste momento está extra flutuante.... devido a uma pancada num rego com o disco!
Acho normal as pastinhas terem um desgaste prematuro com lama areia e todas as porcarias que apanhamos... Também acho que isso não tem nada a ver com andar com pé em cima do travão, o que das vezes que andei atrás de ti nunca aconteceu!
Nunca deste uma pancada com o disco?
Acho que o que eles querem fazer não é grande solução! Garantia para a frente....

28 mar 2011 20:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Pedro BC Escreveu:
Óbviamente o que vou escrever não é solução, mas são os meus 5 centimos

Porque não comprar uma segunda roda completa, de uma 950, onde pelo que entendi este problema não acontece, desta forma com dois pares de rodas pode-se utilizar pneus de estrada nas jantes de origem e de TT nas jantes compradas, a mudança de rodas faz-se em minutos e o problema dos discos resolve-se.

Um par de rodas completas no ebay, na altura que comprei as minhas, andava por 700 euros, aconselho se assi for comprar as jantes da SE porque segundo me disseram são bem melhores.

Txxxiiiii onde tu já vais...
Aqui a questão é DEFEITO do disco. Nada mais. Garantia p frente!!!
Epá ó Pedro...com 700 Euros compra-se um escalheiro!!!!

28 mar 2011 20:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Nuno_Dias Escreveu:
Epá ó Pedro...com 700 Euros compra-se um escalheiro!!!!

E um belissimo escalheiro :D

28 mar 2011 22:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
AquAmAn

Florival Faria Escreveu:
Quanto a mim isso deve se unicamente a ter rodado durante algum tempo com lama e depois a moto possivelmente ficar parada o suficiente para criar ferrugem lá dentro, ao voltar a andar essa ferrugem salta e naturalmente a folga aumenta. :grrr:

O caso de prensar.... Só quando o cliente não quer gastar € e a moto não estiver na garantia. De qq das formas acho que não terá problemas por rodar assim até que se resolva o problema de importador, que segundo parece já está resolvido, mas claro que levará o seu tempo até ficar a trabalhar normalmente. :okkk:

Florival,
Por acaso sempre que acabo um passeio, a primeira coisa que faço é procurar uma bomba para tentar tirar alguma lama/areia :ups:
Não sei se faço bem ou mal...

29 mar 2011 07:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 34 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para: