| Autor |
Mensagem |
|
marioti
Aventureiro
Registado: 24 abr 2009 17:12 Mensagens: 771 Localização: Porto
|
 Re: As diferentes ADVENTUREs
Careca Escreveu: tambem respeito a tua opiniao e discordo novamente! mas nao vale a pena discutir, ja vi que tens a tua e és teimoso. fazemos como quando vamos ao wc, cada um com a sua...  Em parte tens a tua razão, porque as diferenças diferem de ano para ano como em anexo: 2004 & 2005 Raising* Forks: Revalving (full service included): $250.00 Fork Springs (.52 to .70): $119.99 KTM replacement cartridge tubes (2) $196.00 (for both) KTM replacement hydraulic stops (2) $88.00 (for both) Oil: $26.00 Fork Labor (raising): $50.00 TOTAL: $729.99 Shock: Revalving (full service included): $200.00 Stretch Labor: $50.00 Oil: $25 Shock Spring (140mm-265mm): $139.00 Rebound Shim to Reset Height: $27.00 TOTAL: $441.00 (subtract $100 if not revalving shock) 2005.5-2006 Raising* Forks: Revalving (full service included): $250.00 Fork Springs (.52 to .70): $119.99 KTM replacement cartridge tubes (2) $196.00 (for both) KTM replacement hydraulic stops (2) $88.00 (for both) Oil: $26.00 Fork Labor (raising): $50.00 TOTAL: $729.99 Shock: Revalving (full service included): $200.00 Stretch Labor: $50.00 Oil: $25 Spring Spacer: $90.00 Rebound Shim to Reset Height: $27.00 TOTAL: $392.00 (subtract $100 if not revalving shock)
|
| 28 abr 2011 13:55 |
|
 |
|
Dakarman
Aventureiro
Registado: 24 abr 2010 13:11 Mensagens: 272 Localização: Porto - Valongo "Meca do Enduro"
|
Fiquei todo confuso... Eu sou um dos que 210mm manifestamente não chegam, batem em condução estradão...as pedras e saltinhos toupeira fazem os 210mm irem de vela sem dar conta disso. Se pudesse ter 300mm tinha e faziam falta! Já pensei em experimentar as da minhs 450EXC'06, mas não devem dar...lol! Certo que as afinações de compressão (pelo menos essas) estão de origem, bem molinhas e isso ajuda a bater no fim de curso. Preciso de alguém que queira trocar comigo as 265mm! A outra coisa, é se haverá algum problema pelo facto da minha 990 ser a ABS, devido a comprimentos de tubos etc... 210mm é pouco para off-road...vejo as SuperTés750 a darem-me trabalho pelo facto de andar sempre a ter de calcular se bate, se não bate...isso strerssa-me, venha altura com fartura para as 990 ABS...na altura tb julguei que era suficiente, mas...já vi a do Marioti em Recarei-Sra do Salto À uns meses e fiquei logo convencido de que só assim se tem andamento em off-road na 990...senão só mesmo em estradão Rali lisinho de Vieira do minho, mas mesmo assim há que desviar dos buracos!!! 
_________________ Filipe Barbosa - Dakarman Aprilia ETV1000 Caponord ABS KTM 990Adv 2008 ABS KTM 450EXC 2006
|
| 29 abr 2011 23:36 |
|
 |
|
Dakarman
Aventureiro
Registado: 24 abr 2010 13:11 Mensagens: 272 Localização: Porto - Valongo "Meca do Enduro"
|
Careca, Luis Correira,
Pretendo alterar as minhas 210mm para o que der a mais, sem grandes gastos...apenas para poder rolar em terreno de terra e pedra menos preocupado!
Obg.
_________________ Filipe Barbosa - Dakarman Aprilia ETV1000 Caponord ABS KTM 990Adv 2008 ABS KTM 450EXC 2006
|
| 29 abr 2011 23:47 |
|
 |
|
pedronevs
PETER SNOW
Registado: 08 jun 2009 20:31 Mensagens: 1740 Localização: Coimbra/Faro
|
Dakarman Escreveu: Eu sou um dos que 210mm manifestamente não chegam, batem em condução estradão...as pedras e saltinhos toupeira fazem os 210mm irem de vela sem dar conta disso. Se pudesse ter 300mm tinha e faziam falta! Já pensei em experimentar as da minhs 450EXC'06, mas não devem dar...lol!
não sei que raio de experiência tu tens em off road com a 990 mas chego à conclusão de que tens as suspensoes maradas, mal afinadas ou coisa do género.... 300mm.... para quê?!... é mesmo a cena da minha ser maior que a tua! a minha S so esgotou o curso em situações extremas e não sou um gajo levezinho.... e olha que já passou por muito.... ve se estão bem afinadas... inte inte
_________________ 990 S orgasmica...
Editado pela última vez por pedronevs em 30 abr 2011 00:56, num total de 1 vez.
|
| 30 abr 2011 00:48 |
|
 |
|
Diogo Cerqueira
Aventureiro
Registado: 18 jan 2011 15:18 Mensagens: 364 Localização: Beautifull Old Lady
|
Concordo com a ideia que ela está mal afinada... Vejo outras "normais" não esgotarem o curso nestes passeios, eu apostava mais em mandar afinar isso e mudar óleo. Eu descobri que rebentei um retentor e vai mudar na proxima semana oleo e retentores da frente 
_________________ Arghhhhh.......
|
| 30 abr 2011 00:53 |
|
 |
|
Galvão
Aventureiro
Registado: 16 mar 2011 18:52 Mensagens: 724 Localização: Oeiras
|
isso e uma coisa que tambem me questiono, nao farao, os eng motas da ktm, com suspensoes mais "altas" para o tipo de utilizadores ? nao digo com isto que uma 990 é igual a uma 990 S ou a uma 950 S, mas, eu peso 62 kg, a mota, quase nao repara que eu estou la em cima... se estiver carregada sera bem diferente, nao ?
_________________ DR650SE 01'
|
| 30 abr 2011 15:12 |
|
 |
|
Agostinho Gomes
Aventureiro
Registado: 15 fev 2010 02:04 Mensagens: 3305 Localização: Braga - Paços de Ferreira
|
eu peso 95kg. De baixo do banco tenho um autocolante com as configurações de afinação das suspensões. Configuração: Conforto, Básico e Sport (>90kg) Certo é que ao inicio andei no modo normal e quando comecei a fazer coisas com piso mais variado, a suspensão dianteira começou a esgotar. Aí comecei a investigar e descobri o autocolante de baixo do banco e foi nesse momento que reparei neste pormenor: Sport (>90kg). Alguém reparou neste pormenor??? Afinaram as suspensões para o peso que mota carrega?
Antes de ir para Marrocos, lembrei-me do que o Lança disse relativo à afinação das suspensões. Como ia andar com a mota carregada e passar por pisos irregulares, decidi fazer uns testes antes de arrancar para viagem. Entretanto já tinha afinado a força da mola (spring preload) das suspensões dianteiras com 6voltas e traseira com 6voltas, e deixou de esgotar tão facilmente como acontecia.
Para a viagem fiz o seguinte teste: carreguei as malas com 30kg+30kg e fui dar uma volta ao monte que tenho ao lado da casa. Mal arranquei, senti logo que a frente muito leve, quando entrei no caminho de terra e passava por algum pequeno salto, ambas as suspensões esgotavam. Voltei a casa e afinei a força das molas para configuração SPORT(>90kg). Fiz novamente o teste: ao arrancar em estrada a mota estava estável, mas assim que entrei na terra e comecei a subir, voltei a sentir a frente instável. Então parei e afinei a força da mola traseira com 12voltas (a configuração SPORT é de 9voltas). Voltei a terra e a mota estava estável. Nos pisos mais irregulares, as suspensões absorviam as irregularidades do terreno e nos saltos não esgotavam. Fui com esta configuração para Marrocos! Quando fiz a pista de Imichil para Dadés e de El Ramilia para Zagora, nas zonas de saltos ou valas, se fosse mais rápido as suspensões esgotavam (mais vezes a traseira do que a dianteira).
Uma coisa que reparei, foi que da parte da tarde, a mota estava mais confortável e por consequência a suspensão esgotava mais vezes. Será que com o passar das horas, a suspensão ficava mais macia? Será do oleo que aquecia e ficava menos viscoso, logo deixava a suspensão funcionar com mais facilidade? Também existe outra hipótese: eu da parte de tarde andar mais rapidamente.
Ah, carga da mota 95 + 60kg.
_________________ Agostinho Gomes e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha
|
| 30 abr 2011 17:55 |
|
 |
|
JaimeX
Aventureiro
Registado: 19 out 2009 08:08 Mensagens: 1674 Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
|
Agostinho Gomes Escreveu: eu peso 95kg. De baixo do banco tenho um autocolante com as configurações de afinação das suspensões. Configuração: Conforto, Básico e Sport (>90kg) Certo é que ao inicio andei no modo normal e quando comecei a fazer coisas com piso mais variado, a suspensão dianteira começou a esgotar. Aí comecei a investigar e descobri o autocolante de baixo do banco e foi nesse momento que reparei neste pormenor: Sport (>90kg). Alguém reparou neste pormenor??? Afinaram as suspensões para o peso que mota carrega?
Antes de ir para Marrocos, lembrei-me do que o Lança disse relativo à afinação das suspensões. Como ia andar com a mota carregada e passar por pisos irregulares, decidi fazer uns testes antes de arrancar para viagem. Entretanto já tinha afinado a força da mola (spring preload) das suspensões dianteiras com 6voltas e traseira com 6voltas, e deixou de esgotar tão facilmente como acontecia.
Para a viagem fiz o seguinte teste: carreguei as malas com 30kg+30kg e fui dar uma volta ao monte que tenho ao lado da casa. Mal arranquei, senti logo que a frente muito leve, quando entrei no caminho de terra e passava por algum pequeno salto, ambas as suspensões esgotavam. Voltei a casa e afinei a força das molas para configuração SPORT(>90kg). Fiz novamente o teste: ao arrancar em estrada a mota estava estável, mas assim que entrei na terra e comecei a subir, voltei a sentir a frente instável. Então parei e afinei a força da mola traseira com 12voltas (a configuração SPORT é de 9voltas). Voltei a terra e a mota estava estável. Nos pisos mais irregulares, as suspensões absorviam as irregularidades do terreno e nos saltos não esgotavam. Fui com esta configuração para Marrocos! Quando fiz a pista de Imichil para Dadés e de El Ramilia para Zagora, nas zonas de saltos ou valas, se fosse mais rápido as suspensões esgotavam (mais vezes a traseira do que a dianteira).
Uma coisa que reparei, foi que da parte da tarde, a mota estava mais confortável e por consequência a suspensão esgotava mais vezes. Será que com o passar das horas, a suspensão ficava mais macia? Será do oleo que aquecia e ficava menos viscoso, logo deixava a suspensão funcionar com mais facilidade? Também existe outra hipótese: eu da parte de tarde andar mais rapidamente.
Ah, carga da mota 95 + 60kg. As motos de origem vêm com uma afinação standard ( hidráulicos e molas) no caso das japonesas, vêm afinadas para um condutor à volta dos 75/80kg. Se lá metemos um gajo com 90 kg é normal que a suspensão esgote e por vezes só se consegue uma afinação decente com a mudança das molas.
_________________ Abraço JaimeX
Laranjinha 990 :-)
|
| 30 abr 2011 18:09 |
|
 |
|
Dakarman
Aventureiro
|
De facto ando com as afinações standard, mas isso não implica nada.
Em Arganil naqueles belos estradões, sobe e desce esgotam facilment e como sabem existe uma cosia muito importante que é o "sag" e esse pretendo mantê-lo +- como o tenho, pois está bem e o "sag" comigo em cima tb está +-, de facto devia dar um pouco mais de pré-carga nas molas da frente para dificultar o esgotar dos 210mm.
Basicamente em 4tas e 5tas nestes estradões elas esgotam facilmente nas lombas, já nem falo em saltos, parece que temos de andar sempre a puxar a moto do chão e a parecermos levezinhos...
Uns 50mm mais não faziam nada mal...estou habituado a andar na EXC usando o curso todo e na 990 fico triste por perder o à vontade para rolar bem à frente das AT's e ST's...humpf...
Que alterações fazer para ter uns 230mm, ou 250mm pelo menos?
|
| 30 abr 2011 23:48 |
|
 |
|
Agostinho Gomes
Aventureiro
Registado: 15 fev 2010 02:04 Mensagens: 3305 Localização: Braga - Paços de Ferreira
|
Dakarman Escreveu: Que alterações fazer para ter uns 230mm, ou 250mm pelo menos? Fala com o Careca. Acho que trocou motas e uns quaisquer batentes + Oleo, e afinou para peso dele. Confirma com ele.
_________________ Agostinho Gomes e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha
|
| 01 mai 2011 06:09 |
|
 |
|
Dakarman
Aventureiro
|
Agostinho Gomes Escreveu: Dakarman Escreveu: Que alterações fazer para ter uns 230mm, ou 250mm pelo menos? Fala com o Careca. Acho que trocou motas e uns quaisquer batentes + Oleo, e afinou para peso dele. Confirma com ele. E onde raio se pode fazer isso sem ser na MXT...eu sou da Maia.
|
| 14 mai 2011 23:09 |
|
 |
|
Paulo Li
Aventureiro
Registado: 11 out 2009 02:13 Mensagens: 3341 Localização: LX
|
_________________ "It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it. The hard.... Is what makes it GREAT"
Dirty Bikes what else?
Li Mene.
|
| 14 mai 2011 23:42 |
|
 |
|