Data/Hora: 19 abr 2026 16:55

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Projecto Faro 2011 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 26 mai 2011 15:39
Mensagem Projecto Faro 2011
Boas

Estive para aqui a moer a cabecinha, com compra e descompras e modelos e preços e tudo e mais alguma coisa, e não me consigo decidir ainda que mota vou comprar. Provavelmente vou para a minha opção inicial, F650GS mono acima de 2004 (2 velas), se encontrar uma em condições.

Já tinha agendado ir à concentração de Faro com o meu irmão e outros que se juntassem, mas porque não ir sozinho por aí abaixo e devagarinho. Assim, olhei para a velha AJP e olha, nem é tarde nem é cedo.
Depois de uns contactos com a AJP, compra-se umas peças novas, faz-se a revisão, pneus apropriados, alongar a caixa...
Está decidido! Este ano vou para sul de AJP! São 550Km para cada lado, mochila às costas e siga! Fazer as estradas da costa Alentejana e Algarvia, sem preocupações e sem pressa.

Assim torna-se necessário fazer uma revisão geral à mota de 2001 para garantir que não será por negligência que irá ficar parada. Não vai ser feito qualquer tipo de alteração excepto pneus nas medidas 18/21 e usar a relação de caixa mais longa possível.

Depois do trabalho e chegado a casa, comecei a desmontar a bicha.

De momento está assim:
Imagem

Imagem

Imagem

Já foram encomendados:
Plásticos todos novos
.... e mais nada!
Falta:
- Pneus apropriados
- Afinar valvulas
- Reparar o escape
- Arranjam maneira de carregar as coisas.

Vou fazendo o relatório caso o queiram...

ps:se este post estiver mal aqui, por favor apaguem-no ou movam-no para outro sitio

Editado pela última vez por Villas em 20 jun 2011 19:17, num total de 1 vez.

20 jun 2011 18:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Registado: 25 nov 2010 13:21
Mensagem Re: Projecto Faro 2011
550km até faro? És de onde?

Se quiseres podes juntarte a nós. Somos até agora 4.

20 jun 2011 18:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

JRodrigues Escreveu:
550km até faro? És de onde?

Se quiseres podes juntarte a nós. Somos até agora 4.

Sou de Aveiro, mas não quero atrasar ninguém! Dificilmente consigo fazer a mota andar a mais de 90Km/h e devo ter de parar de 150 em 150Km para abastecer a máquina. Estou a apontar para uma velocidade de cruzeiro de 70Km/h
Mas quem sabe, dependendo do dia até nos podemos cruzar...

20 jun 2011 19:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Nós iremos no dia 14 de manhã (Porque queremos é ir ver os Iron Maiden). Vamos partir de Cantanhede, tambem sempre pela nacional, e quem sabe dar umas escapadelas a estradões.

20 jun 2011 19:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Eu devo ir mais cedo pois não sei se eu ou a maquina aguentamos os 550Kms de uma vez. Devo parar na Zambujeira do Mar por uma noite e depois fazer o lindo trajecto até Lagos, com pararem obrigatória no bar dos mojitos antes de chegar a Aljezur. http://maps.google.com/maps?q=bar&hl=pt-PT&ll=37.340908,-8.800218&spn=0.001384,0.00284&sll=37.340908,-8.800218&sspn=0.001384,0.00284&t=h&radius=0.09&z=19
De qualquer das formas, obrigado pela proposta!

O meu irmão deve ir também no dia 14. Eu falo com ele e até pode ser que se junte a comitiva de Aveiro com o vosso grupo.

21 jun 2011 08:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 18 set 2009 10:21
Pois é, por vezes vale a pena ler tópicos que não nos dizem nada, espreitei este, e de repente fico a saber das mais relevantes informações que aqui foram disponibilizadas:

Ora aqui está a razão de um próximo evento :D

21 jun 2011 09:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
AquAmAn

Registado: 21 abr 2009 14:37
Pedro BC Escreveu:
Pois é, por vezes vale a pena ler tópicos que não nos dizem nada, espreitei este, e de repente fico a saber das mais relevantes informações que aqui foram disponibilizadas:

Ora aqui está a razão de um próximo evento :D

Um local para o cumbibio :D

21 jun 2011 09:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

O bar tem uma cozinha "Gourmet" e os melhores Mojitos da costa oeste.
Também tem uma carta de vinhos muito interessante :D

Devo passar lá no dia 13... se chegar lá!

21 jun 2011 11:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Chegaram os novos plásticos da AJP, assim como o pinhões 16 e 17 para testar e escolher.

Imagem

Imagem

Dentro da escolha nos plásticos, Pedi também o guarda lamas frontal SM para ver como ficava. Assim à primeira vista, nem fica muito mal...

Imagem

Infelizmente o escape foi para reconstrução e não posso andar com ela. Pelo que já vi até agora, tenho muito parafuso para comprar! Os que saíram estão ferrugentos e os que estavam com menos vontade tiveram mesmo de ser serrados.

23 jun 2011 10:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Apesar de ainda não ter fotos, os plásticos já estão no sitio e falta-me apenas o escape que foi para reparar e polir.
Ainda faltam algumas coisas eléctricas para resolver e afinação das válvulas, mas o mais difícil já está! Logo já tenho o escape a já faço o resto da montagem...

Um dos problemas que estou a ter neste momento é a escolha de pneus. Vou manter as jantes originais, tendo de usar as medidas 120/80-18 e 90/90-21. Os pneus que queria efectivamente são os Heidenau K60 Scout mas não estou a encontrar. Apenas se encontra os K60 "normais" em lojas online. (mynetmoto.com e pneu-online.pt).
A AJP é leve e pouco potente por isso estes pneus devem durar uma vida + 6 meses :D

Já li o posto do Lança sobre estes pneus e os vários links referentes a estes pneus.
Se alguém me puder ajudar ou tiver pneus destes para venda nas medidas que pretendo, por favor envie-me uma MP. Obrigado

24 jun 2011 10:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 19 out 2009 08:08
Villas Escreveu:
Apesar de ainda não ter fotos, os plásticos já estão no sitio e falta-me apenas o escape que foi para reparar e polir.
Ainda faltam algumas coisas eléctricas para resolver e afinação das válvulas, mas o mais difícil já está! Logo já tenho o escape a já faço o resto da montagem...

Um dos problemas que estou a ter neste momento é a escolha de pneus. Vou manter as jantes originais, tendo de usar as medidas 120/80-18 e 90/90-21. Os pneus que queria efectivamente são os Heidenau K60 Scout mas não estou a encontrar. Apenas se encontra os K60 "normais" em lojas online. (mynetmoto.com e pneu-online.pt).
A AJP é leve e pouco potente por isso estes pneus devem durar uma vida + 6 meses :D

Já li o posto do Lança sobre estes pneus e os vários links referentes a estes pneus.
Se alguém me puder ajudar ou tiver pneus destes para venda nas medidas que pretendo, por favor envie-me uma MP. Obrigado

Nessas medidas é o MT-21 sem pensar duas vezes

Vê em http://www.factoryneumaticos.com/art/1874/90-90-21-mt21-front-54r-tt/ 49,47 euros o da frente

[urlhttp://www.factoryneumaticos.com/art/4516/120-80-18-mt21-rear-62r-tt/][/url] 69,03 euros o de trás,

a entrega é feita pela SEUR, demora uns 4 dias, os portes são 10 euros pelos dois pneus

Laranjinha 990 :-)

24 jun 2011 11:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

JaimeX Escreveu:

Vê em http://www.factoryneumaticos.com/art/1874/90-90-21-mt21-front-54r-tt/ 49,47 euros o da frente

[urlhttp://www.factoryneumaticos.com/art/4516/120-80-18-mt21-rear-62r-tt/][/url] 69,03 euros o de trás,

a entrega é feita pela SEUR, demora uns 4 dias, os portes são 10 euros pelos dois pneus

Obrigado pela proposta mas eu queria mais orientados ao alcatrão. Já usei um pneu IRC atrás mas, com um bocadinho de chuva, parece feito de sabão...
Para o monte uso uma combinação Pirelli Scorpion MX Extra Medium atrás e Rinaldi à frente, ambos aprovados DOT. Para a mota que é até os posso usar em alcatrão sem problemas maiores de desgaste, mas não há nada como usar um pneu mais apropriado.

24 jun 2011 12:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 19 out 2009 08:08
Villas Escreveu:
JaimeX Escreveu:

Obrigado pela proposta mas eu queria mais orientados ao alcatrão. Já usei um pneu IRC atrás mas, com um bocadinho de chuva, parece feito de sabão...
Para o monte uso uma combinação Pirelli Scorpion MX Extra Medium atrás e Rinaldi à frente, ambos aprovados DOT. Para a mota que é até os posso usar em alcatrão sem problemas maiores de desgaste, mas não há nada como usar um pneu mais apropriado.

Estes são os que a malta usa nas LC8

Laranjinha 990 :-)

24 jun 2011 20:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Continuando a saga.

Depois de detectar uma porrada de problemas eléctricos (médios, presença, luz de travão permanentemente acesa, bateria, motor de arranque, luz de reserva), comecei a duvidar se ainda iria ser este ano que "descia" de AJP. Aparentemente os problemas são todos fáceis de resolver e só exigem tempo e multímetro.

Plásticos ajustados e montados. Ainda faltam os autocolantes em cinza e o frontal preto, mas para já, está assim

Imagem

Imagem

Neste momento, só com pneus e com a bomba do travão de trás arranjada já dava para carregar e arrancar!
Ainda falta muita coisa mas a única preocupação agora é o motor.

Também já comecei a calcular o trajecto. Irei passar nos seguintes pontos:
Aveiro -->Ilhavo-->Vagos-->Figueira da Foz-->Leiria-->Marinha Grande-->S. Pedro de Moel-->Nazaré-->Óbidos-->Torres Vedras-->Ericeira-->Sintra-->Sesimbra-->Setubal-->Troia-->Sines.
A partir daqui a viagem vai ser lenta, com muita hidratação e recolha fotográfica.
Assim de repente, Porto Covo-->V.N.Milfones-->Cabo Sardão-->Zambujeira do Mar-->Odeceixe-->Mojitos :friends: -->Aljezur-->Carrapateira-->Vila do Bispo

Depois para Faro, onde terei de passar numa terra cujo nome surgiu numa assistência técnica aqui em Aveiro: Mexilhoeira da Carregação. Tenho de ir lá, tirar a foto à tabuleta e seguir viagem! :vrumm:

29 jun 2011 12:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Mais do charuto, uma vez que a data está a ficar próxima

O pessoal começou a ter conhecimento da minha viagem para Faro na AJP e logo veio o apoio moral para a viagem:

- Queres uma rodela para rabo?
- Quando a mota parar na Praia de Mira, como é que vais fazer? (35Kms daqui)
- Tens assistência em viagem?
- Andas a tomar a medicação toda?
- Levas um motor suplente?

Com amigos assim, quem precisa de inimigos!

No entanto, hoje foi dia de Multímetro.
O que funcionava:
- Luz de Neutro
- Máximos e respectivo indicador no painel
- Luz de Stop permanentemente ligada

O que ficou a funcionar:
- Máximos e presença à frente, com respectivos indicadores.
- Presença e stop atrás
- Luz de reserva
- Redireccionamento de fios eléctricos para longe do escape e arrumação dos mesmos debaixo do banco
- Mudança de casquilhos de apoio do escape

Deixou de funcionar a luz de neutro... que até nem faz falta pois tenho o hábito de apertar sempre a embraiagem no arranque.

Soldou-se o descanso que estava a abrir, pintou-se o porta luz da frente com borracha preta (tinta de spray que se transforma em borracha depois de seca), pintou-se as partes do quadro soldadas.

Falta:
- Pneus (já estão na oficina, é só montar e calibrar)
- Trocar bomba de travão de trás (Vai ser a peça mais valiosa, pois vai ser uma bomba de uma Ducati)
- Tentar pela 4ª vez abrir os amortecedores da frente para mudar vedantes e por óleo. (que não tem neste momento e acho que não vai ter pois ninguém consegue desmontar aquilo sem estragar)
- Mudar o óleo do motor por um 100% sintético 10W50
- Vedar fuga de combustível no topo do depósito

De certeza que ainda vão aparecer mais coisas... mas para já é isto

07 jul 2011 16:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 20 mar 2010 01:12
Coragem!! Há que motivar a epopeia que se aproxima! Começa a pensar também na bagagem!

Honda CN 250 1996

07 jul 2011 22:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

a mota chegou ao algarve e ja estou com pele de lagosta. Quando (se) chegar a casa faco a reportagem fotografica.

16 jul 2011 16:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 30 jul 2009 14:17
:hello:
Porreiro pá!

16 jul 2011 22:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 15 fev 2010 02:04
Dá sempre muito gosto fazermos as coisas e a prova disso é chegas-te a Faro e além de que ficas-te com mota "nova" para mais uns anos.
Diverte-te e depois conta como foi.

18 jul 2011 09:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Pronto! De volta ao trabalho, com o verdadeiro bronze parcial (braços e cara, não dizendo bronze à trolha para não ferir susceptibilidades) e já com algum tempo para mostrar umas fotos!

Então vamos lá ver o que é que se arranja aqui no telemóvel de registo.

A viagem começou bem. Arranquei cerca das 13:30, prevendo viajar sempre sozinho e parando uma noite em Lx. Carregada que nem uma mula, a AJP lá me foi levando para sul pela EN109. Muitos quilómetros foram passando e eu fui mantendo os 70Km/h para não derreter com a mota. Uma das alterações feitas na mota foi a aplicação de um filtro de gasolina com muito pouco caudal, para não caír na tentação de ir a derreter o motor. A velocidade constante ficou limitada a 80Km/h (78Km/h para ser exacto) e se ultrapassasse esse valor, a cuba do carburador esvaziava e a mota cortava... adiante.
Numa das paragens para gasolina, falei com o meu irmão que me tinha ligado antes a provocar: "Olha pá! Já estou a ir para Sul... E tu, quando é que arrancas? No Algarve é que se está bem!...." e coisas do género. Uma vez que já estava em Leiria, liguei com o meu irmão para saber em que parte do trajecto se encontrava. Depois de alguma conversa, marcou-se Óbidos como ponto de encontro. Não tenho fotos do momento de chegada a Óbidos comigo, mas sei que há. Por esta altura, já tinha o rabo práticamente desfeito. A carregar uma mochila de campismo às costas e com um banco de enDURO, o tempo em cima da mota estava a fazer estragos.

Depois do encontro e de um breve descanso (a beber umas minis), retomou-se a viagem e deixei de viajar sozinho para espetar uma seca ao meu irmão. Lentamente lá fomos descendo Portugal, apontando directamente para V.F.Xira para não atravessar Lisboa e fazer mais uma paragem para descansar em Pegões.
Aí, definiu-se que o objectivo seria jantar no bar dos "mojitos" (Chill Out, perto de Aljezur) enquanto se comia uma sopa+bifana+minis, apesar de estar a ficar tarde. Dado que a AJP não anda depressa, apenas levei um colete de motocross por baixo de uma T-shirt Larga e um capacete de cross... Cai a noite, vem o frio e a falta de equipamento começou-se a notar. Mais uns quilómetros, mais umas paragens para combustível e finalmente chegámos à grande rotunda à entrada de Grândola. Nesta altura, o meu irmão já estava farto de esperar por mim e decidiu "esticar as pernas" da F800 na IP8 (ou IC8). Combinámos em Sines e lá fui eu a solo novamente, já eram cerca de 23:30, mas desta vez cheio de frio e sem poder andar como deve ser.

Em Sines, já tremia como varas verdes. Já tinha apanhado uns pingos e a temperatura tinha baixado muito. Mais uma T-shirt em cima das outras, luvas e siga viagem! As tiradas tornaram-se mais longas e com menos paragens. A partir daqui, era cerrar os dentes e fazer os quilometros sem pensar muito. Fomos mais pelo interior para evitar ainda mais frio. Passámos no Cercal, Odemira e depois Odeceixe. Quando vi a tabuleta a dizer "Maria Vinagre" sabia que já estava perto! já faltava pouco para comer e descansar.
Depois de um jantar agradável no Chill Out, Regado por uma pequena garrafa de vinho da casa (bem bom por sinal), fomos tentar a nossa sorte no parque de campismo do Serrão (?!?). Lá conseguimos convencer o porteiro a deixar-nos entrar, com as motas à mão e montar a tenda. Deveriam ser umas 2 da manhã...

Já com algumas horas de descanso, acordei às 7:30 da manhã e andei às voltas no parque de campismo à espera que abrisse o café. Depois de um Banho e de um café, olhámos uns para os outros e apesar de alguma discórdia por parte da pendura do meu irmão, lá decidimos arrumar tudo outra vez e seguir viagem. O objectivo era fazer um bocado de praia em Vale da Telha, arranjar um sitio para almoçar e seguir viagem até à costa Sul.(depois dou mais pormenores desta fase).

Vila do Bispo era agora o destino. foi feita a estrada do litoral, passando pela Carrapateira, uma das minhas estradas favoritas do sul de Portugal. Fizemos uma paragem em Vila do Bispo e eis que surgem as primeiras fotos que tenho disponíveis no momento!

O charuto ao pé da AJP.
Imagem
Imagem

Continua...

Editado pela última vez por Villas em 26 jul 2011 11:14, num total de 1 vez.

26 jul 2011 10:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 08 set 2009 15:11
:pop) :pop)

26 jul 2011 11:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 29 jun 2011 09:01
Outra coisa excelente neste projecto, MOTA DE FABRICO NACIONAL! Tirando vários componentes, mas a marca AJP é Portuguesa! :)

:hello:

ex: 97 Suzuki DR 350 SE | 08 Suzuki GSX-R 1000 | 11 KTM 990 Adventure Dakar | 91 Honda Dominator | 08 MV Agusta F4 1078 RR 312 | 06 Ducati Monster 695

27 jul 2011 22:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 15 out 2009 22:16
Excelente aventura!!!

Gosto particularmente do facto de teres na tua ferramentaria um machado.... essa AGP havia de chegar a Faro... nem que fosse a machadada?!?!!!

2010 - Suzuki DR 650 RSE "Zuki"
2009 - Triumph Sprint ST 955i "Lingerie Edition"
2008 - Honda Transalp XL600V "Jetboat Edition"

27 jul 2011 22:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Continuando...

Em Vila do Bispo, depois de um merecido descanso num dos bancos do centro, decidimos procurar uma praia para dar um mergulho. Também queríamos encontrar um parque de campismo para montar as tendas cedo, aliviar a carga e dar uma volta na zona para jantar.
Acabámos por ver uma tabuleta que dizia: "Parque de Campismo da Ingrina" e para lá virámos. Na subida, reparei numa tabuleta que dizia "monolitos" e claro que comecei a procurar com os olhos os ditos, mas sem sucesso. Apenas vi um terreno extenso, com fardos de palha espalhados... (seriam os monolitos?). Curiosamente, também não encontrámos o parque de campismo. Encontrámos sim um café e uma praia...e mais nada!
Retomámos o caminho pela EN125 e parámos no parque Turiscampo. Depois de uma rápida análise aos preços e diversões da zona, decidimos alugar um bungalow e jantar e dormir como deve de ser. Além disso, nessa noite, estava no programa um Buffet com bom aspecto e um espectáculo de cabaret! Já imaginava a barriga quentinha do taxo e senhoras a levantar a perna aos céus com saias de folhos... Claro que o interesse foi mesmo ficar por ali!
Infelizmente, como nem tudo é como queremos, o espectáculo de cabaret consistia num senhor belga com 2 partnaires, que falava umas 5 línguas, a fazer algo que apenas pode ser descrito em video.

Claro que a noite se tornou muito animada...

Continua....

28 jul 2011 10:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

:lotlol: :lotlol: :lotlol: :lotlol: :lotlol:

28 jul 2011 10:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para: