Data/Hora: 22 abr 2026 10:31

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 68 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Pedido de Ajuda - XR650R - Motor 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 26 mai 2011 15:39
Mensagem Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
Boas

Neste fim de semana que passou, a XR portou-se mal. Ao fazer o R3 Raid, comecei a ouvir as válvulas a bater em desaceleração. Comecei a desconfiar que o óleo já não estava em condições ou que o tensor da corrente de distribuição, estava com folga. Fez a prova toda, sempre com força no motor e sem chatices. Vi o nível do óleo e estava ok.
Ao voltar para o local de estadia (cerca de 20Km), senti o barulho piorar (pois estava a rolar em alcatrão), apesar de se "calar" em aceleração. Quando mantinha ou cortava gás, parecia ouvir as válvulas a bater. Pouco depois, comecei a ouvir metal solto dentro do motor e chegou a prender-me a roda de trás por uns instantes. A mim parece-me que anda um parafuso a rolar dentro do carter, na zona da Cambota.
Parei logo a mota e desde então está no reboque.

A mota pega bem, funciona, mas parece haver metal solto dentro do motor. (testei no dia seguinte)
Falando com os entendidos, falou-se no parafuso do tensor ter partido ou ter saltado um dos parafusos de apoio da cambota. Eu sinceramente não sei o que se passa e não quero ser eu a fazer a empreitada de abrir o motor e procurar o problema. Apenas o farei se obter informação suficiente sobre as complicações de abrir o motor e se arranjar espaço e tempo para o fazer. Também não quero levar a mota para a marca, pois já a comprei uma vez e não quero uma conta de oficina do tipo: comprar outra vez a mota. Neste momento a mota terá cerca de 23000Km

Assim, se alguém já teve este problema e possa dar umas dicas, porreiro!
Se conhecerem um mecânico em conta, também será uma boa ajuda, desde que seja entre Aveiro e Algarve.

Até lá, estou sem mota :(

23 set 2013 15:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
Sem ser um expert na matéria (longe disso), não se augura nada de bom... :confused: :ups:
Boa sorte! :thumbsup:

23 set 2013 15:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 14 mar 2011 15:21
Pois Villas, realmente pelo q descreves não me parece q consigas resolver sem abrir o motor e só depois d abrires é q vais perceber a gravidade. Mecânicos que façam isso barato barato não conheço nenhum, posso investigar e dps logo t digo.
:friends:

23 set 2013 18:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 02 jan 2010 21:36
Posso-te dizer que a minha teve os mesmos sintomas mas só depois de aberto é que consegues perceber o que é.. Também pegava bem, tinha força e a minha mota nunca chegou a agarrar!!

Conclusão da história em jeito rápido:

os filhos da... que me mudaram a embraiagem não mudaram o óleo do motor!!! A bomba de óleo entupiu com as limalhas e deixou de bombear óleo para a cabeça.. Entre tensores, balanceiros, correia de distribuição, oleos, bomba de oleo e trabalho foram 600 paus.. (obviamente isso será consoante o estrago que já la está dentro). :stupid: :stupid:

23 set 2013 18:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

A ultima vez que abri um motor de uma mota, também foram 600 paus, e era uma dr350.

A lista de peças pode crescer rapidamente...

23 set 2013 18:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 23 jun 2011 18:25
Citar:
apesar de se "calar" em aceleração. Quando mantinha ou cortava gás, parecia ouvir as válvulas a bater. Pouco depois, comecei a ouvir metal solto dentro do motor e chegou a prender-me a roda de trás por uns instantes

Villas, os 3 elos mais fracos do modelo:

- Válvulas de admissão
-Corrente de distribuição
-Rolete inferior da biela

Em primeiro lugar tira o filtro de óleo e procura limalha acobreada. Se existir...é biela.

..seguidamente, 600 paus na XR dão apenas para pores um piston e dares novo banho de Nikasil ao cilindro, que provavelmente já deve ter um calo significativo, numa moto cuja quilometragem e periocidade de manutenção desconheces.

Independentemente disso, se o problema tiver sido causado por um deficit de lubrificação (perda de pressão devido a filtros do carter ou do reservatório parcialmente entupidos) a lista de peças irá crescer para cerca do dobro.

....poderás precisar de cames, balanceiros e respetivos veios, nova corrente de distribuição...enfim mais cerca de 400paus tendo em conta que levará uma Hotcams, pois a cames oem Honda, custa isso por sí só!

Deverás ainda ter em conta que é bastante comum nas XR650R as válvulas de admissão estarem excessivamente gastas, para alem do limite de retificação das mesmas.. e que aproveitando que estás com a mão na massa ... deverás substituir por umas Kibblewhite, mais resistentes à abrasão e que trazem já de fabrica um tratamento anti fricção que minimiza/anula o desgaste das guias.....que te custam cerca de 120 paus, se tiveres a sorte de não ficarem retidas na alfândega....

Se o problema for na biela (desintegração do rolete inferior) terás de pensar numa solução ou só biela que te custará cerca de 250 ou 300 paus se optares por uma prox...
...cerca do dobro se optares pelas exóticas Carrillo ou Falicon .....
ou por cerca de 1000, por uma cambota completa Honda .

Se quiseres, regista-te e dá uma espreita aqui, pois poderás encontrar info bastante útil em relação ao modelo:

http://africatwinpt.com/forum/viewtopic ... f3fb097926" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;

Imagem

24 set 2013 12:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 16 abr 2009 22:43
Isso deve ser juntas... juntas tudo e deitas fora! :D

24 set 2013 13:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 16 nov 2009 15:42
Xiça Bruno, acabaste de "lixar" a semana do Xôr Villas :mutley:

Mas infelizmente podes ter razão, numa antiga DR750 que tive, devido a falha na lubrificação a lista de peças ficou nos 950Eur :eek:

E os sintomas descritos são semelhantes ao que me aconteceu, espero que o Villas tenha + sorte [wink]

Suzuki DR-Z400 E

24 set 2013 15:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Bem. Antes de mais preciso de um candidato para abrir a burra.
Quanto a peças, tem de ser um passo de cada vez.

Obrigado Bruno pelas dicas

24 set 2013 16:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 14 out 2009 20:53
Villas Escreveu:

Villas, falaste em mecanico entre aveiro e algarve. Se precisares de mecanico bom aqui no porto posso dar-te o contacto do meu.

24 set 2013 16:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 29 dez 2010 19:50
Bem se quiseres podes trazer a mota ao meu mecânico que foi oficial HONDA. Povoa de Varzim, claro. Motores desses é de olhos fechados, ainda agora pôs um motor de arranque numa xr 400, está no face. Não te metas com curiosos, mas isso tu sabes claro.

Husaberg 400 ex
Honda xr ex

24 set 2013 18:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
JEAN PIERRE

Registado: 15 mai 2010 12:46
Villas Escreveu:

Boas villas.
Eu era rapazinho para te abrir e fechar isso...so que estamos um pouco longe...

KTM Adventure 1090R 2017
KTM EXC 500 sixdays spain

24 set 2013 19:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 15 out 2009 22:16
Pode ter sido um dente de um dos carretos da caixa... li algures sobre um carreto dado a defeitos, nao sei se era o de 3ª ou o de 2ª

tambem nao me lembro se era da XR ou da DR... :flush:

Villas!!! uma pomada liquorosa e e eu lembro-me :rlx: ( e tu esqueces a conta que tens aí pela frente! :crybaby: )

edit: pesquisei e achei um topico no thumpertalk.com... fala de XR650L que partem o carreto de 2... pode ser que o tombo seja menor :)

2010 - Suzuki DR 650 RSE "Zuki"
2009 - Triumph Sprint ST 955i "Lingerie Edition"
2008 - Honda Transalp XL600V "Jetboat Edition"

24 set 2013 23:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 19 set 2013 22:58
Tens um mecânico muito bom em Coimbra. Chama-se Paulo e trabalhou para a OndaCoimbra durante 30 anos (se não me engano). Saiu de lá há relativamente pouco tempo e abriu loja própria. Sempre foi muito cobiçado e muito gabado pela sua experiência. Antes era difícil de apanhá-lo porque costumava participar em corridas. Não sei se era como piloto ou mecânico.

Envia-me uma MP se quiseres que te forneça mais dados sobre ele.

24 set 2013 23:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Já agora dou mais alguns pormenores sobre a mota.

Comprei-a na Onda Coimbra, com garantia. A mota estava com os pneus mistos de origem, IRC-GP1.
Depois de vir para a minha mão, foi muito mimada, levou uma ventoínha de baixo caudal permanente para não aquecer tanto e muda de óleo a cada 2 ou 3 passeios (sempre menos de 1000Km)

Não sou esquisito mas ando sempre em cima desta mota. Qualquer coisa fora dos parâmetros normais eu vejo logo o que se passa. Como disse, mal comecei a ouvir algo que não me pareceu normal, encostei.

Apesar das várias ajudas que por aqui estão a aparecer (o meu muito obrigado), acho que o problema está relacionado com a corrente de distribuição apenas. Apesar da idade e do desgaste que a mota possa ter, foi-me garantido que estava impecável de motor, sempre assistida na marca. Provavelmente, se o Pussas conseguir contactar o tal Paulo da OndaCoimbra, a mota até lhe deve ser conhecida e poderemos obter mais informação.

Em resumo, de momento eu quero reparar a mota mas ainda é cedo para uma revisão total. Quando for para mexer neste motor a sério, a lista de peças é extensa mas tem outros objectivos. Não baptizei a mota com nome Gefjon por acaso...

25 set 2013 07:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 06 out 2012 18:26
Em coimbra também tens o Pedro Barbaças em antanhol que decerto te poderá ajudar com isso. :okkk:

É onde tenho a minha neste momento, que também precisou de ir ao médico.

2001 WR 426f

25 set 2013 11:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 19 set 2013 22:58
Se quiseres posso fornecer-te o contacto do sr. Paulo e falas directamente com ele. Actualmente ele não tem qualquer associação com a OndaCoimbra. Se quiseres obter informações sobre a tua moto aconselhava-te a ligar 1º para a OndaCoimbra.

25 set 2013 13:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Pessoal, os meus maiores medos acabaram por se realizar...

Realmente, foram os roletos da cambota que se desfizeram!

Por ter parado e ser um gajo cuidadoso com óleos e temperaturas, a cabeça não sofreu quase nada...

Vamos ver o que se arranja... Queria ir ver o Portalegre com a motoreta para andar de um lado para o outro

23 out 2013 10:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 14 mar 2011 15:21
Villas Escreveu:
Pessoal, os meus maiores medos acabaram por se realizar...

Realmente, foram os roletos da cambota que se desfizeram!

Por ter parado e ser um gajo cuidadoso com óleos e temperaturas, a cabeça não sofreu quase nada...

Vamos ver o que se arranja... Queria ir ver o Portalegre com a motoreta para andar de um lado para o outro

Credoooo :cry: ... tudo se arranja, haja saúde e €. Olha em relação ao Portalegre, vais de carro e andas de um lado para o outro a pé que só faz bem. Boa sorte :okkk: (se soubesse ajudava) ao menos depois dessa reparação a moto vai ficar impec de motor. Espero q a minha se aguente mais uns tempos, por enquanto parece estar bem, a ver vamos.

:friends:

23 out 2013 12:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 23 jun 2011 18:25
Villas, assumo que quando te referes ao rolete da cambota, te estás a referir ao mal afamado rolete da biela original.

Se for esse o caso, o que precisas é de uma coisa destas, tal como o Galvão precisou e já adquiriu:

Imagem

http://www.xrsonly.com/xrs-only-falicon ... nda-xr650r" onclick="window.open(this.href);return false;

Usa um rolete e cavilhão específicos de alta resistência já incluídos no kit, de qualidade superior à origem, preparados para aguentarem alta rotação.

Para além disso a biela é mais aerodinâmica e 83g mais leve....

23 out 2013 12:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 15 fev 2010 02:04
rolamento da cambota não são os 2 rolamentos entre a cambota e carter?

23 out 2013 17:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
BOB o Aventureiro

Registado: 07 set 2009 18:23
Só apanhei o tópico agora, mas acho que tu e o J david andam em "onda de má sorte".

Eu cá nas minhas não respeito o intervalo de manutenção, ando sempre em cima das coisas e faço tudo antes, mais vale fazer profilaxia.

Na XR quando mudo o óleo vou ver com um filtro ( coador do leite :D ) se existem algumas coisas no óleo. Mudo filtro, óleo e vejo se na zona do filtro está tudo OK e se tudo funciona.

Depois de cada saída, seja terra, lama, areia..... Lubrifico tudo, vou também à caixa de ar e limpo por dentro.

Mesmo com estes cuidados, não evitei o insólito no Amitie, quando fiquei sem o amortecedor traseiro, o raio de uma pedrinha tinha ficado alojada entre o veio e o retentor e fez um sulco no veio .... lá foi o veio, o óleo e o gás :crybaby:

Espero que gastes poucas massas

25 out 2013 18:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Não foi por falta de cuidado ou manutenção.

Mudo o óleo a cada 1000Km, com filtros e o camandro. Depois dos passeios, limpo ou mudo o filtro de Ar (depende do estado) e dou uma geral na mota.

Parece-me que isto já vinha com um problema qualquer...

De qualquer das formas, é um problema conhecido neste motor e vai ser corrigido.

29 out 2013 12:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Quanto ao material a levar, pelo menos a biela Falicon vai ter de ser. Não quero ter o mesmo problema!

Também tenho de escolher um piston, mas não sei de que marca :(

Wossner, ProX, Wiseco ou outro?

29 out 2013 12:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
BOB o Aventureiro

Registado: 07 set 2009 18:23
Wossner ou Wiseco. O Zedelga no Porto, tinha lá um parado .... tenta apanhar por bom preço.

A minha continua impec !!!!!!!!!

29 out 2013 12:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 68 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para: