Data/Hora: 28 mar 2024 09:02




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 37 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Porto a Castelo Branco, Febras e Adegas 5 e 6 de Setembro 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Porto a Castelo Branco, Febras e Adegas 5 e 6 de Setembr
:pop) :pop)

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


12 set 2015 00:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Porto a Castelo Branco, Febras e Adegas 5 e 6 de Setembr
Sim senhor, um relato à maneira :hello:

Dá para imaginar as peripécias :mutley:

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


12 set 2015 10:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 17 nov 2010 18:14
Mensagens: 226
Localização: Porto
Mensagem Re: Porto a Castelo Branco, Febras e Adegas 5 e 6 de Setembr
Que maravilha!
Na próxima ida a Marrocos vamos juntos que assim a diversão é garantida :yupi:

Venha lá o resto do relato :pop) :pop) :pop)

_________________
DR-Z 400RR
بيدرو ماركيز


12 set 2015 12:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 mar 2010 07:32
Mensagens: 410
Localização: Porto
Mensagem Re: Porto a Castelo Branco, Febras e Adegas 5 e 6 de Setembr
4º Episódio - É preciso ter sorte quando se tem azar

No dia anterior quando cheguei a Castelo Branco desliguei a mota em frente à casa dos meus tios e a bateria morreu por completo. Nem luz dava, deve ter descarregado tudo. Aqui fiquei já a pensar que alguma coisa estava errada para lá dos problemas da bateria, tinha feito uma hora de alcatrão, ainda por cima a andar bem, e ela chega aqui descarregada? :eek: :eek: :eek:

Meti a mota na garagem e ligámos um carregador de bateria que o meu tio lá tinha, e olha deixa ver se amanhã está em condições.

Assim, a primeira coisa que fiz no dia a seguir foi ir à garagem e dar à chave. O que quer que fosse, a bateria estava agora carregada e pronta a andar. Pequeno-almoço, vestir a tralha, despedir-me da família e pneu à estrada. Ainda me faltava fazer a paragem que me trouxe aqui mais uma vez, a visita à sra. minha Avó.

A 3 dias de fazer 86 continua com o sorriso que sempre lhe conheci e que quero continuar a ver mais vezes.

Imagem

Passei uma hora e tal com ela e lá pelas 11:00 arranquei para a serra. Pus a GoPro a tirar fotos em automático, é desta fase que tenho mais fotos e ainda bem. Esta parte do percurso é uma delícia, pelo menos feito nesta altura. Muitas destas estradas entre as aldeias são num terreno feito de um pó muito muito fino, e quando chove fica um lamaçal mais complicado de gerir... Mas isso não era hoje, hoje estava uma maravilha!

Imagem


Noutros sitios, era tudo estradas normais de floresta, tudo tranquilo de se fazer
Imagem

Depois a dedeterminada altura comecei a subir para o topo de um monte
Imagem

e sendo de uma aldeia ali perto nunca tinha ouvido falar deste sítio, o muradal da defesa da terra.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O que começou como um estradão que podem ver na ultima foto aqui em cima passou a ser uma estrada, literalmenete uma estrada mas sem asfaltar que corria quase no topo deste monte. Quando parei para por o video a filmar já ia a mais de meio, mas estava a ser uma delicia. Assim é que devia ser. Fazer as estradas mas não asfaltar :ass: :ass:

Imagem

Imagem

Imagem

[youtube]http://youtu.be/z0Jb11nDTwo[/youtube]

O track continuava a levar-me sobretudo por estradões e a determinada altura entrei em zonas de pinhal mais cerrado. Foi aí que cheguei ao Estreito
Imagem

Mais uns bocados de passeio e com uma gasadazita de vez em quando só para rir um bocado [:p] [:p] [:p]

[youtube]https://youtu.be/p3oI4TgbYZU[/youtube]

Depois de uma ligação em alcatrão entrei outra vez na terra e fiz mais uns kilómetros sempre a bom ritmo

Imagem

Imagem

Imagem

Cheguei à aldeia de Cambas, bem bonita deitada na colina com o rio a passar em baixo e uma praia fluvial jeitosa...

mais umas fotos
Imagem

Depois das Cambas entrei na terra outra vez, mais uns kilometros de tracks desta vez junto ao rio
Imagem

Imagem

Mas algures alguma coisa correu mal e de repente senti a mota a começar a rabejar nas curvas... quando fui ver já estava com o pneu de trás completamente em baixo. Lembrei-me que tinha visto umas casas acima de mim um bocado lá para trás e pensei logo que mal por mal, vou encontrar essas casas, se precisar de ajuda aqui em baixo ao pé do rio... tou fod#$%

Lá fui subindo até que chego e paro em frente à primeira casa da aldeia, a casa do sr. Adelino. A somba daquele pinheiro viria a ser o meu poiso durante algum tempo...
Imagem

Tive um furo. Ok. Tenho ferramentas, tenho camara de ar... Não pode ser assim tão difícil! :sabe: :sabe: :sabe: :sabe: O Sr Adelino apareceu, pedi-lhe um tronco que vi que ele tinha por ali para por debaixo do braço oscilante e levantar a roda, tirei o eixo, tirei a roda, o pneu estava pronto a sair, foi só meter-lhe os desmontas e tirar-lhe a a câmara de ar.

A seguir com muito cuidado, voltar a meter o pneu ao sitio, foi aqui que as horas a ver gajos a fazerem isto no youtube iam compensar, até o Sr. Adelino ajudou. Não demorei mais de 20 minutos, o que para mim... é um recorde mundial!

Imagem

Mas a verdade é que fui traído... estava lá uma víbora, cheia de veneno, e com uns filha da p#$% de uns dentes mortiferos... reparem bem na gaja a afastar-se do pneu depois de lhe ter dado o "beijo da morte"! :pum: :pum: :pum: :pum: :pum: :pum:

Imagem

Aqui começou a outra "aventura"... Quando fui encher a camara de ar... ela enchia até determinado ponto mas depois... nada.

Fod"#$"$...Fod"#$"$...Fod"#$"$...

Bem, é tempo de acalmar e começar a pensar... Perguntei ao sr Adelino se ninguém tinha ali na aldeia um compressor, ele disse que sim, que o sobrinho dele tinha e lá fomos até à casa dele. Aquilo levava ar e ouvia-se o assobio passado uns dois segundos... bem... toca a tirar a camara outra vez.

Levava um kit de remendos que só acrescentou foi peso. Tentei reparar com o remendo mas aquilo nao segurava muito... ainda pensei que metido no pneu com pressão pudesse ficar mais estável. Toca de meter a camara no pneu, mas a "víbora" andava lá... mais dois picos :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Quando ponho ar no pneu, mais assobios ainda! Toca a tirar a camara outra vez e lá estavam eles... três lindos furos :humm: :humm: :humm:

Ok... toca a pensar o que fazer... Tinha uma camara de 21 polegadas, que num aperto... sempre dão para safar... Mas o pessoal lá da aldeia que agora já eram uns quantos, começou a dizer para se ir a uma outra aldeia do outro lado do monte onde o gajo dos pneus devia estar aberto e remendava a camara de 18.

O filho do sobrinho do sr Adelino arranca comigo numa forguneta montanha acima em estradas de terra cheias de pedra e lá chegámos uns 15 minutos depois...

O tipo estava a sair para ir cortar lenha e quando lhe disse que precisava da ajuda dele... até revirou os olhos...mas acedeu! Arrancámos para a garagem e lá pusemos os remendos no sítio. Muito Muito Muito obrigado!

Caminho pelo monte outra vez, já com a roda pronta, foi só chegar à DRZ montar, despedir-me e agradecer e arrancar! Estive umas horas a ser ajudado por gente que nao conhecia de lado nenhum. Ofereceram-me comida, vinho, boleias, telemoveis e telefones... Quando se tem azar é preciso ter sorte. E eu tive muita sorte. Esta viagem podia ter acabado com a mota num reboque e eu num taxi de volta ao Porto... Bem hajam todos os que me ajudaram!

Mas a tarde estava perdida. Estava a três / quatro horas do Porto e já eram umas 16:00... A partir daqui foi uma viagem sem história, chegar rápido à N1, que merd"#$..., e chegar ao Porto o quanto antes.

Chego ás 20:00, e já só aliviado de ter chegado. A mota vinha a tremer um bocado de trás e quando fui ver tinha uma bolha gigantesca no pneu. Este está perdido, vai ter de levar outro, mas outra vez... tive muita sorte. Se tem rebentado durante a viagem... com o trânsito na N1... Podia não ter chegado cá.

E pronto, olhando para trás foi um fim de semana em cheio, em que me diverti imenso, e que também me fez pensar nas motas que tenho... Fiz dois dias a andar com a suposta motas das "voltinhas" curtas.

Mas não é. É que não é mesmo, por estranho que pareça, acho que cheguei menos cansado do que num fim de semana com a XChallenge. A DRZ para mim tem um problema, ainda não consegui acertar com a afinação da suspensão na frente. Tenho á volta de 70kgs e a frente parece-me sempre demasiado brusca na resposta. Mais retorno, menos retorno, mais compressão, menos compressão... Na estrada tudo bem, mas na terra e sobretudo na pedra, sinto mesmo que não consigo controlar a mota como quero. é sempre demasiado brusca. Se conseguir resolver isso sou capaz de ter uma XChallenge para venda. Compro um reboque para fazer as grandes ligações (tipo Porto - Alentejo) e depois faço os passeios sempre a curtir. É que descontando o problema da frente esta mota tem uma fiabilidade a toda a prova, um motor que para mim mais que chega, e esta conheço-a bem. Sei como está. Melhor que tudo comprá-la custa-me 0€...

Espero voltar a fazer esta volta em breve e quando o fizer aviso com tempo e aí meus caros, são todos bem vindo e assim seremos mais a contar a história!

Grande abraço

PS: alguém que me ajude a por o raio dos videos. uso o botao do youtube aqui quando estou a escrever mas isto nunca fica no sitio... que se passa?

_________________
BMW G 650X Challenge
Suzuki DR-Z 400e
ex-KTM 990 ADV


13 set 2015 16:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: Porto a Castelo Branco, Febras e Adegas 5 e 6 de Setembr
És um gaijo muito descontraído. Eu com a bateria assim nem tinha ido.
Quanto a mota, igual a minha, chega, tenho pena de nao ter um cruzeiro de 130, mas vou 90, são só mais uns minutos. Ainda agora fez se o passeio de Cinfães e sempre sem problemas. Larguei o povo em murça e vim por estrada,sempre como um relógio. A mota e mole de suspensão, a minha esta toda apertada nos links e porta se bem, mesmo assim nao fica muito dura e nos estradoes esta mais estavel. Mete camaras de 5 mm e slime. Ando com relação de 15 43, sobes tudo e já podes andar na estrada. :okkk:

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


13 set 2015 21:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Porto a Castelo Branco, Febras e Adegas 5 e 6 de Setembr
Muito bom relato, João!

Essa tua situação da câmara de ar: já me aconteceu uma situação muito parecida com a tua, mas eu nem camara suplente tinha (foi a 1km da praia da tocha)! Ajudaram-me e segui viagem.

Relativamente à vibora: não metas tanto os dentes dela dentro da jante quando tiveres a montar pneu. Ah! outro truque, enche um pouco a câmara de ar antes de a metes no pneu (enches ate ela deixar de dobrar), assim quando lhe meteres os dentes da vibora, a camara vai afastar-se e nao fica dobrada entre os dentes e o aro!

Suspensão: faz uma revisão ás suspensões! Provavelmente na frente o oleo engrossou, logo a suspensão deixa absorve as grandes saliências, ou tens o amortecedor sem gaz, o que e leva a que a frente fique sem tração. Sei de um caso que tamém se queixava de falta de tração na frente e o problema era a traz!

Acho estranho cansares-te mais com a XChalenger do que com a DRZ. Porquê?


youtube
os link abreviados não funcionam no forum!
http://youtu.be/z0Jb11nDTwo - NÂO FUNCIONA

tens de colocar o link completo do video (link do video a partir da barra de endereço do browser, por exemplo)
https://www.youtube.com/watch?v=p3oI4TgbYZU - NÂO FUNCIONA Porquê? R: tem um 's' no 'https'. remover o 's'.
http://www.youtube.com/watch?v=p3oI4TgbYZU&feature=youtu.be - NÂO FUNCIONA
R: remover o que vem a seguir do '&', inclusivé.
Código:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=p3oI4TgbYZU[/youtube]
ASSIM FUNCIONA!

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


16 set 2015 11:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 dez 2009 19:38
Mensagens: 2688
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Porto a Castelo Branco, Febras e Adegas 5 e 6 de Setembr
Bela aventura, Joao!
Gostei muito de ler este relato. Senti-me perfeitamente na tua posição, é como se tivesse vivido as mesmas coisas!
Também já tive os meus dissabores com essas víboras. Quando parece que já estamos safos....
As dicas do Agostinho valem ouro!
Grande abraço

_________________
'96 Gilera RK 50 Cannibal


18 set 2015 22:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
JEAN PIERRE
Avatar do Utilizador

Registado: 15 mai 2010 12:46
Mensagens: 2169
Localização: خورخي بال-Barrancos
Mensagem Re: Porto a Castelo Branco, Febras e Adegas 5 e 6 de Setembr
Muito bom!!!
Como há muito não se via por aqui...!!!!

_________________
So ando de mota por duas razões!!Por tudo e por nada!

KTM Adventure 1090R 2017
KTM EXC 500 sixdays spain


19 set 2015 22:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 mar 2010 07:32
Mensagens: 410
Localização: Porto
Mensagem Re: Porto a Castelo Branco, Febras e Adegas 5 e 6 de Setembr
Boas pessoal,

Antes de mais obrigado pelas dicas!

Gamito, tenho a minha em 15/44, já esta lá perto e estou contente com a "capacidade" dela de andar mas acho que é mesmo uma questão de conseguir programar para andar calminho :okkk:

Agostinho, muito obrigado pela ajuda. Porra do youtube tem ciência afinal! AS dicas da camara de ara são boas, confesso qe acho que não a enchi um bocado, ou pelo menos e de certeza o suficiente. O ficar mais cansado com a XChallenge acho que é mesmo porque a este ritmo (baixo e de passeio) o facto de a DRZ ser mais leve faz mesmo diferença, fica tudo mais fácil. A outra coisa é que XChallenge parece mas não foi feita para estrada... a ergonomia ainda leva uns retoques, e um banco mais molinho de certeza! :okkk:

_________________
BMW G 650X Challenge
Suzuki DR-Z 400e
ex-KTM 990 ADV


20 set 2015 20:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Porto a Castelo Branco, Febras e Adegas 5 e 6 de Setembr
João,
outra dica, se guardas-te a camara velha, corta-a longitudinalmente por dentro e coloca-a por fora da camara de ar boa.
Assim proteges a camara de ar boa das trilhadelas quando bates nas pedras, desde que não sejam pancadas muito fortes!
Agora das viboras... quando elas vão com vontade, nada lhes escapa aos dentes afiados!

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


22 set 2015 17:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 27 ago 2010 11:47
Mensagens: 57
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Porto a Castelo Branco, Febras e Adegas 5 e 6 de Setembr
Belo passeio e belíssimo relato!!!

Muito bom.

LPC


24 set 2015 17:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 jan 2015 20:59
Mensagens: 36
Mensagem Re: Porto a Castelo Branco, Febras e Adegas 5 e 6 de Setembr
Parabens! pelo passeio e pelo relato!
Ficaste com track? essa zona de Caste-branco/Cambas/Lousã é umas das minhas voltinhas a fazer...


03 out 2015 20:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 37 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.