Data/Hora: 22 mai 2024 15:07




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 
 O óleo evaporou... 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 24 mai 2010 08:56
Mensagens: 34
Mensagem O óleo evaporou...
Caros experts e curiosos,

enquanto passeava por Itália, viagem da qual regressei hoje (5000kms no total. Acho que não me escapou nenhum "passo" :yupi: ...), dei-me conta que por vezes o óleo não voltava ao depósito próprio, razão pela qual não ficava visivel no óculo respectivo. Acontece que durante a viagem de regresso (3 dias) estive sempre atento e o "nem sempre" transformou-se em NUNCA, ou seja, o óculo deixou de dar a informação da quantidade de óleo do motor, aparecendo sempre vazio!

Alguém sabe qual a razão? bomba de óleo? Há alguma implicação para o motor tirando o facto de não se controlar a quantidade de óleo (que já não é pouco, eu sei). No caso de ser bomba, alguma ideia do custo?

Mota: 1150GS de 2000
Óleo: 20W50 (mudei na última revisão, antes era 10W40)

Obrigado desde já

Nuno

PS - quem ainda nao foi (Alpes) é absolutamente obrigatório...imperdível


13 jun 2010 01:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 mai 2010 19:27
Mensagens: 24
Localização: Porto
Mensagem Re: O óleo evaporou...
É +/- normal um motor boxer consumir óleo (mais acentuado nos antigos, tipo o da minha R65, mas os mais recentes também podem ter algum consumo), especialmente quando sujeito a altas temperaturas durante viagens a altas rotações ou de montanha. Notou algum fumo anormal pelo escape?

Aconselho a adicionar oleo ao motor o mais rapidamente possível pois se já não aparece na janela de controlo, pode estar quase a danificar o motor. A luz vermelha da pressão de oleo ligou em andamento alguma vez?

Cumprimentos

Sérgio Sousa

_________________
Honda NX250 -|- BMW R65 -|- Vespa PX125


13 jun 2010 11:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: O óleo evaporou...
é normal o nivel baixar um pouquinho especialmente em grandes viagens com muito calor, mas nunca desaparecer todo!! :eek:

Ainda à 2 meses fiz para cima de 6000km no espaço de 1 semana e não baixou uma pinga na GSA...

Leva-a a um concessionário e pede para averiguarem.


13 jun 2010 12:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 24 mai 2010 08:56
Mensagens: 34
Mensagem Re: O óleo evaporou...
Olá Sérgio,
a verdade é que o óleo está lá, pelo menos assim espero, porque pelo que ela andou então é que teria mesmo dado o berro. Como disse, antes de se tornar uma coisa permanente, aconteceu-me controlar o óleo e o óculo estar vazio e na paragem seguinte, lá apareceu o dito ao nível ideal - menos que cheio, por isso não me parece que seja falta de óleo, até porque não há qualquer sinal fora do normal (nem fumo, nem luz, nem barulho) e ela tinha mudado 3000kms antes. Sei que elas consomem, mas não desta forma. Mesmo com o 10W40 que tinha antes nunca consumiu mais que 1L entre revisões.

Realmente não sei o que poderá ser porque provavelmente o óleo escorre para o depósito sem auxilio da bomba, ou não é assim?


13 jun 2010 12:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 24 mai 2010 08:56
Mensagens: 34
Mensagem Re: O óleo evaporou...
Citar:
é normal o nivel baixar um pouquinho especialmente em grandes viagens com muito calor, mas nunca desaparecer todo!!


Claro, daí me parecer que de alguma forma o óleo não está a chegar ao depósito. Seria muito difícil que o óleo desaparecesse todo e que a mota nao desse qualquer sinal durante 3000kms...mesmo sendo uma GS :oops:


13 jun 2010 13:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 mai 2010 19:27
Mensagens: 24
Localização: Porto
Mensagem Re: O óleo evaporou...
Não sei bem qual a "norma" para verificar o óleo nestas GS, se é a quente, frio, etc... mas em principio não será problema algum relacionado com a bomba, essa só actua com o motor em funcionamento, e penso que o oleo desce para o depósito do carter apenas por gravidade.
Mesmo assim acho isto bastante estranho. A mota está parada no descanso central, certo?
Quem for expert destes modelos poderá falar melhor... a minha bmw nem janela tem, só vareta :cool:

Cumps,

Sergio

_________________
Honda NX250 -|- BMW R65 -|- Vespa PX125


13 jun 2010 14:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 mai 2010 19:27
Mensagens: 24
Localização: Porto
Mensagem Re: O óleo evaporou...
Nuno Lavrador Escreveu:
Seria muito difícil que o óleo desaparecesse todo e que a mota nao desse qualquer sinal durante 3000kms...mesmo sendo uma GS :oops:


Pode estar naquele "limbo" em que não tem suficiente para aparecer na janela, mas tem o suficiente para chegar ao ponto de sucção da bomba do óleo. Neste caso continuaria tudo a funcionar bem, e sem luzes de aviso a acender (mas não por muito tempo).

Há uma forma muito fácil de te sentires seguro (isto se não te importares de sujar as mãos). Aqueces o motor, tiras o óleo que lá está e medes a quantidade :) Depois é só confirmar com a quantidade que vem referida no manual do modelo :)

_________________
Honda NX250 -|- BMW R65 -|- Vespa PX125


13 jun 2010 14:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: O óleo evaporou...
VERIFICAR ÓLEO - depois de andar, deixar mota parada 10 minutos - ver com a mota na vertical sem ser no descanso central com um amigo a segura-la no guiador


13 jun 2010 17:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 24 mai 2010 08:56
Mensagens: 34
Mensagem Re: O óleo evaporou...
Citar:
ver com a mota na vertical sem ser no descanso central


Desde que tenho a mota que vejo com o descanso central e sempre me tem dado boas medições. Provavelmente será questões de maior exactidão/pormenor, não o suficiente para voltar a aparecer óleo. De qualquer maneira obrigado, vou experimentar.

Citar:
isto se não te importares de sujar as mãos

Certamente que não, mas por uma questão de confiança acho que delego essa tarefa para alguém mais competente :fiu:

Aqui fica mais um pormenor do sucedido: consciente do temperamento destas motas neste aspecto, sou daqueles que controla muito regularmente. Assim, depois de uma noite bem dormida em Valdidentro lá vou dar uma espreitadela e nada, vazio. Algo a medo lá ponho a mota a trabalhar uns minutos, desligo e aguardo outros tantos...nada! Aí fiquei algo preocupado, mas pensei que talvez pudesse ter a ver com o facto do 20-50 ser mais denso e de alguma maneira não descer tão facilmente por estar frio (nabismo em mecânica dá nisto). Lá carrego a mota, pendura no sítio e ponho-me a caminho do Stelvio. Já bem lá em cima, depois do primeiro "lance" paro, espero os 5-10m e voilá, óleo na medida exacta!

É isto que me causa estranheza, pois pode estar a acontecer de forma permanente o que aconteceu das 2 primeiras vezes deste episódio.

Obrigado pelas dicas dadas e pelas que hãs-de vir :unibrow:


13 jun 2010 19:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 24 mai 2010 08:56
Mensagens: 34
Mensagem Re: O óleo evaporou...
Caros,
depois de dormir sobre o assunto acho que posso ter descoberto o motivo: durante a viagem reparei que havia óleo junto da tampa do mesmo. Limpei e como foi chovendo pode ter ido limpando o óleo que aparecia até chegar ao ponto em que por o nível estar mais baixo já não saía pela tampa.

Talvez por a tampa estar mal fechada ou a vedar mal. Não sei se explica a perda desta quantidade de óleo nem tão pouco aquela situação do óleo aparecer e desaparecer, mas pronto, vamos testar...


14 jun 2010 09:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: O óleo evaporou...
Nuno Lavrador Escreveu:
Talvez por a tampa estar mal fechada ou a vedar mal.


Já aconteceu isso com um amigo meu , e ficou com a perna cheia de óleo .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


14 jun 2010 09:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 15:38
Mensagens: 667
Localização: Estoril
Mensagem Re: O óleo evaporou...
Ver o oleo nos motores boxer, requer habituação...

Já cheguei a ficar assustado logo de manhã, arrancar direto ao concessionário, chegar lá e...estava cheia de oleo...lololol [:p]

Depois de estar a trabalhar, pelo menos uns 20 min....desligar, descanso central....esperar uns 15 min e voila....eis q o óleo aparece...

_________________
Rui Morgado
KTM 990 ADVR

"The joy of riding is never wanting the journey to end"


14 jun 2010 10:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: O óleo evaporou...
Rui Morgado Escreveu:
Ver o oleo nos motores boxer, requer habituação...

Já cheguei a ficar assustado logo de manhã, arrancar direto ao concessionário, chegar lá e...estava cheia de oleo...lololol [:p]

Depois de estar a trabalhar, pelo menos uns 20 min....desligar, descanso central....esperar uns 15 min e voila....eis q o óleo aparece...


até para uma coisa tão simples como ver o óleo, essas motos são complicadas :zum:

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


14 jun 2010 11:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.