Finalmente uma semaninha de férias para aliviar o stress acumulado no escritório (ou casa de doidos, já não sei a diferença), preparei a Transalp e carreguei com tudo que era preciso para uma semana a vadiar pelo nosso belo cantinho. Imaginei um percuso de Norte ao Sul do País onde ficava uns dias a banhos e depois outro a vinda para casa.
A ideia foi a seguinte: Fazer o percurso do Lés a Lés deste ano (Boticas - Castelo Branco – Olhão) Fazer toda a Costa Algarvia Voltar para casa usando 1 de 2 opções 1- Usar o percurso do LAL de 2001 (Portimão - Bragança) 2- Usar o percurso do LAL de 2004 (Lagos – Goís – Vinhais) – Foi o que acabei por fazer Isto para no Fim de semana ir a Conferencia dos Nomads mas que entretanto foi adiada.
Projecto da Viagem 2300 km 120 Lts Efectuar o caminho pelas estradinhas mais rurais possiveis, e de preferencia estradões Bagagem: Tenda, Saco Cama, Colçhão GPS, RoadBook Roupa e Equipamento A vadiagem começou com 300 km até Boticas onde se realizou prologo do LAL de 2009. Preparado o Road book arraquei para 94Km á volta das Aldeias de Boticas as quais vou partilhar fotos tiradas na Zona
Primeira paragem no miradouro com vista para Boticas A seguir fui directo a Torneiros onde havia 5 “Cavernas” escavadas em Saibro Durop Saida da Aldeia com direito a playround Descendo o Vale do Tâmega Visitando as Piscinas Naturais do Beça Aldeia de Covas do Barroso Dentro do Forno Comunitário de Covas do Barroso Fui dar um pulinho ao Moínho de Jacó Vista da Serra do Barroso a caminho de Vilarinho Seco EX-Líbris de Vilarinho seco Continuando até Albufeira do Alto Rabagão. (o mais amplo Lago artificial até se construir o Alqueva) Passei na Aldeia que dá o Nome a famosa Água Carvalhelhos Termas de Carvalhelhos Antes de voltar para Boticas passei pela Ponte Pedrinha, mais uma Ponte Mediaval sobre o Beça
Terminei a voltinha novamente em Boticas e segui para Vila Real onde foi Jantar de Pernoitar e Casa do Damoca
_________________ Cumprimentos Boggas Não sei para onde vou... mas vou a caminho!!!
_________________ As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.
BLACK ADV | WHITE XR
01 ago 2009 22:34
BRUNO BOTELHO
Aventureiro
Registado: 21 abr 2009 12:11 Mensagens: 2485 Localização: São Miguel - Açores
Re: Vadio perdido no Portugal Rural
Muito interessante!
_________________ Boas Curvas! Bruno Botelho KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 -Ready To Race
http://www.motoazores.com
02 ago 2009 20:31
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
Grande nível de vadiagem
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
03 ago 2009 08:39
cou
Aventureiro
Registado: 19 abr 2009 22:47 Mensagens: 264 Localização: Barcelos
Parabens pela crónica belas fotos seu vadio ...
_________________ "Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
03 ago 2009 10:52
boggas
Aventureiro
Registado: 21 jun 2009 16:25 Mensagens: 87
Terça feira acordei cheio de pica e a pensar nos 412km que tinha pela frente até Castelo Branco. Lá fui até ao centro de Boticas e com o roadbook e a Ta preparada fiz-me ao caminho
Arranquei em direcção de Vidago (é só águas famosas por estes lados) indo para o vale do Tâmega, onde estive quase uma hora a espera que uma autobetoneira que estava a tapar o único caminho que havia na aldeia…. Ultrapassando essa complicação cheio ao parque do Sobradelo que vai desaparecer quando for construída uma mini-hidrica. Parque muito giro e acolhedor com o rio mesmo ao lado. Novamente passei noutra terra que dá o nome de uma água famosa “Pedras Salgadas”, onde o parque está em remodelações. Uns bons km mais a frente passei numas Minas Romanas “Três Minas”, onde aproveitei para esticar as perninhas e fui dar uma espreitadela as Minas Depois segui em direcção a Murça por uma atalho bastante interessante e muito rolante apesar de ser muito poeirento. Uma breve paragem no centro de Murça Continuam do para sul em direcção do Rio Tua Chegado ao Douro Vinhateiro com vista para a Estação do Tua Descendo para o Douro com a barragem da Valeira no horizonte Vista para o Emblemático Cachão da Valeira Continuando agora na Margem Sul do Douro Parado em mais uma albufeira Vistas do Miradouro de Vargelas Aldeia de Ranhados já no concelho de Meda Depois de Petiscar segui até Marialva, aldeia muito interessante Rio Côa Casa do Duque de Wellington na aldeia de Freineda Uma rápida visita ao Castelo de Vilar Maior Aldeia de Alfaiates – Igreja da Misericórdia de Alfaiates Terreiro do Castelo de Alfaiates Vila histórica de Sortelha – um presépio granítico a 760 metros de altitude Saída da Vila Medieval coma serra da Estrela no horizonte Até Castelo Banco foi sempre a curtir as Curvas na Serra da Gardunha que nem parei para tirar umas fotos Chegada a Castelo Branco com passagem nas zonas mais emblemáticas da cidade Cansado mas com um sorriso enorme foi jantar de dormir para acordar as 5:30h da manha para acordar fresquinho que o dia seguinte reserva-me 508km e 13:30m a rolar com a TA
_________________ Cumprimentos Boggas Não sei para onde vou... mas vou a caminho!!!
10 ago 2009 19:03
Lança
Aventureiro
Eu fiz esse percurso este ano , havia é muito mais confusão Assim sabe de maneira diferente , muito bom
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
10 ago 2009 20:30
Oscar
Aventureiro
Registado: 22 set 2005 14:37 Mensagens: 213 Localização: Maia - Porto
Isso é verdade muita confusão em qualquer lado k se pare.
Este Domingo experimentei uma coisa engraçada, 2º Pais Dekarta, e isto sim é liberdade sem confusão.
Registado: 21 abr 2009 12:11 Mensagens: 2485 Localização: São Miguel - Açores
Portugal Rural tem muito para se ver Muito fixe
_________________ Boas Curvas! Bruno Botelho KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 -Ready To Race
http://www.motoazores.com
11 ago 2009 08:12
boggas
Aventureiro
Registado: 21 jun 2009 16:25 Mensagens: 87
Cansado mas com um sorriso enorme foi jantar de dormir para acordar as 5:30h da manha para acordar fresquinho que o dia seguinte reserva-me 508km e 13:30m a rolar com a TA 6:30h da manha faço-me a caminho do Alentejo onde vou entrar ao largo de Vila Velha de Ródão Portas do Ródão um Fenómeno natural no Tejo Visitando a primeira aldeia Alentejana “Montalvão”
Parque Natural da Serra de São Mamede, onde fui conhecer o Menir da Meada (é o maior Menir da Península Ibérica com 7 metros de altura)
Estradinha pitoresca
Uma breve paragem no Mosteiro de Flor da Rosa que neste momento serve de Pousada
Continuando por aldeias históricas mais uma paragem no Crato, mais precisamente na Varanda do Prior do Crato Desta vez não fui a pista de Fronteira mas na passagem nesta belíssima terra encontrei as nossas forças Militares (penso que estava a fazer um exercício)
Não é só no Douro que existe vinhas….. Veiros, terra onde nasceu o 1º Duque da Casa de Bragança No meio das Vinhas Alentejanas a Caminho de Vila Viçosa Passado pelo Ex-Líbris de Borba a Fonte das Bicas Mais uma passagem numa Vila com muita História e das mais bonitas do nosso Portugal Paço Ducal de Vila Viçosa Continuando nas enormes planícies Alentejanas Continuando em direcção ao Alqueva, mas antes passando ao Largo de Monsaraz onde se vê o Castelo A enorme Albufeira do Alqueva Deixando o Alqueva durante uns minutos para conhecer Mourão e o seu Castelo Arco Curioso Castelo de Mourão com Vista para o grande Lago Finalmente vim conhecer a Aldeia mais famosa de Portugal e mais recente Muito gira mas é demasiado artificial na minha humilde opinião
Continuando viagem para Granja num troço de Terra muito rolante Depois de passar por uma Barragem novinha que ainda não tem água (o nome não sei), cheguei a Serpa onde passei pelo Aqueduto e a sua Nora Monumental Caminho de mais um local de enorme beleza do nosso país que poucos conhecem… lá vou eu próprio conhecer o Pulo do Lobo… Não sabia que no Parque Natural do Guadiana havia AE
Está um forno dentro do Parque… epá não dá para ir de mota até lá baixo??? Bem ok eu vou a pé Ainda bem que fui a pé o caminho não era fácil… a não ser que tivesse vindo CRF Pulo do Lobo, deliciem com esta Maravilha do Guadiana Agora o mais difícil, subir esta pequena rampa Voltando para a auto estrada
Com o calor que estava só dava vontade de ir a praia… não é que a em Minas de S. Domingos tem uma Fluvial muito interessante Mais uma Vila cheia de História, na Ponte do Guadiana vê-se o Castelo de Mértola Já começava a acusar o cansaço mas depois de entrar nesta via rápida em direcção da fronteira do Algarve vieram logo as forças
Vale do Vascão…. Será que lá em baixo vou fazer o gosto e refrescar-me a mim e a TA??? Parece que não estava com sorte Entrei no Algarve mas mais parecia norte de África com esta Azinhaga Exótica O GPS dizia que estava a poucos km de Olhão (em linha Recta) o que não se veio a confirmar… Nunca pensei entrar no Algarve pelo meio da Serra do Caldeirão, mas ainda bem que assim foi… conheci o Algarve que ninguém conhece. Explorando a Terra dos Montanheiros onde se encontra as aldeias mais isoladas do país Vista para Olhão… que diferença da Montanha isolada para a Praia cheia de civilização Desfrutem a Serra através destas imagens
Chegada a Olhão
19 set 2009 16:35
Lança
Aventureiro
Muito bom mesmo ! Caldeirão , é a minha zona favorita , divinal