Data/Hora: 02 mai 2026 10:06

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 40 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 KTM – o fim das garantias 
Autor Mensagem
Serus Spielberg

Registado: 16 abr 2009 22:31
Mensagem KTM – o fim das garantias
KTM – o fim das garantias

Meus senhores é com alguma mágoa que transcrevo o que me foi feito pelo concessionário da KTM em que faço manutenção, em ultima analise o homem não tem culpa, mas eu estou me pouco lixando para de quem é a culpa, o que é certo é que fui comido.

Quem me conhece sabe que eu não sou do tipo de discutir muito, não protesto muito, e quando sou mal servido deixo simplesmente de ir ao mesmo sítio, e aviso as pessoas que me rodeiam. Como este país só funciona com ameaças, regateios e compadrios eu estou a perder com esta minha forma de ser, mas relatando o que me aconteceu (isto é uma historia um pouco longa):

A mota estava (e está) a gastar mais do que eu achava que devia, e botei a bicha no mecânico, para afinar válvulas, afinar e calibrar carburadores, mudar óleo e filtros, enfim o serviço completo.
Passado uns dias, telefonema do concessionário “temos aqui um problema”, fiquei logo assustado, fui lá e ele disse-me que tinha as árvores de cames picadas, um cenário mais ou menos como este (não tirei fotos, mas ainda lá vou um dia destes pedir as peças, embora duvide que ele as me dê)

FOTO ADVRIDER:
Imagem

Analiso aquilo e digo logo que aquilo não devia estar assim, é claramente defeito do material, não é desgaste, não é mau trato e não é por fazer enduro com motas de estrada. Aquilo é uma peça em aço vazado (fundida e maquinada) e o aço estava a desfazer-se. E disse logo que aquilo devia estar na garantia de fábrica que tanta boa fama tem dado á KTM. O homem disse que ia ver.

Entretanto fui ao advrider.com, que é de facto um mundo de informação, e vi lá diversos com o mesmo problema (reforçando a minha ideia de que é mesmo um problema de fabrica) e que segundo parece, algumas motas podem vir a ter aquele problema e que não é uma coisa a ver com a antiguidade da mota mas com um fornecedor de material para a KTM (embora isto sejam só especulações). Os 3 ou 4 que relatam lá isto foram abrangidos pela garantia de fábrica embora as motas estejam já fora de garantia. Fiquei mais descansado.

http://www.advrider.com/forums/showthre ... valve+cams

Fui ao concessionário e ele disse-me que o funcionário da KTM na Áustria disse que ele não devia ter mudado aquilo e que dava perfeitamente para funcionar assim e que não fazia garantia de coisa nenhuma. Que o gajo é maluco todos concordamos, eu, o concessionário e o Eng.º responsável do importador, uma peça naquele estado não pode continuar a funcionar principalmente naquela função do motor, desfazia-se mais e depois os resíduos entravam para onde? Uma dica, cilindros e afins.

Embora já tendo ficado com má impressão do serviço da fábrica pensei, bem de qualquer maneira o problema não é meu, o mecânico da marca substituiu a peça porque achava que não podia andar assim, o importador concorda, eu estou safo sempre, embora no intimo já imaginava que ia haver mais capítulos nesta historia.

Fui ao concessionário novamente para ver como a coisa andava porque ele não me dizia nada, e fui confrontado com a noticia que só assumiam 50%, que já não estava na garantia e tal … que coisa mais esquisita, calei-me, não concordei nada (porque sabia de outros noutros países que tinham sido abrangidos) mas olha o que é que eu podia fazer, se calhar se fosse noutra marca nem metade me pagavam.

Como um gajo anda neste meio, e conhece muita gente com motas semelhantes e conversa sobre os problemas que tem tido, e eu sou um gajo que até me interesso pela poda, soube de um (com uma mota exactamente do mesmo ano) que tinha tido a garantia exactamente pelo mesmo problema e que até lhe tinham substituído uma data de peças além das arvores. PORRA comué? Atão o gajo tem e eu não tenho?

Andei a ruminar nisto e esperei pela conta.

Fui lá ontem, conta feita á minha espera, são mais ou menos €300 e tal a mais por aquilo (se tivesse que pagar tudo é que era bonito). Mas agora a conversa é outra, como souberam que eu sabia que havia outro que foi abrangido (obrigado a quem me tirou o efeito surpresa da minha argumentação) a desculpa era que a minha mota não tinha tido as revisões todas feitas num concessionário KTM, ora PORRA, eu comprei a mota á mais ou menos 2 anos, com 12000km e tinha 3 anos e só um ano (segundo o historial) é que não foram feitas nenhumas revisões, sempre fiz as revisões na KTM (já tem 23000km), já fui abrangido por garantias fora do prazo de garantia, sempre achei que era mais seguro ir a um concessionário KTM por causa da politica de garantias de peças de origem que hipoteticamente teriam sido mal fabricadas e agora vêem-me com esta? Vão ter uma sorte do caraças com esta nova politica.

Vou voltar ao meu antigo mecânico (preparador de motas muito conhecido duma marca da concorrência), e comprar as peças pela Net que afinal até fica mais barato, fazer a manutenção básica eu e raios partam a KTM, afinal aquilo não é uma BMW e a mecânica não é diferente das motas comuns. Não tenho nenhuma vantagem em continuar num concessionário da marca.

As garantias extra de fábrica acabaram e estão a poupar no material, vai ser bonito vai. Abram o motor para ver as arvores de cames, porque estou a ver que a partir de agora ninguém vai dar com a línguas nos dentes quando isto acontecer a algum babado proprietário destas motas. E protestem, não façam como eu, telefonem para a Vouga, telefonem para toda a gente a dizer que vão por nos fóruns, que vão denegrir a marca e tal.

Desculpem mas tinha que desabafar, é que eu era um defensor incondicional da marca, achando que tinha uma mota brutal e que embora tivesse alguns problemas de fiabilidade estava garantido por um serviço que me protegia e agora tiraram-me isso e fiquei revoltado.

16 abr 2010 11:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagem Re: KTM – o fim das garantias
De facto muito mau Serôdio!!!! :angry:

É de um gajo ficar Fod*****

16 abr 2010 11:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Ric Pastrana

Registado: 15 abr 2009 21:49
Serôdio Escreveu:
Quem me conhece sabe que eu não sou do tipo de discutir muito, não protesto muito, e quando sou mal servido deixo simplesmente de ir ao mesmo sítio, e aviso as pessoas que me rodeiam. Como este país só funciona com ameaças, regateios e compadrios eu estou a perder com esta minha forma de ser, mas relatando o que me aconteceu (isto é uma historia um pouco longa)

Amigo, sou tal e qual como tu, dai ser comido com situações idênticas em mtos casos.
Lamento o que aconteceu, lamento que cada vez mais se perca o sentido das coisas e se olhe para os custos disto e daquilo em vez de se olhar para o cliente.

Não tenho KTM (quem sabe se um dia não terei), tenho BMW e Suzuki. Podia ter Yamaha, Honda, Etc.... tudo está a caminhar nessa direcção.

Até hoje não tenho queixas do serviço onde coloquei a BMW (o que não quer dizer que as coisas continuem a correr bem, espero sinceramente que sim, pois tal como tu, defendo a marca e aquela casa com unhas e dentes), mas sei de casos que até doi de ouvir, em que o cliente paga uma mota exclusiva (nem que seja so no preço) e é tratado mal, quer ca, quer pela Casa Mãe...

Na DR, ja andei a saltitar, já fui comido na marca oficial e agora levo-a a uma pessoa que me deu mais garantias do trabalho ficar bem feito, apesar de ter "formação" e casa aberta na concorrência.

Grande Abraço... e que tudo se resolva da melhor maneira.

R.

16 abr 2010 11:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 16 nov 2009 15:42
Mau Maria :grrr:

Serôdio, de que ano é a tua moto?

Suzuki DR-Z400 E

16 abr 2010 12:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

nuno_cesar Escreveu:

Pois.... :eek:

Ai ai ai

Mas Serôdio, isso tudo causado porque achaste que a mota estava a consumir demasiado? Daí terem chegado até essa conclusão?? Se não fosse os consumos, como se chegaria a tal??

16 abr 2010 13:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
AquAmAn

Registado: 21 abr 2009 14:37
É um grande galo... mas são situações que se passam com todas as marcas...

16 abr 2010 13:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Serus Spielberg

Nuno_Dias Escreveu:
nuno_cesar Escreveu:

Pois.... :eek:

Ai ai ai

Mas Serôdio, isso tudo causado porque achaste que a mota estava a consumir demasiado? Daí terem chegado até essa conclusão?? Se não fosse os consumos, como se chegaria a tal??

2005 (3 anos outros donos e 2 nas minhas mãos)

Não tem nada a haver com consumos, eu como mandei afinar a mota inclusive as valvulas eles olharam para as arvores e viram aquilo. Ainda acho que ainda está a consumir demasiado, mas isso deve ser relacionado com a configuração dos carburadores.

A mota não tem nenhuns sintomas quando este problema acontece, ou melhor, os sintomas podem acontecer mas já deve ser tarde demais. :confused:

16 abr 2010 13:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Bem a minha é de 2004, mas quando mandar afinar válvulas cou checkar!!!!

Obrigado Serôdio, e as melhoras da tua menina e do teu ego tb!

Abraço!

16 abr 2010 13:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Serus Spielberg

A menina está boa, eu mudei logo aquilo por novas (isto foi á uns 4 meses ou mais) a conta e o veredicto é que vieram agora. :D

E também não afectou nada no ego, a carteira é que vai ficar mais vazia. :confused:

16 abr 2010 13:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
NINJA Man

Registado: 14 set 2005 13:35
Eu acho que o processo foi mal gerido pelo concessionário... mas isso é o que eu acho.

Se calhar devia ter feito as coisas de outra forma. :confused:

E tu ja sabes o resto :puke:

BLACK ADV | WHITE XR

16 abr 2010 13:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 14 dez 2009 19:38
Serôdio, acho muito bem contares a história toda aqui! :grrr:
Um gajo paga balúrdios para comprar motos que supostamente são "o melhor que há", e toda a gente é muito simpática e atenciosa até ao momento em que estas coisas acontecem. Aí é que fogem com o rabo à seringa!
No final, o pobre do mecânico é que se lixa, porque até foi um gajo honesto e falou abertamente do problema. Coitado, para a próxima vai ficar de bico calado e quando o motor parar, parou.

E não há marca que escape! A minha moto é nova, não tenho nada que dizer, mas não tenho ilusões. Pelo que já tenho lido e ouvido, um dia que tenha chatices quem vai pagar sou eu :angry:

16 abr 2010 14:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 19 abr 2009 22:47
Boas :cool:
Serodio troca por uma Transalp :lotlol: afinal já tiveste uma
A minha já vai com 70000km raramente vai a oficina ( só para mudar pneus ) parece um relogio suiço.
Mas agora a sério manda este link por mail a KTM eles assim ficam a saber que estamos atentos.

16 abr 2010 15:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 06 ago 2009 10:26
Eu na tua situação fazia uma cartinha relatando a novela toda, para o seguinte endereço:

KTM-Sportmotorcycle AG
Stallhofnerstraße 3, A-5230 Mattighofen

Espero que a menina esteja bem ! :thumbsup:

16 abr 2010 15:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Registado: 10 ago 2005 09:22
vfigueiredo Escreveu:
Eu na tua situação fazia uma cartinha relatando a novela toda, para o seguinte endereço:

KTM-Sportmotorcycle AG
Stallhofnerstraße 3, A-5230 Mattighofen

Espero que a menina esteja bem ! :thumbsup:

Vitor , são exactamente esses "meninos" que escreveram o guião da novela , porque por vontade do Vouga e do concessionário , o final nunca seria este .

Aproveito para dizer , que da minha parte , tanto o concessionário que frequento , como da Vouga , só tenho a dizer bem , muito bem mesmo !
Aliás , já tive outras marcas de mota e nunca fui tão bem tratado/recebido como na KTM .
Isto é a minha experiência , problemas há em todas , mas resolvidos como os tenho visto , nunca me aconteceu noutra marca .

16 abr 2010 16:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 11 dez 2009 23:26
Água mole em pedra dura.... cartas, mails, faxes, sinais de fumo, pombo correio, morse, o que te lembreares, multiplicado por muitos....

690 & 990 Laranjinha Negra

16 abr 2010 16:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Serus Spielberg

Paulo Lança Escreveu:
Vitor , são exactamente esses "meninos" que escreveram o guião da novela , porque por vontade do Vouga e do concessionário , o final nunca seria este .

Aproveito para dizer , que da minha parte , tanto o concessionário que frequento , como da Vouga , só tenho a dizer bem , muito bem mesmo !
Aliás , já tive outras marcas de mota e nunca fui tão bem tratado/recebido como na KTM .
Isto é a minha experiência , problemas há em todas , mas resolvidos como os tenho visto , nunca me aconteceu noutra marca .

Pois, eu também, até agora nada a apontar. Mas agora mudaram a politica (na Austria ao que parece), e mudar as regras com o jogo a meio é que está mal.

16 abr 2010 16:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 21 abr 2009 12:11
Uma situação super desanimadora :angry:

http://www.motoazores.com

16 abr 2010 17:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 13 set 2009 15:48
Serôdio que galo!!!, já tinhas comentado o assunto comigo, mas este desfecho!!! é muito mau!!! :puke:
Eu já deixei de ter ilusões à muito tempo!!! (qualquer que seja a marca!!!). Cada vez mais é preciso estar atento e fazer valer os nossos direitos!!! nem que leve algum tempo! Anda aí muita gente a querer fazer dos outros parvos!!!
Aquele abraço, amigo!

Editado pela última vez por Miguel Pedro em 16 abr 2010 21:09, num total de 1 vez.

16 abr 2010 17:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 16 nov 2009 15:42
Serôdio Escreveu:
2005 (3 anos outros donos e 2 nas minhas mãos)

Não tem nada a haver com consumos, eu como mandei afinar a mota inclusive as valvulas eles olharam para as arvores e viram aquilo. Ainda acho que ainda está a consumir demasiado, mas isso deve ser relacionado com a configuração dos carburadores.

A mota não tem nenhuns sintomas quando este problema acontece, ou melhor, os sintomas podem acontecer mas já deve ser tarde demais. :confused:

Para a próxima vou verificar a minha também.
Até hoje nada tenho a apontar mas convém andar alerta...

Suzuki DR-Z400 E

16 abr 2010 17:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 25 ago 2009 10:02
Que te hei-de dizer caro amigo?
Acho que quem te conhece sente e sabe que não merecias esse tratamento. O Miguel Pedro e restantes têm razão, parece-me ser chapa 5 em quase todas as marcas neste momento.

Se fores ao forum bmwcklt vês do mesmo com as nossas beemers, relativamente ao jogo do empurra.

Eu por mim, mal terminem os 2 anos, vou tentar arranjar um mecanico decente e de confiança porque comigo, até uma peça plástica partida no assento dizem ser "culpa do offroad" :D

Aquele abraço!

16 abr 2010 17:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 10 ago 2005 09:22
Serôdio Escreveu:
mudar as regras com o jogo a meio é que está mal.

Pois , e neste caso especialmente , depois de tudo montado é que dão o veredicto ......

Acho que antes de mexer , se deveria definir se há garantia ou não , depois tu decidias o que fazer .....

16 abr 2010 18:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 18 set 2009 10:21
Infelizmente não é de hoje, esse tratamento do fugir com o rabo à seringa é tristemente antigo e provavelmente do tempo que se iniciaram as garantias.

Comigo passou-se um caso que me deixou puto da vida, corria o ano de 1993 tinha eu um Pagero, quando me foi diagnosticado um problema que exigia abertura de motor e para reparação uma carrada de massa que não tinha, a oficina prontificou-se a informar-me que era um defeito de fabrico, o carro estava fora da garantia.

Perguntei se o concessionário, ou a Mitsubishi, suportavam a intervenção, afinal era um defeito da peça, resposta do Eng.º responsável. Um resoluto NÃO, não está em garantia, portanto, no way.

Pensei à data, querem guerra, sou puto mas não sou parvo e sobretudo não sou rico. Pedi educadamente para colocarem o carro à frente do concessionário, assim o fizeram (ficou mesmo à frente do stand de vendas), nessa mesmo dia, mas à noite enfiei lá dentro um monumental cartaz a dizer VENDE-SE – EXPLICO A RAZÃO! sem preço, apenas com o meu nº de telefone, tranquei a viatura e fui para casa.

No dia seguinte quando os funcionários entraram ao serviço viram o meu Pagero com o enorme cartaz, chamaram o dito Eng.º que chamou o gerente da concessão, que deve ter telefonado para o importador, foram 48 horas até me telefonarem a informar que afinal suportavam a totalidade da mão-de-obra e 50% do valor das peças.

Infelizmente é assim, ou somos conhecidos e amigos de alguém ou estamos tramados, há dois anos o carro da minha mulher gripou, um Hyundai santa fé, tinha saído da garantia à 2 meses, foi para a Hyundai veículos automóveis, orçamento para a esquerda e para a direita, 8.000 € de reparação, sou amigo pessoal do administrador, telefonei-lhe, resultado, reparação à borla, motor e caixa de velocidade nova.

Portanto, se conheces alguém na Vouga utiliza esse conhecimento, se não, faz barulho.

É triste, mas é o pais em que vivemos.

16 abr 2010 18:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 17 abr 2010 21:44
O meu nome é João e sou de Leiria
Adquiri uma Adventure em 2008, que me deu problemas logo com apenas ums dias de uso e apenas 300km. A mota não tinha o relantim certo, falhava até que parou.
Após cerca de três semanas sem mota e com 600km feitos pelo importador, lá me entregaram a mota com a primeira revisão feita, e paga por mim. (aparentemente era da bomba de gasolina).
Durante um ano deixou-me mais quatro vezes a pé, sempre aquecimento excessivo.
Após um ano de uso, deixou-me a pé pela última vez no dia 19 de abril de 2009 em Faro, no dia do motociclista, começou por aquecer, falhar até que não disse mais nada.
Após um mês sem resolução da avaria nem solução a vista, e como gostava imenso do modelo e da marca, lá optei por "quanto vale a troca de uma nova" ( estúpido) .... mais 3500€ e veio uma unidade nova branca de 2009.
Esta que até se estava a portar bem com excepção do conta km... Levei-a então até Marrocos, sim a primeira que foi comprada para isso nunca esteve em condições de sequer iniciar a viagem.
A três semanas fui a Marrocos, os primeiros 1800km estavam a correr bem, quando a chegada a Merzouga e com temperaturas mais elevadas (32º) a mota começõu a falhar, e só me deixava andar até as 2000rpm.
Resumindo, férias estragadas e está a fazer a viagem de regresso de noite porque com temperaturas mais frescas a mota lá conseguia circular um pouco melhor.
Assim que cheguei coloquei a mota no concessionário, ao qual informei que queira uma reunião com o pessoal do vouga, queria uma explicação!!!
Nem explicação nem atendem o telefone??
Neste momento já passaram duas semanas e nem sei quando vou ter as peças de substituição ( bomba de gasolina e +++)
SErá que é normal uma atitude destas de uma marca tão conceituada ou é defeito deste importador??
Já enviei um fax directamente a vouga e resposta zero!!!
Vou esperar mais dois ou três dias e depois vou informar a KTM Austria do sucedido.

17 abr 2010 22:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 21 abr 2009 12:11
Bolas, esse pessoal anda a gozar ou quê??? :confused:
Como alguém já disse, façam barulho :pum2:

http://www.motoazores.com

18 abr 2010 19:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 09 jun 2009 09:16
por muito que gostasse de ter um maquinão destes, só por ler estes relatos de horror e o facto de saber que em ultima instância é com a S.C. do Vouga que teria de lidar, que para mim são uma das maiores nódoas do mercado português, me fazem gostar cada vez mais da minha AT e recusar a converter ás laranjinhas.

19 abr 2010 13:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 40 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para: