Data/Hora: 02 mai 2026 10:10

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 19 mensagens ] 
 lavagem da moto 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 22 jun 2010 16:35
Mensagem lavagem da moto
boas vi este video que me pareceu bom

http://www.youtube.com/watch?v=IyqBQAgJ2Mw

mas materiais que ai mostram nao encontro em lado nehum, como querosene ou silicone em spray , alguem utiliza esses materiais? esse querosene parece bom para tirar oleo da moto na corrente e em varios sitios do motor, antes de lavar. o que usam para tirar residuos do motor? ou para limpar a corrente antes de aplicar novo oleo? obrigado

12 ago 2010 20:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagem Re: lavagem da moto
Eu uso Agerul Concentrado quita grasas : http://www.agerul.com/por/productos/hogar.php

Pulverizo para a corrente , cremalheira , jantes , pinhão de ataque e raios .

Deixo actuar um pouco , e depois leva com 120 bar de água quente , fica tudo novo !

O Agerul é um exemplo , qualquer tira gorduras concentrado serve .

Não esquecer a lubrificação no final : viewtopic.php?f=83&t=13916&st=0&sk=t&sd=a

12 ago 2010 21:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
NINJA Man

Registado: 14 set 2005 13:35
a motorex tem um muito bom próprio para motor, não ataca as borrachas e não destroi os o'rings das correntes:

http://www.motorex.com/index.cfm?oid=11 ... tragId=106

No final passo um bocado de fairy ou superpop para desengordurar a escora, a zona do pinhão, etc... lavo tudo com agua e depois de secar a lubrificação habitual, primeiro com wd40, com especial atenção à corrente e depois com o oleo de corrente que deve ser conforme o uso que dás à moto.

BLACK ADV | WHITE XR

12 ago 2010 21:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

morais Escreveu:
superpop

[}:)]
Com cheirinho a limão ?

12 ago 2010 21:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
NINJA Man

Paulo Lança Escreveu:
morais Escreveu:
superpop

[}:)]
Com cheirinho a limão ?

não, o cheiro até nem costumo ligar, compro é daqueles que não me estragam as unhas... :ass:

:unibrow:

BLACK ADV | WHITE XR

13 ago 2010 08:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Serus Spielberg

Registado: 16 abr 2009 22:31
Querosene = Óleo de parafina

Utilizo de vez em quando para limpar o motor, embora ultimamente tenho utilizado o WD40 para tudo, borrachas e corrente inclusivel. pode-se investigar na net e ver que há muita gente que utiliza e sem problemas nenhuns, aquilo não me parece que estrague plásticos nem borrachas.

Á pouco tempo comprei esse da motorex, mas além de custar uma pipa de massa comparando com o WD40, acho que não limpa tão bem.

Depois de ver este video acho que vou experimentar o silicone para os plásticos e a parafina para a limpeza da corrente a ver como fica.

Outras coisas que costumo fazer:

Nunca lavo a mota logo a seguir a um passeio, para fazer uma inspecção de fugas de óleo ao motor e afins é melhor com a mota suja. Mas não deixar a mota muitos dias suja porque os elementos que trazemos do monte corroem.

Protejo sempre as saidas dos escapes (nos akra utilizo balões cortados)

Vou sempre dar uma volta depois da lavagem, para tirar melhor a água. Depois com a mota quente vejo o nivel de oleo.

Inspecciono sempre o filtro e pré-filtro de ar no fim da lavagem.

Lavagens mais profundas, toca a tirar os depositos e carenagens e lavo normalmente por dentro, mas dá uma trabalheira do caraças.

13 ago 2010 13:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 14 out 2009 20:53
Quanto a silicone sempre usei daquela que se vende no continente para o tablier do carro. Fica com um cheiro desagradável mas os plásticos parecem novos. Já experimentei melhores e piores (marca branca) e fazem todas o mesmo efeito.

Quanto à corrente, no fim dos passeios meto a mota no descanso central, 1ª ou 2ª e meto o spray da corrente de dentro para fora que assim com a força centrifuga tira algum do lixo.

Preciso de começar a limpar o filtro e ver o nível do óleo pois erradamente via com ela fria :unibrow: estamos sempre a aprender. Desmontar o depósito e limpar nos sítios menos acessíveis começa a ser necessário.

13 ago 2010 14:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Serôdio Escreveu:
tenho utilizado o WD40 para tudo...........aquilo não me parece que estrague plásticos nem borrachas........

E não estraga , pelo menos a minha primeira Adventure foi limpa e besuntada com WD40 durante 2 anos .
E aquilo até é um bom agente de limpeza .

13 ago 2010 14:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
JEAN PIERRE

Registado: 15 mai 2010 12:46
Boas
Eu utilizo um produto que uso muito la no lagar onde trabalho.
Ecogras pulvuriso a mota toda e é so passar agua á pressao de preferencia.
è um desengordurante e desinfectante para bens alimentares e como a mim me sai relactivamente barato (baratissimo) é o ideal!!!
Mas claro depois NAO pode faltar a lubrificaçao na mota toda!!
Mas fica um brinco e nao afecta nada na mota apesar de ser um desengordurante!!

KTM Adventure 1090R 2017
KTM EXC 500 sixdays spain

13 ago 2010 18:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

obrigado a todos pelas dicas, como querosene nao arranjo vou usar para tirar oleo ou castrol metal parts cleaner ou wd40 mas o castrol nao fica nada gurduroso passa-se a mao e espétaculo, tira oleo todo.descobri e comprei este produto para umas partes da moto que estavam a ganhar ferrugem. milagroso saiu tudo , deitei passado uns dias fui la ver, nao tem nada mais, só passei um pano para limpar melhor. é usado nos aviões para proteger da corrosão

http://www.acf-50.co.uk/motorcycle.htm

Alguem sabe o que tira nódoas de liquido dos travoes? mudei a pouco tempo, cairam pingas no motor mas não saem mais, nódoas brancas, com wd40 nao sai :( obrigado

14 ago 2010 12:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

losteden84 Escreveu:

Alguem sabe o que tira nódoas de liquido dos travoes?

O liquido de travões não deixa nódoa , queima .
Essas manchas é queimado .

Se for numa superfície de tinta , podes tentar polish . Ou então mato com ela , com uns riscos e arranhões pelo meio ........ [wink]

14 ago 2010 13:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 28 jul 2010 22:57
Já aprendi imenso com este tópico... Nem imaginem o que se consegue fazer de errado ao lavar uma moto... :ups: :ups: :ups:

Editado pela última vez por Oliveira em 14 ago 2010 17:06, num total de 1 vez.

14 ago 2010 16:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

liquido dos travões queima mesmo nao sai com nada, tenho de pintar motor tou a ver, vou tentar com aquele produto tira nódoas de alcatrao etc

14 ago 2010 16:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

olá, bem o oleo dos travoes dot4 saiu com tira nodoas GS27 da norauto! :) agora necessito olear a corrente de novo! tenho o produto S100 WHITE CHAIN SPRAY, mas necessito algo para tirar oleo velho e limpar a corrente antes de colocar este spray. onde arranjam querosene ou parafina? nao vejo isso em lado nenhum... queria uma coisa barata porque sprays de limpeza de corrente custam 5 ou mais euros e só quase dão para uma vez, o que eu queria era um garrafão de querosene e já dá para muito tempo.não me estou a ver colocar esses produtos de cosinha acima falados na corrente da moto! amanha devo limpar a corrente com WD40 antes de aplicar o S100, mas pesquisei que usar muito wd40 na corrente e mau por isso é que queria o tal querosene que todos falam bem. aqui mostra o porquê não usar wd40 na corrente ai fala da bicicleta não sei se moto é a mesma coisa

http://massacriticapt.net/?q=node/1071

20 ago 2010 13:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 26 nov 2009 19:54
Mas o WD40 é usado para limpar a corrente, especialmente quando tem muita areia ou poeira agarrada ao que ainda resta do oleo de corrente.
Depois lavas com jacto de agua, deixas secar e então se o resultado for bom (estiver limpa) passas o oleo de corrente.

20 ago 2010 14:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

losteden84 Escreveu:
não me estou a ver colocar esses produtos de cosinha acima falados na corrente da moto!

Realmente parece mal , cozinha/motos , não liga lá muito bem , até parece um bocado amaricado [bigsmile]

De principio , a mulher quando me via com FORZA na mão , chamava-me logo para dar um jeitinho ao forno e tal ...... depois mudei para um que não desse para fornos , esse que meti lá em cima ...... mas lixei-me ! Aquele dá para limpar a cozinha toda :stupid:

20 ago 2010 15:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 16 abr 2009 22:43
Desculpem que vos diga mas está aqui um tópico tao amaricado, vou-vos contar... :ass:
Como tiro este mosquito da mota, como tiro aquela pinga de oleo da mota, como deixo a corrente a brilhar... chiça, macho que é macho deixa a mota cheia de lama e besuntada de oleo e mosquitos de volta pra volta! Assim quando voltar a pegar nela parece sempre que vem de uma grande aventura de dias! eheheh

Brincadeiras á parte, depois de todos os procedimentos de lavagem, isto é fundamental:

Serôdio Escreveu:
Vou sempre dar uma volta depois da lavagem, para tirar melhor a água.

Fundamental porque obriga a sair os restos de agua da mota e assim prolonga o bom estado de todos os seus componentes evitando assim o desgaste e oxidação prematura.

21 ago 2010 10:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
NINJA Man

Careca Escreveu:
macho que é macho deixa a mota cheia de lama e besuntada de oleo e mosquitos de volta pra volta
e no fim paga reparações avultadas porque anda com embraiagens soltas, fugas de oleo, transmissão desgastada precocemente :D

A minha no final de cada passeio leva no mínimo um jacto de agua para tirar a terra. Depois uma pequena inspecção a alguns componentes, e sou incapaz de andar com ela sem confirmar o nível do oleo... :kiss:

quanto à limpeza da corrente, cada um usa aquilo que lhe traz melhores resultados, eu limpo com detergente e lubrifico inicialmente com wd40 para retirar a água e sujidade dos o-rings. quando a transmissão está quente (após 3 ou 4 kms) lubrifico com spray próprio para correntes de o-rings.

BLACK ADV | WHITE XR

22 ago 2010 21:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 19 abr 2009 22:47
Boas :okkk:

Eu também no fim de cada volta lavo só com agua.
A correntes quando chego a casa enquanto estão quentes uso valvolina 140 não salta para jante e pelo teste que fiz funciona melhor que os sprays :lol:

25 ago 2010 15:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 19 mensagens ] 

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para: