| Autor |
Mensagem |
|
Victor Figueiredo
Aventureiro
Registado: 06 ago 2009 10:26 Mensagens: 658 Localização: Viseu
|
 Atrelados - legislação e regras aplicáveis.
. O tema é sempre oportuno: para quem pretender adquirir um atrelado para transporte de motos, que regras é que deve respeitar para não infringir a lei/código da estrada?  (não sei se esta é a secção certa para colocar a questão, contudo cá fica!)
_________________ Suzuki DRZ E 400 + ? http://picasaweb.google.pt/victorfig
|
| 05 nov 2010 15:41 |
|
 |
|
bikekid
Aventureiro
Registado: 27 out 2009 12:06 Mensagens: 208 Localização: Beja
|
 Re: Atrelados - legislação e regras aplicáveis.
Para transportar motos, basta um atrelado normal, onde colocas a matrícula do veículo.
Só para atrelados com mais peso é que tens que ter cuidado e já precisam de estar matriculados.
_________________ DL-650 K7 Blue
|
| 05 nov 2010 16:40 |
|
 |
|
JaimeX
Aventureiro
Registado: 19 out 2009 08:08 Mensagens: 1674 Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
|
Um atrelado normal e uma adenda ao seguro da viatura que transporta o atrelado, que no meu caso implica mais 30 euros anuais, isto para não haver chatices.
também já ouvi dizer que às vezes embirram com os atrelados artesanais.
_________________ Abraço JaimeX
Laranjinha 990 :-)
|
| 05 nov 2010 16:49 |
|
 |
|
Jorge Morais
Aventureiro
Registado: 04 mai 2009 08:45 Mensagens: 962 Localização: Green Ville
|
Os atrelados "normais" - que usam a matricula do carro - só podem ir até 300Kg. Quando ando com as duas KTM adventure, já ando a infringir o código. 
_________________ Powered by KTM
|
| 05 nov 2010 16:59 |
|
 |
|
Strom II
Aventureiro
Registado: 23 dez 2009 21:28 Mensagens: 42 Localização: Evora
|
Todos os atrelados tem que estar homologados! Podem usar matricula do veiculo rebocador desde que o peso bruto não ultrapasse os 300kg (mota+atrelado), no livrete do veiculo rebocador, tem que estar o peso máximo rebocavel, e no seguro tem que estar descriminado o atrelado... Mais de 300kg e ate 750, o atrelado tem que ter matricula própria e tudo o que isso obriga, seguro etc.... Mais de 750kg, tem que ir tirar a carta B+E...
A boa noticia e que os policias ainda vão fechado os olhos aos caseiros! Quanto ao peso, conta-se as operações stop com balança!
|
| 05 nov 2010 17:32 |
|
 |
|
Victor Figueiredo
Aventureiro
Registado: 06 ago 2009 10:26 Mensagens: 658 Localização: Viseu
|
. Também tenho essa ideia, quanto aos reboques caseiros.
Foi-me dito que a polícia, na maioria das vezes, (só) pede os docs do veículo rebocador, do seguro do mesmo que deve cobrir o reboque, e os da moto rebocada (embora a obrigatoriedade de apresentar os do veículo rebocado seja discutível...).
Ou seja, muitos não ligam à homologação do reboque.
Contudo, como este circula na via pública, se não possuir condições de estabilidade, aderência, iluminação..., etc, constitui um perigo para o próprio utilizador e para terceiros. E essas "aptidões" garantem-se com uma homologação...
_________________ Suzuki DRZ E 400 + ? http://picasaweb.google.pt/victorfig
|
| 05 nov 2010 19:12 |
|
 |
|
Gravataça
Mad Dog
Registado: 19 nov 2009 14:32 Mensagens: 1560 Localização: penafiel
|
Strom II Escreveu: Todos os atrelados tem que estar homologados! Podem usar matricula do veiculo rebocador desde que o peso bruto não ultrapasse os 300kg (mota+atrelado), no livrete do veiculo rebocador, tem que estar o peso máximo rebocavel, e no seguro tem que estar descriminado o atrelado... Mais de 300kg e ate 750, o atrelado tem que ter matricula própria e tudo o que isso obriga, seguro etc.... Mais de 750kg, tem que ir tirar a carta B+E...
A boa noticia e que os policias ainda vão fechado os olhos aos caseiros! Quanto ao peso, conta-se as operações stop com balança! Pelo livrete ou documento que identifique o veiculo em cima do atrelado podem fazer-te as contas como ja me fizeram uma vez.....e nem precisei de mostrar livrete pelo numero de chassis chegaram lá 
|
| 05 nov 2010 21:48 |
|
 |
|
Careca
Aventureiro
Registado: 16 abr 2009 22:43 Mensagens: 4977 Localização: Penedo-Vieira do Minho
|
JaimeX Escreveu: Um atrelado normal e uma adenda ao seguro da viatura que transporta o atrelado, que no meu caso implica mais 30 euros anuais, isto para não haver chatices.
Uma pequena curiosidade... Sabiam que em caso de assistencia em viagem, os reboques so querem levar os atrelados e nao o que está em cima deles tipo uma mota? E se lhes dissermos para levar, nao se responsabilizam? Entao para que raio serve um atrelado senao para carregar motas e afins?? Para andar vazio ninguem precisa de um atrelado... Mas tambem os podemos lixar... Nao se responsabilizam?? Motinha fora do atrelado e toca a chamar a assistencia em viagem da mota... assim a companhia até arreguila os olhos, nao se responsabilizam e gastam o dobro do dinheiro em outro reboque! é para isso que eu pago... 
_________________ -o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…
|
| 05 nov 2010 21:52 |
|
 |
|
Paulo Li
Aventureiro
Registado: 11 out 2009 02:13 Mensagens: 3341 Localização: LX
|
Careca Escreveu: JaimeX Escreveu: Um atrelado normal e uma adenda ao seguro da viatura que transporta o atrelado, que no meu caso implica mais 30 euros anuais, isto para não haver chatices.
Uma pequena curiosidade... Sabiam que em caso de assistencia em viagem, os reboques so querem levar os atrelados e nao o que está em cima deles tipo uma mota? E se lhes dissermos para levar, nao se responsabilizam? Entao para que raio serve um atrelado senao para carregar motas e afins?? Para andar vazio ninguem precisa de um atrelado... Mas tambem os podemos lixar... Nao se responsabilizam?? Motinha fora do atrelado e toca a chamar a assistencia em viagem da mota... assim a companhia até arreguila os olhos, nao se responsabilizam e gastam o dobro do dinheiro em outro reboque! é para isso que eu pago...  Careca e se for um barco ou mota de água 
_________________ "It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it. The hard.... Is what makes it GREAT"
Dirty Bikes what else?
Li Mene.
|
| 05 nov 2010 22:02 |
|
 |
|
Strom II
Aventureiro
|
Gravataça Escreveu: Pelo livrete ou documento que identifique o veiculo em cima do atrelado podem fazer-te as contas como ja me fizeram uma vez.....e nem precisei de mostrar livrete pelo numero de chassis chegaram lá  Mas foste multado!? Tenho as minhas duvidas quanto a legalidade disso! Pois podes sempre alegar que o atrelado trás três calhas amovíveis e tu tiraste duas, que a mota esta modificada, faltam peças etc 
|
| 06 nov 2010 10:05 |
|
 |
|
Strom II
Aventureiro
|
Paulo Li Escreveu: Careca e se for um barco ou mota de água  Fazes o mesmo! Eu tenho seguro na minha mota de agua "contra todos" e danos pessoais! Agora nunca chamei nenhum! Vai na volta aparecem com um reboque normal Se for no Rio chama o careca que ele vai nos buscar de barquinho ![tongue [:p]](./images/smilies/icon_smile_tongue.gif)
|
| 06 nov 2010 10:08 |
|
 |
|
bikekid
Aventureiro
Registado: 27 out 2009 12:06 Mensagens: 208 Localização: Beja
|
Strom II Escreveu: Mas foste multado!? Tenho as minhas duvidas quanto a legalidade disso! Pois podes sempre alegar que o atrelado trás três calhas amovíveis e tu tiraste duas, que a mota esta modificada, faltam peças etc  Primeiro pagas, depois recorres. ![tongue [:p]](./images/smilies/icon_smile_tongue.gif)
_________________ DL-650 K7 Blue
|
| 06 nov 2010 11:35 |
|
 |
|