| Autor |
Mensagem |
|
Nuno_Dias
Aventureiro
Registado: 08 set 2009 15:11 Mensagens: 3212 Localização: Póvoa Sto. Adrião
|
 Não sei o que se passa!
Boas pessoal, Após Domingo passado, ir ter andado a chafurdar na lama, assim que acabei o passeio como habitualmente, fui lavar a mota. Lavei nos "trombinhas" com pressão como sempre fiz. Quando sai da lavagem passados um 200 metros e porque ja era final de tarde reparei que não tinha luzes nenhumas. Pus a mota na garagem e só ontem pude verificar o fusível. O fusível estava queimado e troquei. Pus a mota a trabalhar e á primeira aceleradela queimou de novo. Voltei a por outro e fui ao cinema, e depois fui beber um copo. Quando cheguei ao Bar onde fui, puffff sem luzes novamente. Fusível novamente queimado. Como não tinha mais nenhum e era noite, pus um fio em volta do fusível para desenrascar a coisa (sei que não se faz). Mas passados 100 metros, a mota foi abaixo e nao mais deu sinal. Chamei reboque e hoje estive de volta da mota. Troquei o fusivel principal junto da bateria que foi o que fez ficar "morta" dei uma olhadela em tudo o que era ligações do Xenon, isolei o que me pareceu menos bem, troquei o fusível por um novo, pus a mota a funcionar. Tudo Ok. Sai da garagem e puffff sem luzes, sem fusível, troca por outro, e vim ate casa "12 kms" cheguei a casa e pufff, novamente sem luzes e sem fusível. A mota funciona. Não tenho é luzes! Deverei ter qq coisa que me esteja a fazer curto circuito? O que poderá ser visto que so afecta as luzes? Neste ultimo trajecto nem liguei os médios pois pensei que fosse eventualmente algo a ver com Xenon, balastro, ou seja vim de minimos, mas voltou a acontecer....
Que acham que poderá ser?
Thanks.
_________________ Two Big for me...
|
| 01 dez 2010 23:08 |
|
 |
|
gustavo.ramos
Aventureiro
Registado: 11 dez 2009 23:26 Mensagens: 1007
|
 Re: Não sei o que se passa!
Tens a cablagem positiva do circuito de médios algures a fazer curto circuito ou com outro fio ou a tocar directamente no quadro da mota. Como nao é imediato, estará susceptivel ao movimento da mota. Desmonta e verifica os fiozinhos! Como eu gosto de avarias eléctricas.... 
_________________ Gustavo Ramos
690 & 990 Laranjinha Negra #108
|
| 01 dez 2010 23:16 |
|
 |
|
LuisMadeira
Aventureiro
Registado: 23 nov 2010 14:06 Mensagens: 30 Localização: Paço Arcos
|
Tenho reparado algumas avarias com sintomas semelhantes, normalmente tem a ver com entrada de água para dentro dos comutadores, eles foram feitos para andar á chuva mas não para levarem com água a 80 ou 100 bar, á imagem do que acontece com outras partes sensiveis das motas (manometros, ignição, corrente, etc.) e que muitas vezes a situação não é levada em conta.
|
| 02 dez 2010 01:07 |
|
 |
|
Nuno_Dias
Aventureiro
|
gustavo.ramos Escreveu: Tens a cablagem positiva do circuito de médios algures a fazer curto circuito ou com outro fio ou a tocar directamente no quadro da mota. Como nao é imediato, estará susceptivel ao movimento da mota. Desmonta e verifica os fiozinhos! Como eu gosto de avarias eléctricas....  Gustavo, mas da ultima vez vim de minimos e aconteceu na mesma, ou seja julgo que o problema não será por causa dos médios nao achas? É que ainda por cima não percebo nada de coisas electricas.... 
|
| 02 dez 2010 09:48 |
|
 |
|
nuno_cesar
Aventureiro
Registado: 16 nov 2009 15:42 Mensagens: 1221 Localização: Montijo / Odivelas
|
Nuno, já me aconteceu igual num passeio, nem sequer foi após a lavagem Entretanto o que fiz foi desmontar todos os interruptores e limpar com WD40, limpei todos os contactos (fichas, etc...) com o mm WD40, verifiquei os fios à procura de algum defeitos que não encontrei, remontei tudo e ficou bom Isto foi pouco tempo antes de instalar o Xénon... até hoje fiquei sem saber porque tive de andar noite escura no meio num pinhal com o frontal no capacete Boa sorte... se não chegares a nenhuma conclusão devias esperimentar voltar a ligar a lampada original para veres o que acontece.
_________________ Bom TT, Nuno César Super Ténéré Suzuki DR-Z400 E
|
| 02 dez 2010 09:55 |
|
 |
|
Nuno_Dias
Aventureiro
|
nuno_cesar Escreveu: Nuno, já me aconteceu igual num passeio, nem sequer foi após a lavagem Entretanto o que fiz foi desmontar todos os interruptores e limpar com WD40, limpei todos os contactos (fichas, etc...) com o mm WD40, verifiquei os fios à procura de algum defeitos que não encontrei, remontei tudo e ficou bom Isto foi pouco tempo antes de instalar o Xénon... até hoje fiquei sem saber porque tive de andar noite escura no meio num pinhal com o frontal no capacete Boa sorte... se não chegares a nenhuma conclusão devias esperimentar voltar a ligar a lampada original para veres o que acontece. Sim Nuno, Também me parece que poderá ter a ver com algum contacto, pois andar na lama á farta, deixa sempre rasto. Vou fazer isso, um limpeza mais profunda e com WD. A ver se resolve...
|
| 02 dez 2010 09:57 |
|
 |
|
gustavo.ramos
Aventureiro
Registado: 11 dez 2009 23:26 Mensagens: 1007
|
Se funde os fusiveis é porque há curto circuito algures. Fio descarnado, fichas queimadas ou massa com o quadro. A chatice adicional de problemas eléctricos é que obriga a desmontar muita coisa e por vezes o problema desaparece tão misteriosamente como apareceu. Eu uso WD40 em todas as lavagens, geralmente compro em embalagens de 5 litros, a mota fica toda brilhante e quando volto a ligá-la é um fumo e cheirinho a "rosas" que é uma maravilha. 
_________________ Gustavo Ramos
690 & 990 Laranjinha Negra #108
|
| 02 dez 2010 10:46 |
|
 |
|
Paulo Machado
Aventureiro
Registado: 04 mar 2010 11:51 Mensagens: 1993 Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
|
Essa de desaparecer misteriosamente tem muito que se lhe diga... Tive um Peugeot 106 XSI que volta e meia o fusível da bomba de gasolina estoirava, na Peugeot desmancharam o carro todo, tiraram inclusive as alcatifas, e montaram-no de novo... O carro ficou a 100% e nunca mais deu chatices, mas o que era ninguém soube...
_________________ A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...
|
| 02 dez 2010 10:53 |
|
 |
|
Nuno_Dias
Aventureiro
|
Ainda pensei que tivesse a ver com o Xénon, mas já montei aquilo ha meses e nunca deu problema. Alias nunca tive problema eléctrico com a mota...e apareceu assim de repente...após uma lavagem, que nem sei se terá a ver. Enfim resta-me desmanchar e limpar e lubrificar tudo para ver!
|
| 02 dez 2010 11:13 |
|
 |
|
Paulo Machado
Aventureiro
Registado: 04 mar 2010 11:51 Mensagens: 1993 Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
|
Já viste a bateria? Ligação? Pode ser "zebro"... Escova bem (para limpar) e depois coloca isolante (um pouco de vaselina é uma boa solução)...
_________________ A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...
|
| 02 dez 2010 11:31 |
|
 |
|
Miguel Castro
Aventureiro
Registado: 02 jan 2010 21:36 Mensagens: 801 Localização: Carcavelos
|
_________________ AT -RDo7
|
| 02 dez 2010 13:55 |
|
 |
|
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
|
Problemas eléctricos e ainda por cima intermitentes Pain in the assssssss ........ Só mesmo por tentativas , tens aí já boas dicas , boa sorte 
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
|
| 02 dez 2010 14:11 |
|
 |
|
PauloBig
MacGyver
Registado: 01 out 2010 07:48 Mensagens: 1018
|
boas, tenta por a moto a trabalhar até aquecer o motor ,e desligas as fichas de ligação ao farol trazeiro e minimo frontal, ve se rebenta novamente um fusivel ,se assim o fizer o curto-circuito poderá ser proveniente dos comandos de volante com humidade ,resolve se pondo um sprau de limpeza de contactos , se não rebentar ve o casquilho e ligações do farol trazeiro podem conter muita lama e provocar retorno de tenção e curto-circuito.
_________________ KTMzinha biciclete a pedais UMM ALTER ado
TRAIL=Anda-se lentamente mas vive-se intensamente...
|
| 02 dez 2010 14:20 |
|
 |
|
Nuno_Dias
Aventureiro
|
Como alguém disse foi um "pain in the ass"... Na sexta feira comprei 10 fusiveis. Toca a desmontar a frente e traseira da mota, lufrificar com spray próprio de limpeza de contactos, todas as fichas, ligaçoes, casquilhos etc... Luzes da frente, de trás, pedais de travão etc... Passadas umas horas vou experimentar, e assim que mexo na mota...Kaput. Toca a ver mais fichas, conexões etc...sempre de luz ligada e por vezes mota a funcionar...e de repente....puuufff Mais uma vez mota a funcionar e sempre de luz ligada e nunca fundiu o fusível, mexiamos em tudo o que eram fios, ver ligações do alarme, da tomada de isqueiro....etc... Montamos tudo com a luz sempre a funcionar. Vou experimentar!!! Visto casaco, capacete, e luvas. Comentário: Não sei p que te estás a preparar todo....o fusivel vai queimar... Não...já está a bulir ha algum tempo montámos tudo e nao queimou mais. Pego no volante da mota para a endireitar e Puuuffff Já estava a ficar F***dido. Mas calma foi quando mexi o volante....tem q ser aqui na frente! Mete outro fusivel e mexe o volante!!! Mexo o volante e ouve-se um barulhinho e fusivel pifado. Mete outro!!! Mexe o volante porque nao sei se o barulho era do fusivel a quimar ou se era mesmo daqui da frente. Mexo o volante e mais um fusivel! Desmonta-se a frente, põe-se a lanterna e meto outro fusivel e mexemos no emaranhado de fios que está junto da aranha....espera....acho que ja estou a ver! Provavelmente o conjunto de fios que estava junto á aranha trilhou por algum motivo. Retira-se a braçadeira, e ve-se um fio ligieramente descarnado mas o suficiente para fazer o tal curto circuito. Toca de reparar e isolar correctamente. E tudo acabou em bem 4 horitas depois, mais coisa menos coisa!
|
| 06 dez 2010 09:39 |
|
 |
|
Paulo Machado
Aventureiro
|
Fantástico... Ainda bem que resolveste isso... Eu sempre tive o mau hábito de tudo quanto seja cabos e tubagens e rocem por exemplo na mesa de direcção eu coloco sempre um bocado de fita isoladora na zona de contacto... Manias... ![big smile [bigsmile]](./images/smilies/icon_smile_big.gif)
|
| 06 dez 2010 10:29 |
|
 |
|
Miguel
AquAmAn
Registado: 21 abr 2009 14:37 Mensagens: 6114 Localização: Oeiras, Lisboa
|
Ainda bem que já resolveste isso Nuno 
|
| 06 dez 2010 20:13 |
|
 |
|
motopi22
Aventureiro
Registado: 19 mai 2006 13:47 Mensagens: 44 Localização: portalegre
|
sao as avarias mais chatas de reparar leva horas a encontrar e 5 minutos para reparar ainda bem que a achas-te abraços
|
| 07 dez 2010 14:22 |
|
 |
|
Freebiker
Aventureiro
Registado: 26 nov 2009 19:54 Mensagens: 345 Localização: msul
|
tens andado em maré de problemas electricos 
_________________ para a frente é que é o caminho...e nós escolhemos o nosso... GSXR1300R-HAYABUSA/ BERG TRAILROCK 4.7HD
|
| 07 dez 2010 17:46 |
|
 |
|