Data/Hora: 29 abr 2026 14:15

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 160 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
 Areia até ao nariz, no CENTRO / NORTE 28 / 29 e 30 Janeiro 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 14 dez 2009 19:38
Mensagem Re: Areia até ao nariz, no CENTRO / NORTE 28 / 29 e 30 Janeiro
Luís Caetano Escreveu:
Não menos importante, o convívio, aquele queijinho Quinta das Arcas e vinho Penedo Gordo (Marioti), o queijinho da Serra, vinho e enchidos (Big) e o garrafão do Rui Marques dão um toque especial ao fim de um dia estafante como foi o de sábado!

Eu adorei todo o passeio, por mim voltava já este mês que vem, mas sem dúvida nenhuma que o ponto alto foi esse! O pessoal estava com uma traça, ui ui!
Benditos Marioti, Big e Marques! Aquilo é que foi recarregar baterias! :clapp:
Tive pena de não fazer o passeio da serra no Domingo, mas outros valores se levantaram.
Mas valeu bem a pena rumar a norte só à noite, assim ainda fiquei para o lanche de fim de tarde e jantar, os prémios merecidos para os guerreiros da areia! :friends:

31 jan 2011 12:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 10 set 2010 13:05
Ora cá vai um video da malta a brincar com as mamas da rainha [bigsmile] :

31 jan 2011 15:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 25 set 2009 21:47
Luis Deus Escreveu:
Ohohohoh João explica lá melhor porque é que a velhinha 525 exc é a melhor de todas pá? Tens de ir aos treinos com a LC8 !!! Abandonar a moto do homem , não vale :lol:

grande maquina sim senhor , levou me ate ao cimo das mamas da rainha direitinha que nem um fuzo, embora tenha conseguido subir as mamas 4 vezes , essa duna ficou me aqui atravessada pois a dr não conseguio chegar la , mas eu e o nuno cesar ja encontramos o problema das nos amarelinhas não chegarem la e ja fizemos uma compra em grupo de umas coisinhas destas para a reedição

Imagem

:yupi: :yupi: :yupi: :yupi:

KTM 300 EXCe
YAMAHA ST 750

31 jan 2011 15:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 18 set 2009 10:21
Estive a ver por onde tínhamos andado, interessante ver os trilhos, mas sobretudo interessante ver onde não andámos e podíamos (devíamos) ter andado.

Uma das curiosidades quando regressávamos a Pedrógão vindo do P. do Inglês, foi dar com uma das torres de vigia, fui bisbilhotar no GE e descobri mais torres de vigias e muitas outras curiosidades, todas elas com acesso por trilho e aposto que todas asseguram dificuldades muito próprias.

Temos que lá voltar, e visitar todas as curiosidades que a mata esconde, são tantos os caminhos que podemos sair de um ponto e ir com toda a tranquilidade a outro ponto sempre em azimute, não há cancelas, nem há ribeiros, só umas dunaszinhas de areia, fresca e fofa.

Vamos por ali, até acolá e chegamos lá :clapp:

31 jan 2011 15:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Pedro BC Escreveu:
Estive a ver por onde tínhamos andado, interessante ver os trilhos, mas sobretudo interessante ver onde não andámos e podíamos (devíamos) ter andado.

Uma das curiosidades quando regressávamos a Pedrógão vindo do P. do Inglês, foi dar com uma das torres de vigia, fui bisbilhotar no GE e descobri mais torres de vigias e muitas outras curiosidades, todas elas com acesso por trilho e aposto que todas asseguram dificuldades muito próprias.

Temos que lá voltar, e visitar todas as curiosidades que a mata esconde, são tantos os caminhos que podemos sair de um ponto e ir com toda a tranquilidade a outro ponto sempre em azimute, não há cancelas, nem há ribeiros, só umas dunaszinhas de areia, fresca e fofa.

Por mim era já no próximo fds :nod:

31 jan 2011 17:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
PETER SNOW

Registado: 08 jun 2009 20:31
primeiro que tudo referir que há ausencias que se notam, e quando essas são pelas piores razoes :angry: ... força nisso...

pais so sabes dizer que subiste as mamas 4 vezes mas não sabes dizer que tentaste prai umas 1000... :D

oh deus! eu não consegui subir as mamas com a xr porque no abastecimento anterior tinha atestado, ou seja o deposito estava muito cheio logo muito peso :shi:
:D

depois coloco as fotos que tenho e relato outros comentarios acerca da desorganização :okkk:

inte

31 jan 2011 18:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

pedronevs Escreveu:
depois coloco as fotos que tenho e relato outros comentarios acerca da desorganização :okkk:

inte

Ai de ti que digas mal :grrr:

31 jan 2011 18:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 17 nov 2010 16:27
ò pessoal então não botam mais fotos e bideos??

31 jan 2011 18:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 17 jan 2011 16:44
Pedro BC Escreveu:

Boas,

Estou a ver que temos adeptos ferranhos das areias :clapp: :clapp:

Grande Pedro, parabens pela desorganização! Quanto a esses pontos que falas... o meu objectivo era passares em pelo menos dois, ambos com caminhos muito... caricatos.
Fica para uma proxima.

Um abraço a todos,

João Marques

31 jan 2011 18:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Serus Spielberg

Registado: 16 abr 2009 22:31
Que ganda banho de areia. Estou todo partido mas feliz.

BC, que grande desorganização, adorei, o engraçado é que as coisas principais estavam asseguradas como o jantar, a estadia, o queijo, o chouriço e o vinho.

O passeio propriamente dito foi espetacular, adorei o trajecto, arrebentei umas 3 ou 4 vezes e pensei em ir para casa as mesmas vezes, mas depois lá descansava um pouco e toca a dar gaz, aqueles primeiros minutos depois de descansar era puro prazer, depois dava o abafa e parava outra vez e assim sucessivamente. Cai umas vezes mas nada de problematico, também não andava ás velocidades que certos malucos andavam.

Acho que o BC inventou um novo tipo de navegação em passeios que eu nunca tinha visto, já andei com roadbooks, com tracks no GPS, a fazer rotação ao penúltimo, mas navegação á pisteiro de rodados nunca tinha feito e é muito interessante. Foi uma coisa do género de tudo ao molhe e fé em deus, mas como o pessoal é como é (tudo malta boa) a coisa corre sempre bem.

Barbosa a mota aprova na areia, fez tudo sem espinhas. Obrigado amigo.

Ricardo, ópá desculpa lá a cena da autoestrada mas tu stressaste tanto e da maneira que falaste parecia-me que querias ir sozinho, só passado um bocado é que pensei e vi que foi má opção não ter ido contigo, mas já era tarde demais. Olha, foi mais uma prova de fogo no teu treino na XR, agora já nada te pára, para a proxima já sobes as mamas.

Tirei algumas fotos, nada de especial porque ia mais preocupado em me manter em pé ou sentado em cima da mota.

Á saida do parque
Imagem

O Bruno
Imagem

As mamas:
Imagem

Imagem

Era uma confusão com as motas, a certo ponto já não sabia quem é que era a tentar a subir, mas parece-me que sempre que chegava uma mota lá em cima, era o Pais a conduzir.
Imagem

Deus lá em cima
Imagem

Imagem

Deus com companhia
Imagem

Imagem

Imagem

Mais algumas
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mais uma brincadeira lá para os lados do Neves
Imagem

Resta-me agradecer a hospitalidade da mãe, da namorada do Neves e até ao proprio Neves pela calorosa hospitalidade. E o passeiozito foi bem fixe para desenjoar da areia.

Para a proxima estou lá … se já tiver montada propria, porque de motas emprestadas já chega.

Lança, muitos pensamentos neste fim de semana foram-te dedicados.
Não é a mesma coisa sem a tua dose de loucura.

31 jan 2011 18:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 25 set 2009 21:47
pedronevs Escreveu:

pais so sabes dizer que subiste as mamas 4 vezes mas não sabes dizer que tentaste prai umas 1000... :D

eu não digo mas vou mostrar no bideo que esta quase a sair, mas não foram 1000, foram 997 , porque as 3 vezes que fui com a tua moto não conta porque logo a partida eu ja estava mentalizado que o teu charuto não chegava la , so te estava era a dar esperanças :rolleyes: :rolleyes:

e para a proxima vou tentar 2000 , mas a amarelinha tem que subir aquilo , eu sou um gajo muita teimoso

nuno cesar :help:

KTM 300 EXCe
YAMAHA ST 750

31 jan 2011 19:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Aqui fica o testemunho de alguém pouco experiente em areia, mas que curtiu à brava. Amanhã ou isso logo falo sobre domingo.

Este foi o passeio da areia sem dúvida: mal saímos do parque de campismo, atravessamos a estrada e já estamos metidos em areia.

Como alguém já disse, era para voltar à direita mas houve imensa malta que foi em frente e numa rampa maior deu logo para ver o que me esperava. O que valeu foi a ajuda do Nuno Dias, para ajudar a puxar a burra no ultimo metro da subida.

Mais à frente, vou com fé a dar pau por fora do caminho com o Nuno Dias atrás de mim, começo a medir ao longe a distância entre os vários pinheiros, escolho uma passagem que me parece dar e toca de dar pau para não parar no subida. Infelizmente a medição ou pontaria foi errada, que dou com um punho da mota num pinheiro e sou baldeado para fora da mota. O que vale é que mais uma vez o Nuno vinha comigo e lá me ajudou a levantar a montada.

Apesar das quedas, como o chão é fofo e a velocidade não era muita (apesar de parecer a quem ia a conduzir) não me aleijei e por isso continuei feliz da vida a curtir.

Devido à chuva, a areia estava pouco solta, facilitando a progressão...pelo menos às primeiras 5 motas que passavam no caminho. A seguir, o resto da malta já penava um bocado.

Fiquei com a ideia que se por um lado o facto da areia estar molhada facilitava a mota andar sem se afundar tanto, por outro, por vezes causava algumas quedas interessantes, pois quando íamos dentro de um rasgo era mais difícil sair dele por a areia estar mais compacta.

Passadas as primeiras centenas de metros, a malta reagrupou-se e volta a dar pau. Desta vez apanhámos umas rectas interessantes, às ondas (cerca de 3m de largura por 1m de altura) que se por um lado tornavam a coisa engraçada por outra quando a malta se entusiasmava muito já ia aterrar na seguinte em dificuldades, sobretudo quem tinha uma montada mais pesada como eu.

A seguir atravessamos a estrada e toca de entrar novamente na areia, aqui nesta fase a malta já tinha entendido mais ou menos a mensagem de que era preciso andar com ritmo constante por forma a evitar ficar preso; de qualquer forma isso nas rectas funcionava, o problema eram as curvas, que ainda por cima já estavam bem cavadas.

Mais para a frente, apanhámos uns trilhos largos, por baixo de linhas eléctricas e/ou por cima de gasodutos, com cerca de 20m de largura em que a malta abusava um pouco mais com a velocidade...lembro-me de a certa altura pensar cá para mim que aquilo até estava a correr bem, após vários kms tinha a reportar 2 quedas, uma delas em curva e 2 atascanços, estava à espera de pior, ainda por cima com o pneu de trás meio careca e com os pneus com a mesma pressão com que tinha vindo na estrada no dia anterior.

Findo estes trilhos largos, a malta reagrupa-se toda junto à fábrica para curtir mais um pé de água valente antes de seguir viagem. Contornamos a fábrica e começamos a aproximar-nos das dunas. Aqui começam a desaparecer os pinheiros e passados os primeiros kms, começa-se a notar a areia mais solta.

Nesta fase seguimos um caminho atrás das dunas primárias, que vai serpenteando, mas que permite a quem quer fugir ao mesmo e ir por fora aproveitando as aberturas entre as moitas que por lá se encontravam. Aqui custava mais a progredir, era exigida força constante de braços no volante de modo a garantir que a roda da frente se mantinha a direito. Lembro-me de pensar a certa altura de alguns cenários no Dakar em zonas de fesh fesh, onde a malta vai a curtir mas tem que ir com atenção pois de repente a coisa pode azedar.

Segundo me lembro, desde a fábrica até ao parque de estacionamento junto à praia consegui fazer tudo sem ficar preso; até ajudei alguma malta a levantar as motas e desatascar.

Finalmente, chegámos ao parque de estacionamento. Penso que foi este o ponto onde a malta se agrupou toda pela última vez...o problema era daí para a frente.

A partir daqui a coisa tornou-se preta devido a uma grande diferença: o caminho era igual ao que tínhamos feito até aí, o problema era que o matagal e as dunas impossibilitavam à malta fugir do pseudo-caminho existente e por isso tinha que ir em constante equilibrio num caminho com cerca de 4m de largura, com constantes curvas apertadas que dificultavam muito o ganhar de velocidade; além disso, como toda a malta estava a passar pelo mesmo caminho começavam a aparecer as raizes das moitas por baixo do caminho, o que fazia com que a malta fosse a progredir em esforço e de repente o pneu de trás ganhava tracção e depois era conforme a sorte, umas vezes a mota disparava para a frente, outras vezes disparava para o lado e outras ainda quando o caminho estava muito escavado prendia de repente o pneu atrás da raiz e toca de fazer força para não ser ejectado pelo parabrisas.

A somar a isto tudo, já estávamos a andar aí à cerca de 4h e o cansaço começava a aparecer.

A certa altura já me lembro que volta e meia, sem saber como, ia parar a cima
das mini dunas que acompanhavam o caminho, umas vezes aterrava bem outras ficava preso na areia e outras ainda ficava preso no raio das moitas, que tinham galhos grossos como o caraças.

Com todas estas peripécias, basicamente a cada 100m caia, deixava a mota cair, ficava atascado ou tinha que parar para descansar.

O que vale é nesta fase ia acompanhado com o Paulo Big e o Nuno Dias, que me iam ajudando a progedir. Obrigado malta :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: Sem vocês acho que só tinha saído de lá de helicóptero.

Tanto era o esforço para avançar e o cansaço já acumulado, que a malta decidiu arranjar uma escapatória, que infelizmente não podemos referir aqui.

Com esta escapatória conseguimos avançar depressa até ao café em Pedrogão onde já os da frente tinham a barriguinha cheia de sandes, tostas mistas e afins.

A malta aqui comeu e os que ainda não tinham desistido voltaram a reagrupar para irmos para ver as famosas mamas. A partir daqui, a pedido da malta, foi traçado um caminho muito mais acessível, com grandes rectas planas pelo meio do pinhal que deu para colocar sorrisos na cara da malta outra vez.

Assim, passados alguns kms de curtição eis que chegámos às famosas mamas e que mamas; um par riginho quanto baste, com uns bicos assanhados apontando para o céu que até fizeram vários de nós arranhar para lhes chegar aos píncaros.

Aqui, apesar de grande insistência de alguns membros e motas, pelo que lembro apenas 2 bravos conseguiram chegar lá encima, como alguém já referiu. É de referir igualmente a tentativa do Barroso, que perto de chegar lá encima, foi altruísta e deixou a mota tentar chegar lá encima sozinha. Valeu-lhe o gesto, a malta cá debaixo gostou.

Eu preferi nem tentar, pois o pneu de trás estava careca e a única maneira de ter algum sucesso de chegar lá encima era ganhar balanço a direito num autêntico mar de regos de jipes, motas e afins em todas as direcções que faziam a mota saltar por tudo quanto era lado.

Posto isto, era hora de voltar ao parque de campismo.

Em resumo, adorei o passeio e recomenda-se!
Recomenda-se igualmente aos menos experientes nestas andanças prepararem-se bem fisicamente e espiritualmente para aguentar com o esforço físico, que é constantemente ir a aguentar o guiador, a corrigir os desequilíbrios com as pernas e a frequentemente desatascar a mota e/ou levantá-la.

Quanto às montadas, apesar de ser um dos poucos com uma trail (face à grande maioria de cabras e afins), confesso que apesar do peso da mota não ajudar, consegui curtir à mesma o passeio e desfrutá-lo. Sei que não andava tão depressa como algumas cabras, mas penso que o andar neste tipo de terrenos com uma mota pesada tem-me ajudado muito a progredir.

Com tanto mau trato que lhe dei, com vários tombos que levou, a mota tem-se aguentado de forma excelente; ainda não partiu piscas sequer e as únicas marcas são alguns ligeiros arranhões laterais nas carenagens. Além disso, no regresso ao parque no sábado, enquanto a malta das cabras/pseudo-cabras que voltou por estrada ia cheia de frio, eu ia protegido do frio atrás do para-brisas da mota e com as mãos quentinhas graças aos punhos aquecidos.
Como se diz na minha terra, grande mota moss!!! Vivam as trails!!!

Posto isto, cá vão mais umas fotos:

A entreajuda típica da malta! Espectáculo!
Imagem

O power ranger que nos acompanhou, com o seu relógio mágico que lhe permite transformar-se quando é necessário:
Imagem

A nova montada do Paulo Big, e com a qual ainda tive a sorte de dar uma voltinha:
Imagem

A malta no parque de estacionamento, a partir do qual as verdadeiras dificuldades começaram:
Imagem

A areia era mais que muita e prendia-se em todo o lado
Imagem

Imagem

O caminho por onde andámos a seguir ao parque de estacionamento
Imagem

31 jan 2011 19:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Taddy Barrosiak

Registado: 15 abr 2009 21:47
Filmei muito pouco. Fica o que tenho (resumido)

31 jan 2011 20:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 01 jan 2010 19:46
Passeio bem fix, mas já não é o que era.

parece um passeio cabritaventura

31 jan 2011 21:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
NINJA Man

Registado: 14 set 2005 13:35
Espectacular! Queremos uma reedição! Desta vez levo o fato impermeavel!

Alguém sabe como está o Cabral?

BLACK ADV | WHITE XR

31 jan 2011 21:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 16 abr 2010 08:59
O video ficou muito fixe :okkk:

ficou quase meio grupo parado até a Té ficar o rolar, tudo à espera da sua vez para ajudar, ou terá sido para descansar :D

mais uma vez obrigado por tudo companheiros :okkk:

31 jan 2011 21:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
AquAmAn

Registado: 21 abr 2009 14:37
Videos e fotos 5 estrelas!

31 jan 2011 22:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Taddy Barrosiak

Registado: 15 abr 2009 21:47
Victor Ramos Escreveu:

O Pessoal das Trails balda-se.... :flush:

Seja Cabra seja Trail, o que interessa é o cumbibio.

Mas pegando aqui na deixa do Vitor (e com essa boca vais ter o ónus de aparecer) eu alinho numa reedição à moda antiga.
DE TRAIL :yesss:

Só têm que convencer o BC a levar a dele, e não se deixem enganar quando ele vier com aquela que o escalheiro também é Trail.... :ass:

Ver o caetano atrás de mim de 990, deixou-me de consciência pesada!!! :ups:

Presenças obrigatórias:

Lança (para animar)
Paulo Big (equipa técnica)
Vitor Ramos (abriu o bico, lixou-se)
MarioTi (pelo queijo e tintol)
Caetano (para puxar pela malta)
Pedro BC (para reflectir que a idade pesa, e trails é para malta nova) :D

e os restantes pela companhia e palhaçada!

marquem data!! :yupi:

31 jan 2011 22:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 16 abr 2009 22:43
Parece que se divertiram bastante, parabens!

Victor Ramos Escreveu:

Este home fala pouco mas quando fala acerta sempre...

No passeio que o barroso fala já alinho!

31 jan 2011 22:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
NINJA Man

Registado: 14 set 2005 13:35
Careca Escreveu:
No passeio que o barroso fala já alinho!

Ouvi dizer que nesse dia há um torneio de paintball edição casados vs solteiros...

Tens a certeza que alinhas? Não é melhor falares primeiro com a querida? :zum:

BLACK ADV | WHITE XR

31 jan 2011 22:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 20 jan 2011 13:38
Passeio de Trail, estou nessa!..
Posso levar vontade de me sujar, vontade de soltar o animal da mota, alegria, e a mota!!!
Quinta feira já podemos fechar o dia :unibrow: :nod: :unibrow: :nod: num jantar...de pauzinhos!

"Viajar de carro aprecia-se a paisagem, de mota...faz-se parte dela!"

31 jan 2011 22:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 01 jan 2010 19:46
pbar Escreveu:
Victor Ramos Escreveu:

O Pessoal das Trails balda-se.... :flush:

só não fui porque tenho pontos na mão esquerda

Marquem esse que eu vou .
Dia 12 não posso.

31 jan 2011 22:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

morais Escreveu:
Alguém sabe como está o Cabral?

Falei com ele antes de embarcar para London city, está dorido mas fixolas, dentro de 15 dias deve regressar às lides.

Mas que o pequeno me pregou um susto pergou, estive com ele tranquilamente 1 horinha e já não sabia o que fazer para o tirar do areal, o homem controcia-se de dores sempre que mexia aquele presunto e no estado em que estava aquele caminho, a coisa ia ser lonnnnnga e muito penosa, mas um barulho vindo do mar, abriu-nos outros horizontes e tudo acabou em bem :D .

31 jan 2011 22:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
BOB o Aventureiro

Registado: 07 set 2009 18:23
Bem fixe o Bideo Barroso, podemos ir novamente lá, mas sem chuva e frio, fiquei de rastos enrregelado e ensopado. Prefiro ficar só de rastos. Mas não levo a mamalhuda, só se for maluco de todo, ficava logo no início e o que quero é animar e rolar.

31 jan 2011 23:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 08 jun 2009 15:34
O passeio foi tão rolante, que já nem há fotos como nos passeios de antigamente, extensas páginas de rescaldo... :D
Sem menosprezar quem fez fotos e filmes claro, que estão bem fixes! Mas de facto, não houve assim tantas oportunidades, eu nem consegui tirar a máquina do bolso...

Vamos no próximo sábado para não perdermos a prática?! =:)

Luís Caetano

31 jan 2011 23:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 160 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para: