Data/Hora: 16 abr 2026 04:28

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 204 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 9  Próximo
 Marrocos 2014 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagem Re: Marrocos 2014
Eu então pelos vistos vou já saltar fora e desistir da ideia.

Não percebo de onde saiu essa data. Para a escolha da data talvez fosse melhor abrir uma votação. Eu logo à partida encontro dois problemas. O primeiro é que tenho férias de dia 16 a 22 de abril. O segundo é que mesmo que esticasse 1 ou 2 dias que não era impossivel, nunca iria poder acompanhar-vos porque teria que partir 2 dias antes e chegar 5 dias antes!

Mais problemas é que vejo pessoal a falar em 500/600 euros e depois espetam com uma viagem de 10 dias.... Eu acredito neste orçamento, mas nunca numa viagem de 10 dias, nesse caso parece-me impossivel.

Outro problema é que não percebo a birra de não fazer Porto-Tarifa no primeiro dia... São nem sequer 900 km, para um dia inteiro não dá bem? Tal como o Lança disse, quer eu vá, quer não vá, terei todo o gosto em orientar um almocinho, jantarinho, o que seja à malta que vier do Porto! No entanto e caso eu fosse para mim o ideal seria arrancar de Lisboa por exemplo dia 15 à tarde isto caso queiram atravessar logo pela manha. Se não houver problemas em atravessar à tarde, era sair dia 16 de manha e fazer seguido até Marrocos.

01 ago 2013 16:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 14 out 2009 20:53
jpedromr Escreveu:

Não percebo de onde saiu essa data. Para a escolha da data talvez fosse melhor abrir uma votação. Eu logo à partida encontro dois problemas. O primeiro é que tenho férias de dia 16 a 22 de abril. O segundo é que mesmo que esticasse 1 ou 2 dias que não era impossivel, nunca iria poder acompanhar-vos porque teria que partir 2 dias antes e chegar 5 dias antes!

São as datas que posso e em que se consegue tirar mais proveito dias de férias versus total de dias, com 4 dias de férias tens 10 dias para a mota

jpedromr Escreveu:
Mais problemas é que vejo pessoal a falar em 500/600 euros e depois espetam com uma viagem de 10 dias.... Eu acredito neste orçamento, mas nunca numa viagem de 10 dias, nesse caso parece-me impossivel.

Eu coloquei no post inicial (que tento ir mantendo actualizado) que seria sempre mais de 500/600€ e espero que menos de 1000€. Se conseguisse ir com 500€ ficava todo contente, apenas acho isso impossivel e além disso acho melhor ir com alguma folga e sobrar do que chegar a meio e ficar sem dinheiro.

jpedromr Escreveu:
Outro problema é que não percebo a birra de não fazer Porto-Tarifa no primeiro dia... São nem sequer 900 km, para um dia inteiro não dá bem? Tal como o Lança disse, quer eu vá, quer não vá, terei todo o gosto em orientar um almocinho, jantarinho, o que seja à malta que vier do Porto! No entanto e caso eu fosse para mim o ideal seria arrancar de Lisboa por exemplo dia 15 à tarde isto caso queiram atravessar logo pela manha. Se não houver problemas em atravessar à tarde, era sair dia 16 de manha e fazer seguido até Marrocos.

Sinceramente acho um pouco puxado para um dia mas se todos concordarem, por mim é na boa.

Como já disse antes para já o objectivo é juntar um grupo de interessados, depois logo se afina os detalhes. Quanto às datas é que para mim tem mesmo de ser aquelas, mas se a maioria só puder num periodo menor (desde que dentro daquele intervalo) por mim é na boa.

PS: Lança, obrigado pela oferta depois mais para a frente fala-se no assunto. :hello:

01 ago 2013 16:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

RuiSpratley Escreveu:
jpedromr Escreveu:

São as datas que posso e em que se consegue tirar mais proveito dias de férias versus total de dias, com 4 dias de férias tens 10 dias para a mota

jpedromr Escreveu:

Eu coloquei no post inicial (que tento ir mantendo actualizado) que seria sempre mais de 500/600€ e espero que menos de 1000€. Se conseguisse ir com 500€ ficava todo contente, apenas acho isso impossivel e além disso acho melhor ir com alguma folga e sobrar do que chegar a meio e ficar sem dinheiro.

jpedromr Escreveu:

Sinceramente acho um pouco puxado para um dia mas se todos concordarem, por mim é na boa.

Como já disse antes para já o objectivo é juntar um grupo de interessados, depois logo se afina os detalhes. Quanto às datas é que para mim tem mesmo de ser aquelas, mas se a maioria só puder num periodo menor (desde que dentro daquele intervalo) por mim é na boa.

PS: Lança, obrigado pela oferta depois mais para a frente fala-se no assunto. :hello:

Ora aí está, são datas que tu podes. Se abrisse eu o tópico seriam as que eu pudesse e se abrisse outro qualquer seria as que ele pudesse. Antes de se estar a estabelecer datas devia ser aberta uma votação porque provavelmente 10 podem ir, mas há 20 na minha situação por exemplo. Para começar ainda antes de estabelecer datas seria definir um limite e eu acho que os 10 dias ultrapassam esse limite. 6 a 8 no máximo dos máximos seria o ideal para tentar manter o orçamento. Depois a data devia ser ajustada em função daquilo que o pessoal pode. Por exemplo um tem 15 dias de férias. Neste caso tem margem para ir mais cedo 2 dias ou mais tarde 2 dias. Já eu e outros não tem margem nenhuma. Eu não tiro dias de férias, limito-me ao calendário da faculdade e está lá escrito que a interrupção da páscoa será de 16 a 22. Ou então para mim altura para ter muito tempo era antes, em Fevereiro. Vou ter uma interrupção de dia 15/2 a 3/3. É isto tudo que tem que ser ajustado!

Em relação ao orçamento 500 a 600 euros, mas nunca mais de 1000. Epa de 500 para 1000 vai o dobro! Eu estabeleci o meu e passar dos 600 é quase impensável, quanto mais dos 1000. Logo aqui já fico entalado, porque é impossivel em 10 dias gastar menos de 600€.

900 km num dia acredita que não é puxado. Eu de carro já fiz Lisboa-Sevilla, saindo de Lisboa às 6 da matina. Tinha-me deitado às 2 e tal, logo dormi nem 4 horas. Andei lá o dia todo na Ilha Mágica (RECOMENDO! :D ) e voltei ao fim do dia quando o parque fechou. Cheguei já de madrugada e passei cerca de 9 horas ao volante e fiz 1000 e poucos km. Se não perdesse as horas que perdi lá no parque, fazia 2000 km a brincar! Tendo em conta que em Marrocos se consegue poupar os trocos, o melhor mesmo é fazer como a maior parte do pessoal diz, que é tentar chegar lá sem paragens deste lado. Depois estando lá para-se, dorme-se e tudo mais. Não vejo necessidade de sair por exemplo eu de Lisboa, dormir a meio do caminho e depois ir para lá.

Outra situação foi aquela de carregar as motas numa carrinha. Se tem a mesma piada? Não, não tem, no entanto é uma forma de economizar. Se se carregar 3 motas numa carrinha, olha só a poupança que é. Mesmo que faça médias de 10l/100 de gasóleo e uma ou outra portagem, são 3 pessoas a suportar as despesas. Era uma poupança enorme.

Depois há que ter a certeza que o pessoal está todo na mesma onda, caso contrário vai haver guerra na capoeira. Um vai querer ir para o hotel, outro quer ficar a acampar, outro quer não sei o que.

Por fim há que estar tudo muito bem combinado, porque agora vão todos e todos querem e é muito giro e anda tudo cheio de tesão. Com o aproximar da hora é ve-los a sair e depois chega a hora e acontece como já vi noutro fórum "passeio cancelado, por falta de participantes". Só sobrava o organizador e mais 1 de certeza.

01 ago 2013 16:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 22 jul 2009 20:56
Parra Escreveu:
Malta,

Expliquem lá uma coisa, ou duas, a quem nunca fez uma viagem deste tipo mas que anda com o "bichinho"...

Que coisas é que o pessoal leva na bagagem?
Coisas entre roupa, ferramentas, spares para a mota?

O que é que realmente é necessário e acessório?

Obrigado

Se levares uma BMW não precisas de spares,
agora se levares outra coisa talvez precises mais do que spares...

01 ago 2013 18:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

jpedromr eu e o Pedro Marques só podemos nas datas já mencionadas. Essa é mesmo a única altura em que conseguimos ir. Se conseguires ir connosco será um prazer, se não conseguires haverá muitos outros :vrumm: para fazermos.

Tudo o resto terá de ser decidido em grupo por quem for, mas isso só será feito mais tarde. Estou a pensar começar a ver quem pode mesmo ir no inicio de Outubro.

O meu objectivo nesta altura é apenas começar a divulgar a ideia de uma ida a Marrocos (nessas datas :mutley: ) para ir pondo as pessoas a ponderar a ida.

01 ago 2013 21:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Pois, não posso mesmo.... Seria estúpido criar mais grupos consoante as datas em que se vai, mas eu só posso mesmo de 15 ou 16, a 22 ou 23.

01 ago 2013 21:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

jpedromr Escreveu:
Pois, não posso mesmo.... Seria estúpido criar mais grupos consoante as datas em que se vai, mas eu só posso mesmo de 15 ou 16, a 22 ou 23.

Deixa ver a evolução e pode haver mais pessoas que só possam nas mesmas datas que tu, vai ficando atento ao tópico :thumbsup:

01 ago 2013 21:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 28 ago 2011 23:07
jpedromr Escreveu:

Não deve faltar gente para essas datas...

01 ago 2013 23:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 28 ago 2011 23:07
Spratley,
Também estou atento a este tópico.

01 ago 2013 23:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 04 set 2010 19:08
snake Escreveu:
Parra Escreveu:
Malta,

Expliquem lá uma coisa, ou duas, a quem nunca fez uma viagem deste tipo mas que anda com o "bichinho"...

Obrigado

Atenção que as BMW´s precisam das Hondas !!!
uma Transalp para levar o compressor, e uma Africa Twin para o ligar... :D

Imagem

01 ago 2013 23:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 15 fev 2010 02:04
Rui Marques Escreveu:
snake Escreveu:
Parra Escreveu:
Malta,

Obrigado

Imagem

:mutley: falas-te, ...

02 ago 2013 11:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 01 jul 2011 22:46
Boas.
Ja comecei a estudar os mapas e alguns trajectos disponiveis por alhumas agencias de viagens.
Apresento aqui 2 propostas que nos poderao servir de ponto de partida.

MARROCOS VILLAS IMPERIAIS

Tanger - Chefchaouen 120 kms
Chefchaouen - Meknes 200 kms
Meknes - Midelt 180 kms
Midelt - Todra - Tinerhir 300 kms
Tinerhir - Dades - Quarzazate 240 kms
Quarzazate - Tichka - Marrakech 180 kms
Marrakech - Casablanca - Rabat 345 kms
Rabat - Meknes - Fes 210 kms
Fes - Larache - Tanger 310 kms
Total dias = 9

Sul Marrocos

Tanger - Chefchaouen 120 kms
Chefchaouen - Meknes - Midelt 380 kms
Midelt - Errachidia - Merzouga 270 kms
Merzouga - Todra - Tinerhir 230 kms
Tiner vir - Dades - Quarzazate 240 kms
Quarzazate - tazenakht - Taroudant 295 kms
Taroudant - Agadir - Essaouira 260 kms
Essaouira - Marrakech 180 kms
Marrakech - Khenifra - Meknes 460 kms
Meknes - Laranche - Tanger 270 kms
Total 10 dias

04 ago 2013 15:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 21 abr 2012 14:31
Boas
Que tal este percurso com somente 280 kms de TT todo o resto em alcatrão:
1º- Lisboa-fez (muito cansativo, viagem de noite até Algeciras com chegada a fez ai pelas 15 horas, com direito a banho na piscina do parque de campismo "DIAMANTE VERT)
2º-Fez-Merzouga, faz-se bem saindo cedo, visitando a floresta dos cedros etc
3º-Merzouga-Mhamid, todo terreno( cerca de 280kms) não muito duro
4º-Mhamid-Quarzazate, percurso que poderá só demorar meio dia ou o dia todo com paragens em Zagora etc.
5º-Quarzazate-Marrakech, percurso pela montanha do Atlas com paisagens deslunbrantes
6º-Marrakech-Cascatas D´Ouzoud, percurso rolante, almoço nas cascatas e toda a tarde para fotos e banhos. São 992 degraus em que para baixo tudo bem agora a subir.....................
7º-Cascatas d´Ouzoud-Casa blanca, percurso rolante, bonito com chegada ai pelas 14 horas para se poder entrar na mesquita.
8º-Casa-Blanca-tanger, na minha openião pela paisagem aconcelho pela costa
9º- Tanger-Lisboa
Este é um percurso de 9 dias, uma RAPIDINHA, agora com 12/13 já era um pouco melhor.
:vrumm: Vão consultar mapa e façam alterações

04 ago 2013 16:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Boas,
Tt para mim nao sei, nao me sinto muito a vontade
A,minha mota tambem nao sera a ideal para tt
Honda Varadero

04 ago 2013 16:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Até com uma acelera se faz. :mutley: :mutley: :vrumm:

05 ago 2013 08:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
AquAmAn

Registado: 21 abr 2009 14:37
josempbarbosa Escreveu:
Boas,
Honda Varadero

Se tiveres uma boa dose de loucura...

josematos Escreveu:

Por acaso, já houve quem fosse para Marrocos numa Honda 50cc :nod:

05 ago 2013 09:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 30 abr 2009 14:21
Miguel Escreveu:
josempbarbosa Escreveu:
Boas,
Honda Varadero

Se tiveres uma boa dose de loucura...

josematos Escreveu:

Por acaso, já houve quem fosse para Marrocos numa Honda 50cc :nod:
`
A Honda Today ou uma mota levezinha é bem melhor que a Varadero pois levanta-se com mais facilidade :D :D :D

05 ago 2013 14:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 21 nov 2009 23:22
Rui Marques Escreveu:

Imagem

Boas recordações Rui :nod:
Acho que desde aí esse mega compressor nunca mais funcionou! Temos de lá voltar com Varanda para ver se ele ainda liga :D

05 ago 2013 15:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 31 mai 2011 14:37
Permitam-me opinar um bocado...
Já fui 3x a Marrocos de 4x4 e 1x de mota por isso tenho alguma experiencia (e vontade) de mandar uns filetes.

0º Tipo de mota mínimo para ir a Marrocos:
QUALQUER MOTA VAI A MARROCOS. Isto de ir achar que se tem que ir com umas GS ou umas KTM Adv é uma put* duma parolice mesmo à portuga. Dominator, AT, XT600, vespa, 50 cc, 125 cc: TUDO CHEGA LÁ E DÁ PARA CURTIR MAIS DO QUE COM UMA MOTA XPTO. Se cair na areia e empenar o retrovisor não chateia ninguém. Tem é que se ter a certeza da fiabilidade da mota. Ou ir preparado para andar por lá atrás de "mecânico" (e levar o grupo atrás dele).

1º Participantes:
Desaconselho grupos grandes: avarias, diferenças de opinião e vontade, > probabilidade de haver 1 gajo esquisito e/ou atrofiado do miolo. Aquilo para o sul é quentinho e 45ºC no capacete começa a torrar os miolos e é complicado.
3/4 motas máximo e de preferência gente que se conheça bem.

2º Valor a gastar:
Se todos forem poupadinhos pode-se fazer aquilo com muito pouco €€€. Se forem mulheres fodeu-se. São esquisitas com os hoteis.
Campismo e sitios onde ficar por 15 € em meia-pensão é excelente. Comidas rápidas e preparadas pelo próprio é 5* e barato.

3º Escolha do percurso:
Eu vou sempre com os dias contados. Vou sem a mulher e os filhos e quero ter a minha diversão concentrada ao máximo para não ficar muito tempo longe dos meus amores.... Por mim é fazer Cidade Berço - Chefchaouen de rajada... É duro mas faz-se bem.

4º Merdas para levar:
Reduzir ao mínimo e não preparar a mota na véspera.... Andar com ela carregada vários dias e de preferência no monte. O normal é o carregador do GPS se foder, as malas partirem e os elásticos não segurarem bem as coisas. Levo sempre roupa "velha" e deixo tudo pelo caminho. Eles aproveitam as roupas. Fico com espaço livre para souvenirs (que nunca trago)....

5º Percurso:
Em Marrocos não escolher apenas um percurso. Ir fazendo e estudar as alternativas em conjunto depois de jantar. Parar obrigatoriamente ainda de dia. Acampar, fazer o jantar e deitar cedo. De noite é muito perigoso andar de mota em marrocos.

6º Policia:
Estão por todo o lado. Cumprir as regras de transito nomeadamente de velocidade. Já fui multado algumas vezes por polícias africanos (desde Marroquinos, Mauritanos, Senegaleses, "Gambianos" e Guineenses). nem sempre se consegue suborna-los com 5 €.

7º Evitar tentar ir a todo o lado, principalmente grandes cidades. Fez, Marraquexe, Agadir, Essaouira, Rabat, Casablanca são todas cidades espetaculares mas perde-se muito tempo e o alojamento é muito caro. Deixem cidades para o próximo ano.

8º CUIDADO COM A CONDUÇÃO
Evitar trialeiras!
Há a tendendia para arriscar e brincar na areia, ou nas montanhas. As pistas são sempre muito traiçoeiras. Vemos sempre alguem a malhar e a partir qq coisa ou na mota ou no jipe ou no próprio corpinho e a ter que ir embora. Para todo o grupo é (pelo menos) um dia cú car****.
Conduzir nas povoações tem que ser sempre a velocidade reduzida. Não devemos fazer pó para quem lá mora e principalmente não podemos correr o risco de atropelar uma criança...

9º Fronteiras:
Desde que fui até Guiné-Bissau que considero a fronteira como muito civilizada e quase "Europeia".... Não é necessário pagar nada nem subornar ninguém.... Isso já acabou.

10º GPS de Smartphones
Esquecer. Deixam de funcionar a partir dos 42ºC.

11º Dúvidas?
É perguntar.

Queria ver se ia para esses lados nessa altura. Mas apenas 2 motas...

Abraço e boa viagem a todos.

06 ago 2013 23:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 04 set 2010 19:08
Hernâni Dias Escreveu:
Rui Marques Escreveu:

Imagem

Acho que desde aí esse mega compressor nunca mais funcionou! Temos de lá voltar com Varanda para ver se ele ainda liga :D

OK temos que marcar isso !!!
...mas se fosse-mos agora, já não levas a TA, também levas uma BMW ???
Então temos que certificar mesmo que o compressor funciona bem... :)

Vontade não falta, o preço da gasosa é que assusta, vou adiando assim quando for é para aproveitar bem a deslocação, no minimo 15 dias até fartar e aguentar mais uns anitos sem lá ir, é um conselho que dou a esta malta nova » já que vão gastar uma pipa de massa em gasosa e Ferry, vão com calma e tempo, as pressas deixam água na boca e a carteira vazia... :)

07 ago 2013 02:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 15 fev 2010 02:04
Rui Marques Escreveu:
Hernâni Dias Escreveu:
Rui Marques Escreveu:

Imagem

OK temos que marcar isso !!!
...mas se fosse-mos agora, já não levas a TA, também levas uma BMW ???
Então temos que certificar mesmo que o compressor funciona bem... :)

Vontade não falta, o preço da gasosa é que assusta, vou adiando assim quando for é para aproveitar bem a deslocação, no minimo 15 dias até fartar e aguentar mais uns anitos sem lá ir, é um conselho que dou a esta malta nova » já que vão gastar uma pipa de massa em gasosa e Ferry, vão com calma e tempo, as pressas deixam água na boca e a carteira vazia... :)

Concordo com o Rui.
Aliás, foi o que nós os 2 fizemos.
Estivemos por lá 15dias, na prática foram 13dias.
A ir, é aproveitar já que lá estamos.

Na próxima ida, espero poder fazer viagem de 15dias ou mais.

07 ago 2013 09:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Vocês brincam mas é verdade, eu em Novembro do ano passado encontrei em plena praia da Mauritanea ( banc d´arguin) um portugês com uma celera piagio de 50 cc.E mais ia para Dakar, levava na bagageira e acento traseiro uma mala com pertences e uma pequena tenda e entre as pernas um bidon com gasolina penso que era de 10 litros.
Isto é que é aventura, e a solo :vrumm:

07 ago 2013 10:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Sem duvida que esses aventureiros merecem todo o merito.
Mas o tempo e sempre curto e temos sempre as horas contadas.
Caso alinhe sera apenas uma semana

07 ago 2013 12:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 30 abr 2009 14:21
O Farouk fez um excelente resumo da coisa :thumbsup:
Convém é não ir com o tempo muito contado e querer fazer e ir a todo o lado convém planear de forma a dar uma margem de segurança de tempo para o regresso, pois por exemplo estar em Agadir significa estar a 900 e picos Kms de distância do ferry para Espanha e se acontece um imprevisto não se regressa no dia idealizado.
E vamos falando e ir acertando ideias de preferência numa sombra com uma fresquinha.
Abraço

09 ago 2013 22:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Olhando bem para o calendario, as datas que seriam interessantes, seria aproveitar o 25 de Abril, uma sexta feira feriado, e ai ja teriamos mais alguns dias, a volta seria dia 4 de Maio.
Assim ja teriamos mais alguns dias para viagens e tambem para conhecer algumas cidades.
Em principio, ja somos 2 prontos a alinhar.
Se alguem estiver interessado diga.
Abracos.

21 ago 2013 10:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 204 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 9  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para: