As últimas semanas foram férteis alterações na minha LC8, as quais tornaram aquela que já é “READY TO RACE” ainda mais “READY”
Começando pelas protecções, a minha LC8 ficou a gostar do carbono e, como tal, adicionei mais 2 acessórios em carbono que visam proteger as tampas laterais do motor, quer de danos causados por possíveis tombos, quer por riscos causados pelo roçar das botas:

Estas tampas laterais são da CARBON PERFORMANCE, à semelhança das protecções que já tinha colocado na parte inferior dos depósitos de gasolina.
Chegaram muito rapidamente cá e o único problema que se colocava era a sua montagem, ou seja, as mesmas não são de aparafusar, mas sim de colar.
Após alguns dias de pesquisa de qual seria o melhor silicone para o efeito, encontrei numa loja dedicada a materia de reparação auto, um silicone que usam para fazer isolamento de caixas metálicas, fibras, etc, o qual parecia ser ideal para o serviço pretendido:

Estava um pouco céptico quanto à eficácia deste silicone, mas como me tinham informado que o mesmo suportava altas temperaturas e permitia mais tarde descolar as tampas em carbono sem danificar as tampas do motor, decidi experimentar.
Espalhei o silicone no verso de cada tampa, desenhando várias filas de silicone, de forma a que quando colasse, o silicone ficasse devidamente espalhado.
Depois, colei adesivo, de forma a segurar as tampas:

Uma área ingrata, dado que não oferece muitas hipósteses de arranjar esquemas que segurem as tampas, enquanto o silicone actua.

Mas o adesivo estava a resultar e as tampas estavam a ficar seguras.
O importante era que as mesmas não deslizassem do seu lugar.

Após 2 dias, retirei o adesivo e as tampas estavam devidamente coladas, sem qualquer espaço mal colado:

Ficou ESPECTACULAR e juntamente com as tampas dos depósitos de gasolina, faz um contraste engraçado com o preto da mota:

O mais importante é a protecção que fornece e após algum uso, verrifiquei que as tampas não ficam demasiadamente quentes.
Passando para a performance, adquiri um filtro de ar da DNA:

Já tinha colocado os escapes de rendimento da LeoVince e faltava apenas colocar a admissão de ar de acordo com as exigências das novas ponteiras.
A escolha recaíu sob a DNA, marca reconhecida pela sua grande qualidade e rapidez na entrega, ou seja, efectuei a compra numa segunda-feira e recebi na quinta-feira.
Melhor não podia ser!
Ainda por cima apanhei uma promoção “on line” que por mais 5 euros veio incluído o kit de limpeza e lubrificação:

Filtro com bom aspecto, de grande qualidade de construcção e de durabilidade muito superior ao de série:

Antigo e novo:

A montagem foi super simples e sem qualquer hipótese de engano, ou seja, só encaixa de uma forma:

Quanto a resultados práticos, notei que nas rotações mais altas, talvez a partir das 6.500 rpm, o motor fica com um maior “apetite” por rotação, ou seja, há uma subida final mais enérgica, respira melhor.
Gostei!
Outra alteração que efectuei, foi a colocação de um guarda-lamas dianteiro tipo TT em detrimento do de série, de aspecto mais estradista.
Optei pelo guarda-lamas da KTM, modelo específico para as Supermotos, sendo o mesmo de dimensões mais contidas em relação a um de TT:

Uma vez mais, a SRMOTO foi o meu precioso aliado e desenrascou-me o mesmo.
Este guarda-lamas possui a particularidade de vir com uma parte em laranja, ficando em sintonia com o laranja das letras KTM nos depósitos de gasolina.
Além disso, o facto de ser mais curto confere um ar de mota mais alta quando vista de frente e fica bem melhor na LC8.

Contudo, esta alteração obriga-me a alterar o sistema de travagem dianteira, nomeadamente os cabos de travão, dado que de série a LC8 vem equipada com um único cabo de travão para uma das pinças de travão e depois é repartida para a outra pinça, através de um pequeno cabo, que se serve do guarda-lamas dianteiro de série para apoio.
Resultado, alterar todos os cabos…
No meu caso, esta alteração foi feita pelo Mestre Ernesto da SRMOTO, o qual optou por usar um repartidor de óleo escondido por dentro da carenagem frontal, mesmo junto à zona da coluna de direcção, à semelhança das LC8 990:

Desta forma, continuou a sair apenas 1 cabo de travão da bomba, para depois sairem 2 cabos de travão do repartidor de óleo, um para cada pinça de travão:

De salientar que os cabos de travão usados são em malha de aço e são oriundos da FRENTUBO e feitos à medida, ou seja, na SRMOTO possuem todo o material para fazer estes cabos à medida, sem termos que recorrer a encomendas e demoras que daí advêm:

Claro que também tive que colocar umas protecções das baínhas da supensão, de forma a proteger as mesmas e a servirem de guia para os cabos de travão:

As protecções das baínhas são da KTM SX 85 e quase que acertam de primeira nas roscas de origem, sendo apenas necessário uma ligeira alteração, usando uma pistola de calor para o efeito, ou seja, dilatar um pouco mais a furação lateral das protecções, de forma a coincidirem com a rosca dos parafusos.

Depois prende-se com uma braçadeira de serrilha na parte lateral das protecções e fica 5 estrelas:

Ficaram com a distância necessária das baínhas, não há encosto durante o funcionamento da suspensão, mesmo em uso agressivo:

Trabalho feito de forma exemplar pelo Mestre Ernesto da SRMOTO, onde não constam falhas na travagem ou menor poder de travagem.
O guarda-lamas novo ficou muito bem:

No final, a minha “menina” ficou com este aspecto fantástico e bem mais “racing”.

Quem tem uma ADVENTURE sonha numa viagem de aventura, como Marrocos
Mas para uma viagem destas, é necessário capacidade de carga, ou seja, malas laterais e respectivos suportes.
Após uma análise das opções disponíveis, optei através da SRMOTO por uns suportes de malas laterais da KTM:

A razão principal desta opção prendeu-se com a resistência destes suportes, principalmente em queda (não é Miranda?), os quais além de poderem albergar as belíssimas malas GOBI da Hepco & Becker, protegem as ponteiras de escape e parte das carenagens laterais traseiras.

E montam-se sem qualquer dificuldade de maior.

Quanto às malas, tal como referi, a opção foi a Hepco & Becker e as malas GOBI em preto:

Estas malas são simplesmente lindas e com um aspecto bem de acordo com as pretensões da LC8, ou seja, a aventura.

Estas malas são exactamente iguais às de série da KTM, onde a única diferença reside na zona lateral exterior, a qual vem com o logótipo KTM inscrito.
Aliás, a Hepco & Becker é que faz as malas da KTM…
Sistema de encaixe nos suportes, através de encaixe e fechadura:

Simples, rápidas e muito seguras quando montadas, são ESPECTACULARES!

As GOBI possuem, na minha opinião, uma grande qualidade de construcção, sendo construídas numa espécie de fibra, a qual é super resistente aos choques e completamente estanques à água e pó.

Possuem (se não estou em erro) 37 litros de capacidade de carga, espaço mais que suficiente para carregar todo o material para uma viagem de aventura (Marrocos, here i go…).

Outra vantagem reside no facto de serem construídas com uma dupla parede, a qual permite o transporte de aproximadamente 3.5 litros de água, havendo uma zona para colocação de uma torneira (extra):

Muita atenção nos pormenores, como um sistema que evita que a tampa de feche quando a mesma está aberta:

Resultado final:

Apesar de poderem chocar os menos habituados, as malas ficam muito bem integradas na LC8 e nem se pode dizer que sejam exageradas nas dimensões.

Posso parecer tendicioso, mas a minha KTM ficou LINDA com as malas!!!

Estas malas foram adquiridas através do ebay, mais concretamente a uma empresa que possui loja virtual no ebay e na net, a MOTO24.
Comprei-as a um preço muito bom e bem abaixo dos preços que me forneceram em Portugal.
Vantagens das lojas “on line”…

Tá pronta para a viagem (em fase de planeamento)...

Agora vem a parte mais interessante deste post, as ALTERAÇÕES DAS ALTERAÇÕES…
Ora bem, eu gostei do gurada-lamas Supermoto da KTM, mas confesso que gostei ainda mais do guarda-lamas Supermoto da Polisport
E porquê?
Simples, de dimensões um pouco mais minimalistas, conferindo á dianteira um “look” ainda mais agressivo:

Chamem-me esquisito, mas gostei mais deste guarda-lamas:

Atenção, continuo a gostar do guarda-lamas da KTM e aconselho o mesmo, esta 2ª escolha apenas ficou mais dentro dos parâmetros estéticos que tinha pensado para a minha mota.

O mesmo possui uma entrada de ar frontal, a qual encarrega-se de canalizar ar para o radiador.
Engenhoso!

Importante referir que consegui este guarda-lamas da Polisport através do Paulo Monteiro.
A ele o meu MUITO OBRIGADO pela atenção, disponibilidade e simpatia
Outra alteração e alteração, foram as protecções das baínhas da ssupensão dianteira.
Algum tempo atrás encontrei na oficina da SRMOTO a KTM LC4 690 SUPERMOTO de 2010 e, reparei a zona das roscas/furação das protecções das baínhas desta, pareciam exactamente idênticas às da Adventure.
Após uma rápida análise e medição, verifiquei mais o Mestre Ernesto que era tudo idêntico.
Resultado, encomendei de imediato umas:

Ficaram impecáveis!

Não é necessário qualquer tipo de adaptação, é só colocar e aparafusar.
Possuem distância suficiente da baínha:

Agora escusam de comprar as protecções da KTM SX 85 e fazer pequenas adaptações.
E pronto, por agora é tudo!

A minha LC8 está CADA VEZ MELHOR, ou melhor dizendo, cada vez mais a gosto, mas sempre com o espírito “READY TO RACE” no seu ADN.

Neste momento já se encontra a caminho de São Miguel mais alguns acessórios, mas estes ficarão para outro post…
Por fim o meu MUITO OBRIGADO à SRMOTO pela disponibilidade e atenção dispensada (especialmente os descontos).
Boas Curvas!