Data/Hora: 23 abr 2026 17:21

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 172 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
 MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA 
Autor Mensagem
PETER SNOW

Registado: 08 jun 2009 20:31
Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
eu sou totalmente da opiniao do paulo!

de toads as power parts essa foi das que nunca me seduziu precisamente pelo que o paulo disse .... os favos ficam compeltamente entupidos com lama... pude constatar isso na do barroso pelo TP. a minha tinha lama mas os favos não estavam obstruidos. no entanto a protecção de esta dá não tem nada a ver :( o ideal era um misto das duas

continua assim que breve já não sabes o que alterar, comparativamente com a strom esta é bem mais limitada, não tem quaze nada pra alterar :D

inté

06 mar 2010 00:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 10 ago 2005 09:22
É o que dá ser Ready to Race :matrix:

06 mar 2010 14:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 02 fev 2010 12:11
Está impecável! :okkk:
IMHO, só lhe falta uns bons "hand-guards" e mover o espelho direito para o apoio no guiador....

06 mar 2010 16:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 21 abr 2009 12:11
pedronevs Escreveu:
continua assim que breve já não sabes o que alterar, comparativamente com a strom esta é bem mais limitada, não tem quaze nada pra alterar

:lol: :lol: :lol:

Paulo Lança Escreveu:
É o que dá ser Ready to Race :matrix:

Tá tudo dito :yupi:

http://www.motoazores.com

06 mar 2010 22:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

As últimas semanas que passaram foram férteis em novidades para a minha KTM LC8 950 ADVENTURE
Não sei se é por se tratar de uma mota à muito desejada ou se já se trata de algo que faz parte da minha forma de estar no Motociclismo, mas não resisti em colocar-lhe mais alguns extras
Uma vez mais recorri aos serviços da SRMOTO, dado que no catálogo de “Power Parts” da KTM, constavam uns punhos que me chamavam a minha atenção, uns punhos pretos e laranja e com a inscrição KTM:

Imagem

A escolha foi mais estética do que funcional, ou seja, não foram escolhidos por serem mais confortáveis ou por serem mais funcionais na condução, mas sim devido ao seu aspecto estético, que se enquadra muito bem nesta mota.

Imagem

03 abr 2010 15:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Contudo, até este momento não tenho nada a apontar de negativo aos mesmos, dado que são aderentes ao punho e até me parecem mais confortáveis que os de série (pode até ser impressão minha).

Imagem

Imagem

03 abr 2010 15:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Outro acessório que adquiri através da SRMOTO e que também faz parte dos extras originais da KTM, foi o suporte para GPS ou “roadbook”:

Imagem

Este suporte será de grande utilidade para as actividades que recorrem a “roadbook”, como os Moto-Ralis, bem como para suporte de outros objectos/aparelhos.
A qualidade deste suporte parece-me boa.

Imagem

03 abr 2010 15:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Outro campo em que investi nesta mota foi a protecção.
Apesar de já contar com as “crash-bar” da SW-MOTECH, sempre achei que deveria proteger melhor a parte inferior do depósito de gasolina, dado que se tiver o azar de cair numa zona de pedras, as mesmas poderão perfurar esta zona do depóstio, que, naturalmente, as “crash-bar” não protegem devidamente.
Mas estamos a falar num azar muito grande…
No entanto, achei por bem não facilitar e através do Pedro Cabral, comprei umas protecções em carbono da CARBON PERFORMANCE:

Imagem

Bem, meti mãos à obra:

Imagem

Estas protecções abrangem a totalidade da zona rectangular inferior do depósito de gasolina e ficam fixas através dos parafusos de série.

Imagem

Editado pela última vez por BRUNO BOTELHO em 03 abr 2010 15:45, num total de 1 vez.

03 abr 2010 15:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

o entanto, alguns dos furos das protecções não se encontravam 100% alinhados com as roscas dos parafusos, tendo sido necessário dar um pequeno jeito nos furos, através de um “x-acto”.
Uma situação facilmente resolvida!
Mas surgiu outro inconveniente, os parafusos de série da zona lateral da carenagem, revelaram-se um pouco curtos para segurar carenagens e protecções.
Recorri novamente à SRMOTO, os quais foram super simpáticos e me desenrascaram uns parafusos mais compridos, os quais resolveram esta questão, ficando as carenagens e protecções devidamente fixas.
O resultado final foi este:

Imagem

Imagem

Ficou espectacular!!!

03 abr 2010 15:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Estas protecções depois de montadas não ficam com qualquer tipo de folgas, ficam super devidamente ajustadas à forma desta zona do depósito e não vibram.

Imagem

Também cobrem quase na totalidade na zona frontal:

Imagem

De salientar a robustez destas protecções, ou seja, não é um carbono de características mais frágeis, nota-se bem a resistência do carboono utilizado pela CARBON PERFORMANCE.
Valeu a pena, OBRIGADO Pedro!

Imagem

03 abr 2010 15:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Por último, um acessório muito útil, um saco de depósito da KTM:

Imagem

Este foi um saco comprado em estado usado no fórum dos Nomads, o qual era pertença do Nuno Santos.
Este saco usado foi uma excelente opção/compra, dado que estã em muito bom estado, diria mesmo novo, não valendo a pena comprar um novo.
Poupei uns bons euros nesta compra.

Imagem

03 abr 2010 15:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Possui vários bolsos, incluindo um bolso para mapas e o Nuno até me enviou a forra impermeável do mesmo.

Imagem

Imagem

Obrigado Nuno, o saco está excelente!
E pronto, estes foram, por agora, os últimos acessórios que coloquei na minha LC8.
Estão previstas no futuro mais algumas alterações, as quais visam sempre tornar esta mota fantástica ainda melhor e mais a gosto.

Boas Curvas!

03 abr 2010 15:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 30 nov 2009 21:17
Está a ficar um mimo a tua KTM. :okkk:

03 abr 2010 18:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
AquAmAn

Registado: 21 abr 2009 14:37
Está a ficar à maneira Bruno :okkk:

04 abr 2010 00:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 10 ago 2005 09:22
Tá muito limpinha :D

04 abr 2010 10:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Scuba Doooooo

Registado: 03 jun 2009 21:22
tens que fazer um estágio aqui no Continente, essa KTM tá muito imaculada, os terrenos aí devem ser só ervinha fofa! Sei de uns ribeiros com lama para a testar-mos!

:nhnhn:

PS andar contigo com essa mota é um perigo, se por acaso a riscas morres de enfarte! e depois temos que carregar contigo! Mete uns pneus novos e mal saias da oficina acelera nos paralelos.... dizes que te esqueceste e ficas com uns riscos novos ! tens de começar por algum lado! :yesss:

PS 2: agora a sério, tá a ficar espectacular a tua mota ! :yupi:

ImagemNicholas Andrew FernandesImagem
fernandes_nicholas@hotmail.com

04 abr 2010 12:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Nicholas Escreveu:
os terrenos aí devem ser só ervinha fofa!

[bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Era bom... :ass: :lol:

Nicholas Escreveu:
Mete uns pneus novos

É já esta semana que vou colocar um Karoo traseiro novo :clapp:
Obrigado pelos vossos comentários :okkk:

04 abr 2010 14:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 01 mar 2010 20:19
A tua moto está brutal!

O saco de deposito dá para "adaptar" à traseira como tens nas fotos?
É que a minha ideia era comprar um para usar no depósito em estrada e usar na parte de trás (usando o suporte do top case) em TT.

07 abr 2010 08:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

RMDVENTURA Escreveu:
O saco de deposito dá para "adaptar" à traseira como tens nas fotos?

Em princípio não, apenas coloquei o saco naquela zona da mota para as fotos, porque o mesmo é do depósito.
Se não estou em erro, a Touratech tem sacos específicos para montar na zona traseira da mota.

07 abr 2010 11:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
IrOn bUTT

Registado: 09 mai 2009 23:21
o saco de depósito da KTM com algum engenho dá pra prender atrás nos suportes das malas, mas não o sobrecarregues, uma das vezes numa queda ele ia de tal forma carregado que rasgou pela costura na base que ficou presa ao banco e o resto destacou-se :D :D

07 abr 2010 12:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 08 set 2009 15:11
A minha também já esteve assim, brilhante, reluzente, imaculada...Mas isso foi antes de me metra com gente doida!!! [bigsmile] :yesss: :yesss:

07 abr 2010 14:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 08 jun 2009 15:34
Já agora, alguém me sabe dizer porquê que a fita da frente que passa pelo quadro/direcção, é tão comprida???

Por acaso, não gosto nada da fixação desse saco...

Luís Caetano

07 abr 2010 17:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 24 abr 2009 17:12
Luís Caetano Escreveu:
Já agora, alguém me sabe dizer porquê que a fita da frente que passa pelo quadro/direcção, é tão comprida???

Por acaso, não gosto nada da fixação desse saco...

é para marrocos qd o papel acabar! é ready to race!

07 abr 2010 18:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

As últimas semanas foram férteis alterações na minha LC8, as quais tornaram aquela que já é “READY TO RACE” ainda mais “READY”
Começando pelas protecções, a minha LC8 ficou a gostar do carbono e, como tal, adicionei mais 2 acessórios em carbono que visam proteger as tampas laterais do motor, quer de danos causados por possíveis tombos, quer por riscos causados pelo roçar das botas:

Imagem

Estas tampas laterais são da CARBON PERFORMANCE, à semelhança das protecções que já tinha colocado na parte inferior dos depósitos de gasolina.
Chegaram muito rapidamente cá e o único problema que se colocava era a sua montagem, ou seja, as mesmas não são de aparafusar, mas sim de colar.
Após alguns dias de pesquisa de qual seria o melhor silicone para o efeito, encontrei numa loja dedicada a materia de reparação auto, um silicone que usam para fazer isolamento de caixas metálicas, fibras, etc, o qual parecia ser ideal para o serviço pretendido:

Imagem

Estava um pouco céptico quanto à eficácia deste silicone, mas como me tinham informado que o mesmo suportava altas temperaturas e permitia mais tarde descolar as tampas em carbono sem danificar as tampas do motor, decidi experimentar.
Espalhei o silicone no verso de cada tampa, desenhando várias filas de silicone, de forma a que quando colasse, o silicone ficasse devidamente espalhado.
Depois, colei adesivo, de forma a segurar as tampas:

Imagem

Uma área ingrata, dado que não oferece muitas hipósteses de arranjar esquemas que segurem as tampas, enquanto o silicone actua.

Imagem

Mas o adesivo estava a resultar e as tampas estavam a ficar seguras.
O importante era que as mesmas não deslizassem do seu lugar.

Imagem

Após 2 dias, retirei o adesivo e as tampas estavam devidamente coladas, sem qualquer espaço mal colado:

Imagem

Imagem

Ficou ESPECTACULAR e juntamente com as tampas dos depósitos de gasolina, faz um contraste engraçado com o preto da mota:

Imagem

O mais importante é a protecção que fornece e após algum uso, verrifiquei que as tampas não ficam demasiadamente quentes.
Passando para a performance, adquiri um filtro de ar da DNA:

Imagem

Já tinha colocado os escapes de rendimento da LeoVince e faltava apenas colocar a admissão de ar de acordo com as exigências das novas ponteiras.
A escolha recaíu sob a DNA, marca reconhecida pela sua grande qualidade e rapidez na entrega, ou seja, efectuei a compra numa segunda-feira e recebi na quinta-feira.
Melhor não podia ser!
Ainda por cima apanhei uma promoção “on line” que por mais 5 euros veio incluído o kit de limpeza e lubrificação:

Imagem

Filtro com bom aspecto, de grande qualidade de construcção e de durabilidade muito superior ao de série:

Imagem

Antigo e novo:

Imagem

A montagem foi super simples e sem qualquer hipótese de engano, ou seja, só encaixa de uma forma:

Imagem

Quanto a resultados práticos, notei que nas rotações mais altas, talvez a partir das 6.500 rpm, o motor fica com um maior “apetite” por rotação, ou seja, há uma subida final mais enérgica, respira melhor.
Gostei!
Outra alteração que efectuei, foi a colocação de um guarda-lamas dianteiro tipo TT em detrimento do de série, de aspecto mais estradista.
Optei pelo guarda-lamas da KTM, modelo específico para as Supermotos, sendo o mesmo de dimensões mais contidas em relação a um de TT:

Imagem

Uma vez mais, a SRMOTO foi o meu precioso aliado e desenrascou-me o mesmo.
Este guarda-lamas possui a particularidade de vir com uma parte em laranja, ficando em sintonia com o laranja das letras KTM nos depósitos de gasolina.
Além disso, o facto de ser mais curto confere um ar de mota mais alta quando vista de frente e fica bem melhor na LC8.

Imagem

Contudo, esta alteração obriga-me a alterar o sistema de travagem dianteira, nomeadamente os cabos de travão, dado que de série a LC8 vem equipada com um único cabo de travão para uma das pinças de travão e depois é repartida para a outra pinça, através de um pequeno cabo, que se serve do guarda-lamas dianteiro de série para apoio.
Resultado, alterar todos os cabos…
No meu caso, esta alteração foi feita pelo Mestre Ernesto da SRMOTO, o qual optou por usar um repartidor de óleo escondido por dentro da carenagem frontal, mesmo junto à zona da coluna de direcção, à semelhança das LC8 990:

Imagem

Desta forma, continuou a sair apenas 1 cabo de travão da bomba, para depois sairem 2 cabos de travão do repartidor de óleo, um para cada pinça de travão:

Imagem

Imagem

De salientar que os cabos de travão usados são em malha de aço e são oriundos da FRENTUBO e feitos à medida, ou seja, na SRMOTO possuem todo o material para fazer estes cabos à medida, sem termos que recorrer a encomendas e demoras que daí advêm:

Imagem

Claro que também tive que colocar umas protecções das baínhas da supensão, de forma a proteger as mesmas e a servirem de guia para os cabos de travão:

Imagem

As protecções das baínhas são da KTM SX 85 e quase que acertam de primeira nas roscas de origem, sendo apenas necessário uma ligeira alteração, usando uma pistola de calor para o efeito, ou seja, dilatar um pouco mais a furação lateral das protecções, de forma a coincidirem com a rosca dos parafusos.

Imagem

Depois prende-se com uma braçadeira de serrilha na parte lateral das protecções e fica 5 estrelas:

Imagem

Ficaram com a distância necessária das baínhas, não há encosto durante o funcionamento da suspensão, mesmo em uso agressivo:

Imagem

Trabalho feito de forma exemplar pelo Mestre Ernesto da SRMOTO, onde não constam falhas na travagem ou menor poder de travagem.
O guarda-lamas novo ficou muito bem:

Imagem

Imagem

Imagem

No final, a minha “menina” ficou com este aspecto fantástico e bem mais “racing”.

Imagem

Quem tem uma ADVENTURE sonha numa viagem de aventura, como Marrocos
Mas para uma viagem destas, é necessário capacidade de carga, ou seja, malas laterais e respectivos suportes.
Após uma análise das opções disponíveis, optei através da SRMOTO por uns suportes de malas laterais da KTM:

Imagem

Imagem

A razão principal desta opção prendeu-se com a resistência destes suportes, principalmente em queda (não é Miranda?), os quais além de poderem albergar as belíssimas malas GOBI da Hepco & Becker, protegem as ponteiras de escape e parte das carenagens laterais traseiras.

Imagem

E montam-se sem qualquer dificuldade de maior.

Imagem

Quanto às malas, tal como referi, a opção foi a Hepco & Becker e as malas GOBI em preto:

Imagem

Estas malas são simplesmente lindas e com um aspecto bem de acordo com as pretensões da LC8, ou seja, a aventura.

Imagem

Estas malas são exactamente iguais às de série da KTM, onde a única diferença reside na zona lateral exterior, a qual vem com o logótipo KTM inscrito.
Aliás, a Hepco & Becker é que faz as malas da KTM…
Sistema de encaixe nos suportes, através de encaixe e fechadura:

Imagem

Imagem

Simples, rápidas e muito seguras quando montadas, são ESPECTACULARES!

Imagem

As GOBI possuem, na minha opinião, uma grande qualidade de construcção, sendo construídas numa espécie de fibra, a qual é super resistente aos choques e completamente estanques à água e pó.

Imagem

Possuem (se não estou em erro) 37 litros de capacidade de carga, espaço mais que suficiente para carregar todo o material para uma viagem de aventura (Marrocos, here i go…).

Imagem

Outra vantagem reside no facto de serem construídas com uma dupla parede, a qual permite o transporte de aproximadamente 3.5 litros de água, havendo uma zona para colocação de uma torneira (extra):

Imagem

Muita atenção nos pormenores, como um sistema que evita que a tampa de feche quando a mesma está aberta:

Imagem

Imagem

Resultado final:

Imagem

Imagem

Apesar de poderem chocar os menos habituados, as malas ficam muito bem integradas na LC8 e nem se pode dizer que sejam exageradas nas dimensões.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Posso parecer tendicioso, mas a minha KTM ficou LINDA com as malas!!!

Imagem

Estas malas foram adquiridas através do ebay, mais concretamente a uma empresa que possui loja virtual no ebay e na net, a MOTO24.
Comprei-as a um preço muito bom e bem abaixo dos preços que me forneceram em Portugal.
Vantagens das lojas “on line”…

Imagem

Tá pronta para a viagem (em fase de planeamento)...

Imagem

Agora vem a parte mais interessante deste post, as ALTERAÇÕES DAS ALTERAÇÕES…
Ora bem, eu gostei do gurada-lamas Supermoto da KTM, mas confesso que gostei ainda mais do guarda-lamas Supermoto da Polisport
E porquê?
Simples, de dimensões um pouco mais minimalistas, conferindo á dianteira um “look” ainda mais agressivo:

Imagem

Chamem-me esquisito, mas gostei mais deste guarda-lamas:

Imagem

Atenção, continuo a gostar do guarda-lamas da KTM e aconselho o mesmo, esta 2ª escolha apenas ficou mais dentro dos parâmetros estéticos que tinha pensado para a minha mota.

Imagem

O mesmo possui uma entrada de ar frontal, a qual encarrega-se de canalizar ar para o radiador.
Engenhoso!

Imagem

Imagem

Importante referir que consegui este guarda-lamas da Polisport através do Paulo Monteiro.
A ele o meu MUITO OBRIGADO pela atenção, disponibilidade e simpatia
Outra alteração e alteração, foram as protecções das baínhas da ssupensão dianteira.
Algum tempo atrás encontrei na oficina da SRMOTO a KTM LC4 690 SUPERMOTO de 2010 e, reparei a zona das roscas/furação das protecções das baínhas desta, pareciam exactamente idênticas às da Adventure.
Após uma rápida análise e medição, verifiquei mais o Mestre Ernesto que era tudo idêntico.
Resultado, encomendei de imediato umas:

Imagem

Ficaram impecáveis!

Imagem

Imagem

Não é necessário qualquer tipo de adaptação, é só colocar e aparafusar.
Possuem distância suficiente da baínha:

Imagem

Imagem

Agora escusam de comprar as protecções da KTM SX 85 e fazer pequenas adaptações.
E pronto, por agora é tudo!

Imagem

A minha LC8 está CADA VEZ MELHOR, ou melhor dizendo, cada vez mais a gosto, mas sempre com o espírito “READY TO RACE” no seu ADN.

Imagem

Neste momento já se encontra a caminho de São Miguel mais alguns acessórios, mas estes ficarão para outro post…
Por fim o meu MUITO OBRIGADO à SRMOTO pela disponibilidade e atenção dispensada (especialmente os descontos).

Boas Curvas!

28 mai 2010 19:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
AquAmAn

Registado: 21 abr 2009 14:37
Muito bonita Bruno!
Os meus parabéns, está mesmo pronta :matrix: :matrix: :matrix: :matrix:

28 mai 2010 20:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 172 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para: