| Autor |
Mensagem |
|
Paulo Machado
Aventureiro
Registado: 04 mar 2010 11:51 Mensagens: 1993 Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
|
 Re: Marrocos 2011
Afinal tem cerca de 250km's, realmente estava a ver mal. Encontrei este site sobres as pistas, está em francês mas dá para ver as imagens satélite e perfis de terreno http://raid-maroc-4x4.com/cmsimple/?Roadbook:Direction_SUD:Merzouga_Zagora
_________________ A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...
|
| 24 out 2010 19:16 |
|
 |
|
Paulo Machado
Aventureiro
Registado: 04 mar 2010 11:51 Mensagens: 1993 Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
|
cfs Escreveu: Em relação aos vários percursos, deixo-vos as minhas preferências:
Gostava de: fazer fora de estrada como seja a pista Merzouga-Zagora e brincar um pouco nos Ergs passar por Fez e Marrakesh ir a Ourzazate Atravessar as montanhas do Atlas tentar fazer o mais rápido possível o caminho de ida e volta até Marrocos (do estilo, sair na 6f à tarde/noite de lisboa e ir dormir a algeciras ou cadiz)
Preferia não: ir a Agadir
Ou seja, eu ia logo de Ourzazate para Marrakesh e depois, em função do tempo, optava por um dos regressos (por ordem de preferência):
1. (regresso pelas montanhas, passando pelos parques naturais do Alto Atlas e Zaida) desde Marrakesh pela N8 e virando para o parque antes de Beni Melal e depois subindo ou então ir logo desde Marrakesh (aqui falta um bocado de estrada?) por Sidi Rahal / Oulad Ali, Mellah de Tidili, Demnate,Ouaouizert, Bin el Ouidane,...
2. (regresso pelo interior) - Marrakesh, Laatocha, Khenifra, Meknes, Tanger
3. (regresso mais rápido) - Marrakesh, Casablanca, Rabat, Tanger Não penso de uma maneira muito diferente da da tua. Referente ao regresso, penso que a 1ª versão, pelas motanhas, parece ser a mais apelativa, apesar de termos que ter em conta que pelas montanhas demora-se mais tempo e a nível de combustível é capaz de ser mais complicado, tu com a 800GS muito difícilmente conseguirás ultrapassar os 350km's de autonomia e mesmo assim é sendo muito optimista, nunca deverias de calcular para mais de 280/300km's de autonomia, nunca esquecer que levas a mota carregada também... Quanto ás outras duas, Meknes ou Casablanca têm um certo je ne ce quois.... 
_________________ A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...
|
| 24 out 2010 19:19 |
|
 |
|
Agostinho Gomes
Aventureiro
Registado: 15 fev 2010 02:04 Mensagens: 3305 Localização: Braga - Paços de Ferreira
|
a minha mota dará para 230-250km, penso que estes valores fará sem problemas. penso que existem 2 pontos assentes: Erg Chebi e Ouarzazate. agora o pessoal quer fazer a rota TAOUZ-ZAGORA. como tambem existe interesse nos Gorges du Todrha e Dadès, propunha o seguinte: Erg chebbi -> Tauoz -> depois percorrer a pista até TAFRAOUTE ou AGOULT, e depois virar para norte, para ALNIF -> GORGES du TODRHA -> GORGES du DADÈS -> Quarzazate Atenção: não sei se é possivel ir de TAFRAOUTE ou AGOULT para ALNIF!!! Desta forma, aproveitava-se o erg chebbi, parte da rota Taouz-Zagora e ainda se passava pelos Gorges. é só uma ideia!!! Penso que em Ouarzazate ou Marrackech será o ponto de decisão, tanto para aqueles que apenas tem 10 dias, como para os demais que ainda podem ficar por lá mais uns dias. AGADIR - não é obrigatório! parte do percurso (no gmaps, como so aparece estradas, não consegui desenhar a rota por TAFRAOUTE ou AGOULT), mas aqui fica sugestão: percurso
_________________ Agostinho Gomes e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha
|
| 24 out 2010 19:45 |
|
 |
|
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
|
Agostinho Gomes Escreveu: parte do percurso (no gmaps, como so aparece estradas, não consegui desenhar a rota por TAFRAOUTE ou AGOULT), mas aqui fica sugestão: percursoUtilizando as palavras de alguém " isso é o mesmo que ir às p#%&s e pedires um beijinho " ou "descascares uma laranja , atirares com os gomos e comeres a casca" Se vais ao Todra , não faz sentido desceres outra vez , fazeres uma estrada sem interesse , subires ao Dadés , e voltares a descer ..... Porquê essa opção ? Se passando pelo Todra podes subir a Agodal , em Agodal ( antes de entrares na aldeia , viras à esquerda e desces por Msmerir até ao Dadés e fazes uma pista impec ?
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
|
| 24 out 2010 21:31 |
|
 |
|
Paulo Machado
Aventureiro
|
Lança, até tens razão, mas não convém esquecer que o tempo para fazer a viagem não é muito, algo terá que ser deixado para ser visto noutra altura. Talvez essa zona mereça realmente uma viagem dedicada só para lá ir. É que por exemplo ir do Dadès até ao Gorges demora no mínimo 4 horas pela pista, isto se tudo correr bem. Seria um dia inteiro só para ver essa zona. É uma boa ideia para quem já foi a Marrocos e vá só no sentido de ter emoções fortes, mas no meu caso, e no de outros talvez, seria talvez desperdiçar um dia precioso só numa zona em detrimento de se conhecer um pouco mais do país... Quero lá ir e andar um pouco nas pistas, mas também é do meu interesse conhecer o que o país tem para oferecer... É a minha opinião.  [url=http://maps.google.com/maps?f=d&source=s_d&saddr=Erg+chebbi,+Merzouga+52202,+Morocco&daddr=Estrada+desconhecida+to:Alnif,+Morocco+to:Gorges+du+Todrha+to:Gorges+du+Dadès+to:Ouarzazate,+Souss-Massa-Draa,+Morocco&geocode=FcyQ2wEdGzjD_ymFlToG0jiXDTFSEpmw6yHeLw%3BFRy71gEdADrB_w%3BFXvN2gEdtSmx_ynrQDrFHGe9DTEDvcfPu9Q9Vw%3BFYAt4gEdAI2q_yk3KzEegdGiDTHoLwVF6FglAQ%3BFWDf4QEdIPml_yml97CSADKjDTGMTdtT99UC2w%3BFb7M1wEdHdCW_ylXIEJ3QBC7DTEAqzebUsuzJg&hl=pt-PT&mra=ls&sll=31.490163,-5.41626&sspn=0.305056,0.614548&ie=UTF8&t=p&z=8]percurso[/url]
Editado pela última vez por Paulo Machado em 24 out 2010 21:57, num total de 5 vezes.
|
| 24 out 2010 21:46 |
|
 |
|
Ricardo Andrés
Ric Pastrana
Registado: 15 abr 2009 21:49 Mensagens: 1810
|
Desculpem la meter o bedelho, mas o comentario do Lança foi ao "percurso" na msg anterior. Na minha opiniao(como a dele) nao faz sentido nenhum subir e descer, como esta la inserido. Vais a um lado, voltas pra tras, vais a outro voltas pra tras? isto qdo tens pista a ligar os dois pontos? e olha que é pista rolante... enfim... 
_________________ www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés
|
| 24 out 2010 21:51 |
|
 |
|
Paulo Machado
Aventureiro
|
Ok Ricardo, não disse o contrário, é uma sugestão como outra qualquer. Irá ser analisada juntamente com as outras todas....  A única coisa que queria dizer era que não vai dar para ver tudo. E terá que ser bem escolhido os locais a ir visitar... Talvez tenha sido mal interpretado... Peço desculpa por isso....
|
| 24 out 2010 21:54 |
|
 |
|
Lança
Aventureiro
|
Até Agodal já é alcatrão , infelizmente .
Não fiz proposta nenhuma , é só uma observação , ao que eu acho ser um "disparate" (sem ofensa) .
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
|
| 24 out 2010 21:59 |
|
 |
|
Lança
Aventureiro
|
Até porque subir , descer , fazer a ligação pela nacional , subir e voltar a descer , levas mais tempo do que fazer a pista .
|
| 24 out 2010 22:02 |
|
 |
|
Paulo Machado
Aventureiro
|
Sem ofensa..... Eu sinceramente não conhecia a ligação, como é óbvio, na minha ideia inicial também passaria pelo mesmo "erro"... 
|
| 24 out 2010 22:07 |
|
 |
|
Ricardo Andrés
Ric Pastrana
|
ate tens outra opçao, em ait ani cortas a esquerda pro dades, mas ai penso que seja mais agressivo, pelo menos segundo os relatos de um casal amigo que la andou na semana passada. contudo akilo ta sempre a mudar e dependera sempre das condiçoes climatericas da altura....
|
| 24 out 2010 22:11 |
|
 |
|
Agostinho Gomes
Aventureiro
Registado: 15 fev 2010 02:04 Mensagens: 3305 Localização: Braga - Paços de Ferreira
|
Ei! em primeiro obrigado pela informação. Agradeço (agradeçemos) qualquer informação do pessoal mais experiente, que já por lá andou. Eu sou leigo completo, por tanto o que vou fazendo pode estar tudo mal, pelo gostaria que me corrigissem! os percusos são desenhados pelo gmaps, logo não dá para incluir as tais pistas que falam, ou dá? Já agora e para que fique esclarecido: o que é que chamam de pistas?R1: estradas de terra, areia, etc, mas que estão marcadas no mapa!? R2: estradas de terra, areia, etc, mas que não estão marcadas no mapa! terreno aberto que se pode circular livremente!? entretanto já fiz pequena alteração ao percurso "pra frente e pra traz, pra cima e pra baixo"  : percurso alterado
|
| 24 out 2010 23:11 |
|
 |
|
Agostinho Gomes
Aventureiro
|
Lança Escreveu: Agostinho Gomes Escreveu: parte do percurso (no gmaps, como so aparece estradas, não consegui desenhar a rota por TAFRAOUTE ou AGOULT), mas aqui fica sugestão: percursoUtilizando as palavras de alguém " isso é o mesmo que ir às p#%&s e pedires um beijinho " ou "descascares uma laranja , atirares com os gomos e comeres a casca" Se vais ao Todra , não faz sentido desceres outra vez , fazeres uma estrada sem interesse , subires ao Dadés , e voltares a descer ..... Porquê essa opção ? Se passando pelo Todra podes subir a Agodal , em Agodal ( antes de entrares na aldeia , viras à esquerda e desces por Msmerir até ao Dadés e fazes uma pista impec ? tas a falar deste percurso: TOLDRA - DADES http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=225812
|
| 25 out 2010 00:22 |
|
 |
|
marioti
Aventureiro
Registado: 24 abr 2009 17:12 Mensagens: 771 Localização: Porto
|
Penso que fizemos essa pista no ano passado é brutal, anda-se dentro de um rio uns bons km. Ao Chegar ao DADES é só curvas
|
| 25 out 2010 08:13 |
|
 |
|
Lança
Aventureiro
|
Agostinho Gomes Escreveu: Não . Esse é o que o Ricardo Andrés fala .
|
| 25 out 2010 08:34 |
|
 |
|
Lança
Aventureiro
|
|
| 25 out 2010 09:08 |
|
 |
|
cfs
Aventureiro
Registado: 10 set 2010 13:05 Mensagens: 954 Localização: Carnaxide
|
Agostinho Gomes Escreveu: a minha mota dará para 230-250km, penso que estes valores fará sem problemas.
Em relação a autonomia, caso existam partes do percurso mais longas sem abastecimentos, penso que podemos sempre extender a capacidade das nossas burras com um depósito extra de 5L daqueles de plástico, que há nos supermercados e custam 10 ou 15€. Levamos vazio e no(s) percursos que houver risco de falta de combustível, enchemos à partida e com isto já conseguimos fazer mais uns 100kms. Penso que não deverá ser muito difícil de o prender por cima do banco, no lugar do pendura, com elásticos/rede elástica.
_________________ Que malas do cacete. Gobi 10!!! Alumínio 0.
|
| 25 out 2010 10:08 |
|
 |
|
Ricardo Andrés
Ric Pastrana
|
cfs Escreveu: Agostinho Gomes Escreveu: a minha mota dará para 230-250km, penso que estes valores fará sem problemas.
Em relação a autonomia, caso existam partes do percurso mais longas sem abastecimentos, penso que podemos sempre extender a capacidade das nossas burras com um depósito extra de 5L daqueles de plástico, que há nos supermercados e custam 10 ou 15€. Levamos vazio e no(s) percursos que houver risco de falta de combustível, enchemos à partida e com isto já conseguimos fazer mais uns 100kms. Penso que não deverá ser muito difícil de o prender por cima do banco, no lugar do pendura, com elásticos/rede elástica.  Vendo aqui loja os de 5Lts a 9,50euros em plastico preto. 
|
| 25 out 2010 10:21 |
|
 |
|
cfs
Aventureiro
|
Ricardo Andrés Escreveu: cfs Escreveu: Agostinho Gomes Escreveu: a minha mota dará para 230-250km, penso que estes valores fará sem problemas.
Em relação a autonomia, caso existam partes do percurso mais longas sem abastecimentos, penso que podemos sempre extender a capacidade das nossas burras com um depósito extra de 5L daqueles de plástico, que há nos supermercados e custam 10 ou 15€. Levamos vazio e no(s) percursos que houver risco de falta de combustível, enchemos à partida e com isto já conseguimos fazer mais uns 100kms. Penso que não deverá ser muito difícil de o prender por cima do banco, no lugar do pendura, com elásticos/rede elástica.  Vendo aqui loja os de 5Lts a 9,50euros em plastico preto.  Estão a ver?  Não vai ser por problemas de autonomia que não vamos fazer alguma parte do percurso. Em relação ao percurso, penso que temos que começar é a contabilizar o tempo previsto para cada etapa, para de facto vermos o que dá para fazer com o tempo que temos, por forma a evitar estarmos a definir um percurso que depois com muita pena nossa não vai dar para ser feito porque não há tempo. Penso que aqui, para as partes de off-road, seria útil a experiência de quem já fez esses percursos, para nos dar uma indicação próxima do real de quanto tempo vamos demorar.
|
| 25 out 2010 10:27 |
|
 |
|
Agostinho Gomes
Aventureiro
|
Lança Escreveu: Agostinho Gomes Escreveu: Não . Esse é o que o Ricardo Andrés fala . Obrigado, Lança. Pessoal das LC8, qual é o maximo de KM's que LC8 faz com 1 depósito - 19litros em pista terra/areia, em Marrocos?
Editado pela última vez por Agostinho Gomes em 25 out 2010 12:16, num total de 1 vez.
|
| 25 out 2010 11:26 |
|
 |
|
Nuno_Dias
Aventureiro
Registado: 08 set 2009 15:11 Mensagens: 3212 Localização: Póvoa Sto. Adrião
|
Epá em areia gasta muito....Se for como a areia de cá (que acho q não) anda-se em segunda e terceira velocidade....com rotações mais p o alto... Mas tudo isso vai depender de quanto vão abrir o punho. Eu nunca fui a Marrocos mas em terra e areia ia contabilizar no máximo 200Kms/Deposito. Mas ha aí mais pessoal experiente que te poderá ajudar.
_________________ Two Big for me...
|
| 25 out 2010 11:47 |
|
 |
|
marioti
Aventureiro
Registado: 24 abr 2009 17:12 Mensagens: 771 Localização: Porto
|
Consegui fazer 2 dias com um depósito!
|
| 25 out 2010 15:25 |
|
 |
|
cfs
Aventureiro
|
2 dias? Queres detalhar? Qts kms? Qts horas a andar? Em areia solta ou outro tipo de piso?
|
| 25 out 2010 15:32 |
|
 |
|
Agostinho Gomes
Aventureiro
|
marioti Escreveu: Consegui fazer 2 dias com um depósito! viva Mario as melhoras da gripe! tens alguma ideia de quantos quilómetros fizeste nesses 2 dias? achas que consigo fazer 250km? Abraço e as melhoras.
|
| 25 out 2010 15:34 |
|
 |
|
Nuno_Dias
Aventureiro
Registado: 08 set 2009 15:11 Mensagens: 3212 Localização: Póvoa Sto. Adrião
|
Agostinho Gomes Escreveu: marioti Escreveu: Consegui fazer 2 dias com um depósito! viva Mario as melhoras da gripe! tens alguma ideia de quantos quilómetros fizeste nesses 2 dias? achas que consigo fazer 250km? Abraço e as melhoras. Eu se andar na comporta (areal) acho que gasto para aí 10 lts/100Km. Era a conta que eu faria...mas tb não tou certo que seja assim! Falo sem experiência, afinal não conheço o terreno!
_________________ Two Big for me...
|
| 25 out 2010 16:11 |
|
 |
|