Data/Hora: 23 abr 2026 13:52

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 317 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 ... 13  Próximo
 Marrocos 2011 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 04 mar 2010 11:51
Mensagem Re: Marrocos 2011
Afinal tem cerca de 250km's, realmente estava a ver mal.
Encontrei este site sobres as pistas, está em francês mas dá para ver as imagens satélite e perfis de terreno

http://raid-maroc-4x4.com/cmsimple/?Roadbook:Direction_SUD:Merzouga_Zagora

24 out 2010 19:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

cfs Escreveu:
Em relação aos vários percursos, deixo-vos as minhas preferências:

Gostava de:
fazer fora de estrada como seja a pista Merzouga-Zagora e brincar um pouco nos Ergs
passar por Fez e Marrakesh
ir a Ourzazate
Atravessar as montanhas do Atlas
tentar fazer o mais rápido possível o caminho de ida e volta até Marrocos (do estilo, sair na 6f à tarde/noite de lisboa e ir dormir a algeciras ou cadiz)

Preferia não:
ir a Agadir

Ou seja, eu ia logo de Ourzazate para Marrakesh e depois, em função do tempo, optava por um dos regressos (por ordem de preferência):

1. (regresso pelas montanhas, passando pelos parques naturais do Alto Atlas e Zaida)
desde Marrakesh pela N8 e virando para o parque antes de Beni Melal e depois subindo ou então ir logo desde Marrakesh (aqui falta um bocado de estrada?) por Sidi Rahal / Oulad Ali, Mellah de Tidili, Demnate,Ouaouizert, Bin el Ouidane,...

2. (regresso pelo interior) - Marrakesh, Laatocha, Khenifra, Meknes, Tanger

3. (regresso mais rápido) - Marrakesh, Casablanca, Rabat, Tanger

Não penso de uma maneira muito diferente da da tua. :okkk:
Referente ao regresso, penso que a 1ª versão, pelas motanhas, parece ser a mais apelativa, apesar de termos que ter em conta que pelas montanhas demora-se mais tempo e a nível de combustível é capaz de ser mais complicado, tu com a 800GS muito difícilmente conseguirás ultrapassar os 350km's de autonomia e mesmo assim é sendo muito optimista, nunca deverias de calcular para mais de 280/300km's de autonomia, nunca esquecer que levas a mota carregada também...
Quanto ás outras duas, Meknes ou Casablanca têm um certo je ne ce quois.... :unibrow: :unibrow:

24 out 2010 19:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 15 fev 2010 02:04
a minha mota dará para 230-250km, penso que estes valores fará sem problemas.

penso que existem 2 pontos assentes: Erg Chebi e Ouarzazate.

agora o pessoal quer fazer a rota TAOUZ-ZAGORA.
como tambem existe interesse nos Gorges du Todrha e Dadès, propunha o seguinte:
Erg chebbi -> Tauoz -> depois percorrer a pista até TAFRAOUTE ou AGOULT, e depois virar para norte, para ALNIF -> GORGES du TODRHA -> GORGES du DADÈS -> Quarzazate

Atenção: não sei se é possivel ir de TAFRAOUTE ou AGOULT para ALNIF!!!

Desta forma, aproveitava-se o erg chebbi, parte da rota Taouz-Zagora e ainda se passava pelos Gorges.

é só uma ideia!!!

Penso que em Ouarzazate ou Marrackech será o ponto de decisão, tanto para aqueles que apenas tem 10 dias, como para os demais que ainda podem ficar por lá mais uns dias.
AGADIR - não é obrigatório!

parte do percurso (no gmaps, como so aparece estradas, não consegui desenhar a rota por TAFRAOUTE ou AGOULT), mas aqui fica sugestão:
percurso

24 out 2010 19:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 10 ago 2005 09:22
Agostinho Gomes Escreveu:
parte do percurso (no gmaps, como so aparece estradas, não consegui desenhar a rota por TAFRAOUTE ou AGOULT), mas aqui fica sugestão:
percurso

Utilizando as palavras de alguém " isso é o mesmo que ir às p#%&s e pedires um beijinho " ou "descascares uma laranja , atirares com os gomos e comeres a casca" :D

Se vais ao Todra , não faz sentido desceres outra vez , fazeres uma estrada sem interesse , subires ao Dadés , e voltares a descer .....

Porquê essa opção ?

Se passando pelo Todra podes subir a Agodal , em Agodal ( antes de entrares na aldeia , viras à esquerda e desces por Msmerir até ao Dadés e fazes uma pista impec ?

24 out 2010 21:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Lança, até tens razão, mas não convém esquecer que o tempo para fazer a viagem não é muito, algo terá que ser deixado para ser visto noutra altura. Talvez essa zona mereça realmente uma viagem dedicada só para lá ir. É que por exemplo ir do Dadès até ao Gorges demora no mínimo 4 horas pela pista, isto se tudo correr bem. Seria um dia inteiro só para ver essa zona. É uma boa ideia para quem já foi a Marrocos e vá só no sentido de ter emoções fortes, mas no meu caso, e no de outros talvez, seria talvez desperdiçar um dia precioso só numa zona em detrimento de se conhecer um pouco mais do país...
Quero lá ir e andar um pouco nas pistas, mas também é do meu interesse conhecer o que o país tem para oferecer... :hello:
É a minha opinião. :nod:

[url=http://maps.google.com/maps?f=d&source=s_d&saddr=Erg+chebbi,+Merzouga+52202,+Morocco&daddr=Estrada+desconhecida+to:Alnif,+Morocco+to:Gorges+du+Todrha+to:Gorges+du+Dadès+to:Ouarzazate,+Souss-Massa-Draa,+Morocco&geocode=FcyQ2wEdGzjD_ymFlToG0jiXDTFSEpmw6yHeLw%3BFRy71gEdADrB_w%3BFXvN2gEdtSmx_ynrQDrFHGe9DTEDvcfPu9Q9Vw%3BFYAt4gEdAI2q_yk3KzEegdGiDTHoLwVF6FglAQ%3BFWDf4QEdIPml_yml97CSADKjDTGMTdtT99UC2w%3BFb7M1wEdHdCW_ylXIEJ3QBC7DTEAqzebUsuzJg&hl=pt-PT&mra=ls&sll=31.490163,-5.41626&sspn=0.305056,0.614548&ie=UTF8&t=p&z=8]percurso[/url]

Editado pela última vez por Paulo Machado em 24 out 2010 21:57, num total de 5 vezes.

24 out 2010 21:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Ric Pastrana

Registado: 15 abr 2009 21:49
Desculpem la meter o bedelho, mas o comentario do Lança foi ao "percurso" na msg anterior.
Na minha opiniao(como a dele) nao faz sentido nenhum subir e descer, como esta la inserido.
Vais a um lado, voltas pra tras, vais a outro voltas pra tras? isto qdo tens pista a ligar os dois pontos? e olha que é pista rolante...
enfim... :study:

24 out 2010 21:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Ok Ricardo, não disse o contrário, é uma sugestão como outra qualquer. Irá ser analisada juntamente com as outras todas.... :okkk:
A única coisa que queria dizer era que não vai dar para ver tudo. E terá que ser bem escolhido os locais a ir visitar...
Talvez tenha sido mal interpretado... Peço desculpa por isso....

24 out 2010 21:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Até Agodal já é alcatrão , infelizmente .

Não fiz proposta nenhuma , é só uma observação , ao que eu acho ser um "disparate" (sem ofensa) .

24 out 2010 21:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Até porque subir , descer , fazer a ligação pela nacional , subir e voltar a descer , levas mais tempo do que fazer a pista .

24 out 2010 22:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Sem ofensa..... [bigsmile]
Eu sinceramente não conhecia a ligação, como é óbvio, na minha ideia inicial também passaria pelo mesmo "erro"... :ups:

24 out 2010 22:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Ric Pastrana

ate tens outra opçao, em ait ani cortas a esquerda pro dades, mas ai penso que seja mais agressivo, pelo menos segundo os relatos de um casal amigo que la andou na semana passada. contudo akilo ta sempre a mudar e dependera sempre das condiçoes climatericas da altura....

24 out 2010 22:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Ei!
em primeiro obrigado pela informação.

Agradeço (agradeçemos) qualquer informação do pessoal mais experiente, que já por lá andou.

Eu sou leigo completo, por tanto o que vou fazendo pode estar tudo mal, pelo gostaria que me corrigissem! :help:

os percusos são desenhados pelo gmaps, logo não dá para incluir as tais pistas que falam, ou dá?

Já agora e para que fique esclarecido:
o que é que chamam de pistas?
R1: estradas de terra, areia, etc, mas que estão marcadas no mapa!?
R2: estradas de terra, areia, etc, mas que não estão marcadas no mapa! terreno aberto que se pode circular livremente!?

entretanto já fiz pequena alteração ao percurso "pra frente e pra traz, pra cima e pra baixo" :ave: :
percurso alterado

24 out 2010 23:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Lança Escreveu:
percurso

Utilizando as palavras de alguém " isso é o mesmo que ir às p#%&s e pedires um beijinho " ou "descascares uma laranja , atirares com os gomos e comeres a casca" :D

Se vais ao Todra , não faz sentido desceres outra vez , fazeres uma estrada sem interesse , subires ao Dadés , e voltares a descer .....

Porquê essa opção ?

Se passando pelo Todra podes subir a Agodal , em Agodal ( antes de entrares na aldeia , viras à esquerda e desces por Msmerir até ao Dadés e fazes uma pista impec ?

tas a falar deste percurso:
TOLDRA - DADES
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=225812

25 out 2010 00:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 24 abr 2009 17:12
Penso que fizemos essa pista no ano passado é brutal, anda-se dentro de um rio uns bons km. Ao Chegar ao DADES é só curvas

25 out 2010 08:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

TOLDRA - DADES

Não . Esse é o que o Ricardo Andrés fala .

25 out 2010 08:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Agostinho , falo deste : [wink]

http://maps.google.pt/maps?f=d&source=s ... 8&t=h&z=10

25 out 2010 09:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 10 set 2010 13:05

Em relação a autonomia, caso existam partes do percurso mais longas sem abastecimentos, penso que podemos sempre extender a capacidade das nossas burras com um depósito extra de 5L daqueles de plástico, que há nos supermercados e custam 10 ou 15€. Levamos vazio e no(s) percursos que houver risco de falta de combustível, enchemos à partida e com isto já conseguimos fazer mais uns 100kms. Penso que não deverá ser muito difícil de o prender por cima do banco, no lugar do pendura, com elásticos/rede elástica.

25 out 2010 10:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Ric Pastrana

cfs Escreveu:

Em relação a autonomia, caso existam partes do percurso mais longas sem abastecimentos, penso que podemos sempre extender a capacidade das nossas burras com um depósito extra de 5L daqueles de plástico, que há nos supermercados e custam 10 ou 15€. Levamos vazio e no(s) percursos que houver risco de falta de combustível, enchemos à partida e com isto já conseguimos fazer mais uns 100kms. Penso que não deverá ser muito difícil de o prender por cima do banco, no lugar do pendura, com elásticos/rede elástica.

:hello: Vendo aqui loja os de 5Lts a 9,50euros em plastico preto. :shi:

25 out 2010 10:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Ricardo Andrés Escreveu:
cfs Escreveu:

:hello: Vendo aqui loja os de 5Lts a 9,50euros em plastico preto. :shi:

Estão a ver? :D Não vai ser por problemas de autonomia que não vamos fazer alguma parte do percurso.

Em relação ao percurso, penso que temos que começar é a contabilizar o tempo previsto para cada etapa, para de facto vermos o que dá para fazer com o tempo que temos, por forma a evitar estarmos a definir um percurso que depois com muita pena nossa não vai dar para ser feito porque não há tempo.

Penso que aqui, para as partes de off-road, seria útil a experiência de quem já fez esses percursos, para nos dar uma indicação próxima do real de quanto tempo vamos demorar.

25 out 2010 10:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Lança Escreveu:

Lança Escreveu:
TOLDRA - DADES

Não . Esse é o que o Ricardo Andrés fala .

Obrigado, Lança. :hello:

Pessoal das LC8, qual é o maximo de KM's que LC8 faz com 1 depósito - 19litros em pista terra/areia, em Marrocos?

Editado pela última vez por Agostinho Gomes em 25 out 2010 12:16, num total de 1 vez.

25 out 2010 11:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 08 set 2009 15:11
Epá em areia gasta muito....Se for como a areia de cá (que acho q não) anda-se em segunda e terceira velocidade....com rotações mais p o alto...
Mas tudo isso vai depender de quanto vão abrir o punho.
Eu nunca fui a Marrocos mas em terra e areia ia contabilizar no máximo 200Kms/Deposito.
Mas ha aí mais pessoal experiente que te poderá ajudar.

25 out 2010 11:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 24 abr 2009 17:12
Consegui fazer 2 dias com um depósito!

25 out 2010 15:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

2 dias? Queres detalhar? Qts kms? Qts horas a andar? Em areia solta ou outro tipo de piso?

25 out 2010 15:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

marioti Escreveu:

viva Mario
as melhoras da gripe!

tens alguma ideia de quantos quilómetros fizeste nesses 2 dias?
achas que consigo fazer 250km?

Abraço e as melhoras.

25 out 2010 15:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 08 set 2009 15:11
marioti Escreveu:

viva Mario
as melhoras da gripe!

tens alguma ideia de quantos quilómetros fizeste nesses 2 dias?
achas que consigo fazer 250km?

Abraço e as melhoras.

Eu se andar na comporta (areal) acho que gasto para aí 10 lts/100Km. Era a conta que eu faria...mas tb não tou certo que seja assim!
Falo sem experiência, afinal não conheço o terreno!

25 out 2010 16:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 317 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 ... 13  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para: